quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Destaque Esportivo: "Uma longevidade incrível no futebol garcense"


Chicão: 50 anos de dedicação ao futebol garcense como atleta
Pode um atleta estar em atividade no futebol garcense desde os anos 60? O nosso `Destaque Esportivo´ da semana prova que sim e, aos 74 anos, segue atuando normalmente, defendendo o Pé de Cana, tradicional agremiação de veteranos de nossa cidade. Estamos falando do zagueiro Chicão, um exemplo a ser seguido pelos mais jovens, por sua dedicação e incrível longevidade na modalidade, que tem a sua história contada em nosso blog.
“Eu comecei a jogar futebol nos anos 60 pela Ferroviária, do Issao”, afirmou Francisco Antonio Gonçalves, relembrando o seu início nos campos de nossa cidade. Isso a meio século atrás. Depois ainda defendeu o Ipiranga, que na época, também integrava os campeonatos infantis e juvenis que eram tão comuns em Garça. Com um futebol sério e ao mesmo tempo clássico, Chicão começou a chamar a atenção dos times amadores e nos anos 70 integrou a principal competição garcense.
“Defendi o Serenata, Tupy, Fluminense, Guarani, Ipiranga e Ramos, mas de preferência, times de vila Aracéli e Manolo”, destacou o zagueiro, que também marcou época na extinta `Segundinha´, que existia nos anos 80, quando defendia o Aracéli.

No time da Ferroviária, em 1964, ele é o 7º em pé, da esquerda para direita

com o famoso Serenata, início dos anos 70 (penúltimo em pé)

Mais uma do Chicão, agora no Fluminense de vila Araceli, em 1976

Um flagrante de 1982, no antigo Manolão, defendendo o Samaritano
Pé de Cana: anos de dedicação à equipe
Há muito tempo o zagueiro Chicão é o vigoroso comandante do sistema defensivo do Pé de Cana. E sem faltar a nenhuma partida.
Com os confrontos ocorrendo aos sábados à tarde, sempre em caráter amistoso, ele é presença certa no time, que foi fundado na década de 90. Isso, independentemente dos jogos serem realizados em Garça ou pelas cidades da região.
Amante do bom futebol, acompanha todas as rodadas do futebol suíço aos domingos de manhã, sempre sendo visto no Conj. Pol. Manoel G. Chagas. Um verdadeiro exemplo.

Ladeado pelos ex-companheiros do Pé de Cana, Ricardo e Dê
Uma rápida e marcante passagem pelo futebol suíço
Sempre preferindo o `campo grande´, Chicão teve uma breve passagem pelo futebol suíço, quando defendeu a Socafé. Não disputou mais nenhuma edição depois daquela temporada, preferindo sempre atuar no futebol.
Aliás, essa sempre foi a sua história, desde os anos 60, passando pelo futebol amador, campeonatos no extinto `Manolão´, `Segundinha´e agora no Pé de Cana. Um esportista que merece aplausos e que tem uma página especial escrita na história do futebol amador de Garça.


Em 1997, jogando pela Socafé, campeã do futebol suíço naquela temporada

Uma cena memorável: levantando o troféu de campeão da primeira edição da `Segundinha´, em 1984, com o Araceli

Atualmente, acompanhando rodada do futebol suíço garcense