domingo, 11 de setembro de 2022

Art Elétrica x Flamengo: árbitro é agredido, jogo não termina e time deve ser eliminado

 

Após agressão ao árbitro caído, o jogo foi encerrado

Infelizmente é o tipo de notícia que não gostamos nem um pouco de divulgar!

O embate entre Art Elétrica x Flamengo não chegou ao seu final, sendo encerrada prematuramente, por volta dos 35´ do 1º tempo, após agressão ao árbitro do confronto por parte de atletas do Art Elétrica.

A partida estava empatada, 0 x 0, com a melhor chance desperdiçada sendo do Flamengo, quando Café, praticamente dentro do gol, após passe sensacional de Léo, chutou a bola no travessão. 

O confronto estava muito tenso, com muita `falação´, reclamações de todos os lados e o árbitro tentando controlar o clima, porém, com dificuldades. Pelo que foi apurado por mim, houve uma falta pró Flamengo, quando jogador do Art Elétrica tomou o amarelo. Ele teria desafiado o árbitro a lhe mostrar o vermelho, o que acabou acontecendo. Imediatamente partiu para a agressão, com o árbitro indo ao chão e continuando ser agredido, inclusive com um forte chute sendo desferido em direção à sua cabeça, com ele, instintivamente, colocando o braço à frente para se proteger. 

Com a violência do chute, muito provavelmente, o árbitro acabou tendo o braço fraturado. O jogo terminou imediatamente, com o mesmo sendo levado para a UPA, com muitas dores.

A agressão presenciada por dezenas de pessoas causou um profundo mal estar em todos que acompanhavam o encontro. Muitos até se retiraram do local. O que mais se ouvia entre os torcedores era a palavra `covardia´.  

Nem preciso dizer que nada, mas absolutamente nada mesmo, justifica uma agressão física, ainda mais da forma que foi, causando grande repugnância e revolta nas pessoas que acompanhavam a partida que tinha tudo para se transformar num grande espetáculo.

Em tempo: foram constatadas duas fraturas no braço, após atendimento na UPA, havendo a necessidade de passar por cirurgia visando a colocação de duas placas. Isso para se defender do chute na cabeça enquanto estava no chão. Infelizmente existe a possibilidade de sequelas nos movimentos do braço. 

Regulamento

Muito se perguntava após o incidente sobre o Regulamento do Campeonato neste caso. Trago abaixo o Artigo em que se incluiu a vexaminosa e constrangedora situação:

Artigo 41º - Quando a competição for encerrada pelos motivos tais como: árbitro, atleta ou representante, ser vítima de tentativa de agressão física ou ameaças por parte de atletas, diretores, torcedores e parentes de atletas; invasão de campo ou tumulto provocado por torcedores, atletas, suplentes, parentes de atletas e comissão técnica, será a associação declarada perdedora pelo escore de 03 x 00, se estiver vencendo ou empatando a partida;

Parágrafo primeiro – Prevalecerá o resultado do placar, caso a associação que der causa ao encerramento, estiver perdendo o jogo por mais de 03 gols;

Parágrafo segundo – Quando a agressão chegar as “vias de fato”, a equipe será apenada ainda com a perda de 06(seis) pontos na classificação geral. Caso essa agressão ocorra em fases eliminatórias, a equipe será eliminada do referido Campeonato, seja ela praticada por atleta, suplente, comissão técnica ou torcedor.

Vamos aguardar o posicionamento oficial da SEJEL sobre o caso, após a entrega da súmula do árbitro e do representante.