segunda-feira, 22 de abril de 2013

Coluna Bate Pronto (23/04)



Terminou a desestimulante fase de classificação do Paulistão/13. A última vaga ficou mesmo com o Penapolense, sendo que o Mirassol foi o último rebaixado. Acompanhe os resultados: Corinthians 2 x 0 Atlético Sorocaba; Mogi Mirim 1 x 0 São Paulo; Ituano 2 x 1 Palmeiras; Santos 2 x 1 Penapolense; XV de Piracicaba 4 x 1 Botafogo; Bragantino 0 x 0 Ponte Preta; Guarani 1 x 3 União Barbarense; Oeste 0 x 4 São Bernardo; Mirassol 3 x 0 Linense; São Caetano 0 x 2 Paulista. O São Paulo ficou com a liderança, ao somar 41 pontos. Completaram o G-8: Mogi Mirim (39), Santos (39), Ponte Preta (38), Corinthians (35), Palmeiras (32), Botafogo (31) e Penapolense (28). Caíram para a Série A-2: Mirassol (18), União Barbarense (16), São Caetano (13) e o lanterna Guarani, com 12 pontos.

Os confrontos das quartas de finais, numa única partida, na casa do time de melhor campanha que ainda terá a vantagem do empate: São Paulo x Penapolense; Mogi Mirim x Botafogo; Santos x Palmeiras; Ponte Preta x Corinthians. Por outro lado, Botafogo e Penapolense se garantiram nas disputas da Série D do Brasileiro. Há muita festa em Penápolis, pois será a primeira vez, em 69 anos de existência do clube, que o `Pantera´ integrará uma competição nacional.

Amanhã à noite mais um enfadonho amistoso da seleção brasileira vai acontecer. Será no Mineirão, com ambas as equipes contando apenas com atletas que atuam no futebol local. Será o último jogo do Brasil antes da definição do elenco para a Copa dos Confederações, que será realizada em nosso país.

O que faz a teimosia!!! Com 41 anos completados recentemente, pentacampeão mundial, já escolhido o melhor do mundo pela FIFA e com passagens por Barcelona e Milan, entre tantos outros times, Rivaldo, recentemente rebaixado com o São Caetano no Campeonato Paulista, já decretou: vai defender o time do ABC na Série B. Ele se recusa a falar da aposentadoria e tampouco acha que deve anunciá-la agora. Uma opinião muito contestada, principalmente para quem o viu no auge da carreira, ainda no século passado. Enquanto isso, estará retornando à presidência do Mogi Mirim.

Corinthians e Boca será um dos confrontos das oitavas de final da Libertadores. José Roberto Malia, dos canais ESPN, fez o seguinte comentário: “Os próprios hinchas reconhecem: a maior arma do Boca Juniors para eliminar o Corinthians estará no banco, o ‘professor’ Carlos Bianchi. Ele é um terror quando encara brasileiros na Libertadores: Em seis confrontos, sendo três deles em finais, o triturador de tupiniquins perdeu apenas duas vezes (Paysandu e São Paulo), mas avançou na competição. Soltou o grito de campeão contra o Tricolor (1994), Palmeiras (2000) e Santos (2003). Já o ‘bando de loucos’ tem a seu favor, além de um time mais técnico, um tabu do ‘professor’ Tite: nunca tombou diante dos hermanos. Em oito jogos, ganhou seis e empatou dois, com direito a duas taças: Sul-americana de 2008, com o Saci colorado, e Libertadores do ano passado, com o Corinthians, em cima do Boca.

Já o Palmeiras vai encarar o Tijuana, com o primeiro jogo sendo no gramado sintético do time mexicano. O grande Tostão escreveu na `Folha´: “ "O show de raça, como disse um repórter, é uma situação de emergência, adequada para o modesto time do Palmeiras. Pode funcionar em um jogo, dois e até durante um torneio curto, como Copa do Brasil, Libertadores e Copa do Mundo. Não dá é para fazer disso uma rotina, pois, além de não ser possível tecnicamente, foge à normalidade e torna o futebol mais uma guerra do que um jogo de técnica e de talento. Jogar com vontade é tão essencial que nem deveria ser discutido."

“Isso me dá uma grande confiança positiva!!!” A frase que poucos perceberam, foi dita na apresentação do zagueiro Dedé, reforço do Cruzeiro para o Campeonato Brasileiro. A `pérola´ causou uma grande dúvida: como seria uma `confiança negativa?´ Realmente o zagueiro terá dificuldades para responder, principalmente após a Justiça ter vetado a sua venda ao time das Minas Gerais, devido a uma milionária dívida de R$ 50 milhões que o Vasco, dono de seus direitos federativos, tem com a Fazenda nacional.

A Portuguesa de Desportos voltou a se aproximar do acesso na Série A-2. O time venceu o Comercial-RP, 1 x 0, no Canindé, chegando aos nove pontos, três a mais que o concorrente direto e cinco à frente de Capivariano e Catanduvense, seus próximos oponentes. No outro grupo, o Rio Claro já garantiu o seu retorno à elite. Por outro lado, no quadrangular decisivo da A-3, o MAC estreou com vitória no Abreusão, 1 x 0, sobre o Batatais. Flamengo de Guarulhos e Independente de Limeira, completam o grupo.

Fonte: Jornal Comarca de Garça