Jogando de forma apática e muito diferente dos últimos jogos, quando emendou uma série de cinco vitórias consecutivas, o Palmeiras acabou derrotado pelo eliminado Sporting Cristal, em Lima, 1 x 0, pela última rodada da fase inicial da Taça Libertadores de América. O gol foi marcado por Irven Avila, aos 4´ da etapa complementar.
Numa prova cristalina de que a sorte está mudando para o campeão do século XX, um fato interessante aconteceu. O Verdão, quando o juiz encerrou o jogo, era vice-líder de seu grupo. Porém, no último lance do jogo em Assunção, o Libertad fez um gol de cabeça, decretando o placar de 5 x 3 para o Tigre-ARG, que se qualificou em segundo. Se os argentinos não tivessem sofrido o gol e vencido por 5 x 2, seriam os líderes.
No fechamento da 1ª fase, Grupo 8, o Grêmio empatou com o Huachipato, no Chile, 1 x 1, gol marcado por Zé Roberto, de `puxeta´, no 1º tempo, para os gaúchos. Aceval, cobrando falta, aos 44´ do 2º tempo, decretou números finais à partida. Classificou-se em segundo o time do técnico Luxemburgo, que foi agredido fisicamente ao término do jogo. O primeiro lugar foi do Fluminense, que passou pelo Caracas-VEN, em São Januário, 1 x 0, gol de Rafael Sóbis. Após estes resultados, os confrontos do `mata-mata´ de oitavas de final ficaram da seguinte forma:
Atlético-MG x São Paulo
Palmeiras x Tijuana-MEX
Corinthians x Boca Jrs.-ARG
Independiente Santa Fé-COL x Grêmio
Fluminense x Emelec-EQU
Olimpia-PAR x Tigre-ARG
Velez Sarsfield-ARG x Newell`s Old Boys-ARG
Nacional-URU x Real Garcilaso-PER