terça-feira, 3 de setembro de 2013

Destaque Esportivo: uma vitalidade que impressiona e o dom para revelar talentos

Ednalvo, ladeado pelos atletas Gabriel, Paulo e Vitinho
Nascido no interior da Bahia, na cidade de Cícero Dantas, Ednalvo Cardoso de Andrade chegou a Garça nos anos 60. Na época, passou a defender equipes conhecidas do futebol amador, até assumir a função de treinador.
Ainda muito jovem, tornou-se campeão amador com o inesquecível time do Induscômio, equipe que venceu os campeonatos de 1972/73, ambos conquistados sobre a poderosa equipe do Serenata, que fez história em nossa várzea.
Funcionário do extinto Banco de São Paulo, posteriormente encampado pelo Banespa – atual Santander -, Ednalvo passou a ser uma figura de destaque em nossa várzea, devido a sua capacidade em formar boas equipes.
Acabou dirigindo algumas agremiações bem conhecidas, porém, identificando-se bastante com o Ipiranga, onde sempre atendeu os convites efetuados pelo dirigente alvirrubro, Nélson Carvalho de Souza.
Com uma vocação que sempre impressionou para a revelação de talentos, Ednalvo, professor de educação física formado em Marília, dirigiu equipes da extinta Comissão Central de Esportes e fundou a própria escolinha de futebol, a `Bola na Rede´, que chegou a disputar algumas competições municipais.
Após assumir o futsal do município em suas categorias de base, ele acabou se afastando do futebol e iniciando outro ciclo vitorioso em sua ilibada carreira.

Recebendo das mãos do zagueiro Corinho, faixa por título amador conquistado pelo Induscômio

Numa foto como atleta, no Internacional, em 1969; ele é o primeiro em pé da esquerda para direita

Mais uma como atleta, nos anos 80, no Cliregal; ele é o penúltimo em pé, da esquerda para direita

Sempre revelando valores: com o time dente-de-leite da CCE, 30 anos atrás

Campeão como treinador pelo Ipiranga, da Copa Lions de 1996

 Com a chegada do novo milênio, uma guinada na profissão
 Aprovado em concurso público municipal, Ednalvo assumiu em 2000, as categorias de base do salonismo garcense, após anos de futebol amador. Esportista de visão, logo percebeu que as competições atraíam os jovens e logo lançou a Copinha de Futsal, que chega a sua 13ª edição, sempre revelando muitos jogadores.
Incasável, Ednalvo passou a atravessar a cidade em treinamentos no `circuito Wilson Martini – João Al. Colombani´. Também esteve em Jafa, levando o esporte para aqueles que queriam praticar. Não demorou muito e começou a formar os times que passaram a integrar a Liga Mariliense de Futebol de Salão, com a Sentinela do Planalto sendo uma das maiores vencedores na história da existência daqueles certames regionais.
Teve breve passagem pelo futsal feminino, quando do início da modalidade em nossa cidade, além de dirigir equipes em Jogos Regionais, nos primeiros anos do novo século.
Envolvido atualmente com mais uma edição anual da Copinha, Ednalvo acaba de lançar projeto inédito, agrupando atletas do sub/13, sub/15 e sub/17, em treinamentos semanais e numa competição onde os atletas são ranqueados a cada semana, sendo premiados ao final da temporada.

Com o prof. Tech e os vários troféus conquistados na LMFS

 
Idealizador da Copinha, que chega a sua 13ª edição, Ednalvo homenageou naquele evento, o saudoso amigo Marinho

Com o amigo alemão, ex-SE RCG/Garça, hoje no futsal bauruense

Uma dedicação que merece ser elogiada
Exemplar pai de família, Ednalvo sempre teve na dedicação à atividade, um pilar em sua trajetória profissional. De atleta a treinador no futebol amador, passando por preparador-físico e técnico das equipes juvenis do extinto Garça FC, até chegar ao comando das categorias de base do futsal, nosso `Destaque Esportivo´ sempre foi conhecido por seu irretocável trabalho.
Aliado ao conhecimento e ao dom da revelação de valores, ele se tornou um dos grandes nomes do esporte garcense. Com grande merecimento!

Ao mestre com carinho! Ednalvo e atletas das escolinhas na atual temporada