sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Recordar é Viver: "10ª Turma da UNIMAR, o reencontro depois de 40 anos"

 




Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Uma turma de guerreiros”, literalmente. Assim pode ser considerada a 10ª Turma dos Alunos da FEFIMA/Faculdade de Educação Física de Marília, atual UNIMAR, que frequentou o curso entre os anos de 1.980 à 1.982.

Os guerreiros e também guerreiras se encontraram no último sábado, para festejar os 40 anos da formatura. E escolheram uma data especial: 15 de outubro, quando é comemorado o Dia do Professor. Com certeza, uma das profissões mais importantes que existe no mundo. Pra mim é a primeira e mais respeitável. O que seria de uma pessoa se não fosse alfabetizada? Como seria o nosso planeta? Os professores estão aí, são profissionais de fundamental importância numa sociedade civilizada.

Foi um encontro recheado de alegria e muito saudosismo. Até porque muitos não se viam há tempos. Não se trata de um dia, um mês ou um ano, são exatos 40 anos. Depois de 1982, com o “canudo” na mão, a maioria seguiu na brilhante carreira e se espalhou por este Brasil afora. A distância os separou.


Mas é bom ressaltar que a Turma já fez alguns encontros anteriormente. A pandemia do coronavírus deu uma segurada. Mas na primeira oportunidade, a Dora e a Regina cuidaram da organização e da convocação. O time de guerreiros prontamente atendeu e estiveram presentes: Luiz Antonio, Carlos Alberto “o Mamela”, Pelé, Lorival, Abílio, Regina, Orlandinho Daun, Rosangela, Tadeu, Celso Possamai, Mário, Vitória, Aida, Cidinha, Matilde, Dora, Marcinha, Ivete e este articulista. Será que não esqueci de alguém? A memória já não é mais a mesma de antigamente. O local do encontro não poderia ter sido melhor: a Chácara de Eventos Vitória, do também eterno aluno Celso Possamai. Quem compareceu não se arrependeu, pois recordaram de momentos, causos e fatos que marcaram a vida de cada um, nos bons tempos da faculdade. Os que não puderam comparecer, podem se organizar para o próximo encontro.

Vamos anotar na agenda, dentro em breve: na Chopp Time Fest, do Orlandinho em Marilia, e no Rancho Katajo do Arnaldo em Vera Cruz. Esta turma não para. A grande maioria apesar de “sessentões”, mantém aquele espírito jovem e feliz, dignos de um exemplar esportista.


Para comemorar o encontro teve até aquele delicioso bolo, comemorativo dos 40 anos. Antes um almoço, mais pra churrasco, preparado caprichosamente pelos mestres churrasqueiros Mário e Tadeu. Um papo gostoso, pra lá de agradável, rolou na tarde de sábado. Ao som de uma ótima música, comandada pelo DJ Arnaldo, com flashback dos anos 60, em especial músicas do conjunto Renato e Seus Blue Caps.

A volta no tempo foi fantástica. Lembranças de uma época gostosa, de estudos, aprendizado e muita diversão. Impossível escrever ou contar tudo o que rolou. Daria para escrever várias colunas.  

Mas não posso esquecer que na época, a FEFIMA estava em formação. Não tinha a estrutura de hoje. As aulas de futebol eram no campo do MAC. Já as aulas de natação, aconteciam no Yara Clube, dois locais bem distantes da faculdade. Então a Solange Doreto, tinha uma perua Kombi, e nos levava para estes dois lugares. Olha, na Kombi chegou a entrar mais de 20 alunos. Os demais lotavam o Fusca Azul do Paulo César, goleiro do MAC, mais uns oito, e o Opala Cupê Branco, do Marcinho Barros, de Pirajuí, levava mais uns 10.  Daqui de Garça éramos em cinco: Marcos Morales do Banda Livre, Walter de Souza, Sônia Val, Izabel Valverde e este articulista.

Também não posso esquecer que foi a nossa 10ª Turma da FEFIMA, que inaugurou, de forma oficial e solene, o atual Ginásio de Esportes da UNIMAR. Inclusive na época, foi descerrada uma placa com o nome de todos os formandos, fixada na entrada do ginásio. Só que para nossa surpresa e espanto, a placa foi “arrancada” do local e sumiu, lamentavelmente.

Um momento marcante: a lembrança dos professores, nossos eternos mestres: Isaac Farat - ginástica, Roberto Furlaneto - futebol, Chico - cinesiologia, Carlão - vôlei, Irton - natação e basquete, Nelson Tamura - atletismo, Geni - ginástica rítmica, Cieli - ginástica artística, Lourival Viana - OSPB.

Um momento de reflexão e saudades: dos colegas de classe que não estão mais entre nós: Chicão, Roberto Castanha e Serginho “Piu-Piu” que eram de Vera Cruz, Rui Lima, jogava no MAC, Fernando, de Guaimbê, Faris, residia em Caçoar/MS e Vera Franco, que morava em Campos Novos Pta. Com certeza, Deus reservou um lugar especial para todos eles.

De outro lado, fotos então, é o que não faltaram. Momentos registrados para eternidade. Com certeza foram levadas para casa e mostradas, orgulhosamente, para os familiares, em especial filhos e até netos. Veja flagrantes do encontro. Numa das fotos os craques da bola, segundo o Abílio, “os mais habilidosos da pelota”:  Tico, Pelé, Luiz Antonio, goleiro Mamela e Orlandinho Daun.

Ao final do encontro, um adeus e um até breve, num sábado de recordação e vitória. Como bem diz a mensagem, de autoria do Celso Possamai, na entrada da chácara: “Paciência, otimismo, humildade e dedicação são as maiores virtudes do homem para chegar a vitória”. E vitória é a palavra de ordem dos eternos Guerreiros da 10ª Turma de Educação Física da FEFIMA !!!