sexta-feira, 8 de março de 2013

´Recordar é Viver´: "O encontro dos ´papas´ da comunicação"





Por Wanderley ´Tico´ Cassolla

Na noite da última quinta-feira tivemos a oportunidade de encontrar uma verdadeira geração de ouro do radio garcense. Presentes: Nilson Bastos Bento, José Abrão Basso, Tadeu de Brito, Hélio Pereira Costa, além do Enéas Filho, Túlio Calegaro, Adão Rocha e o Carlão Bauru.
Um papo gostoso com a elite dos comunicadores cá da terrinha. O encontro recheado de surpresa, teve grandes momentos e revelações. Muitos fatos, causos e gafes, a maioria ocorrida nos bastidores, veio a tona, tudo num clima agradável e de confraternização. O comunicador Tadeu de Brito, ainda na ativa no rádio bauruense, foi o grande homenageado e reviveu os grandes momentos vividos em Garça. Tadeu ganhou um livro do Santos FC das mãos do Nilson Bento e uma bandeira também do alvinegro, do José Abrão. Em retribuição, presenteou os amigos com um CD “O melhor do Flash Black”, num total de 340 músicas do passado, CD que leva o nome de seu programa na Rádio FM-87,9 em Bauru. No flagrante três ícones do rádio garcense: da esquerda para direita, Nilson Bastos Bento, Tadeu de Brito e  José Abrão Basso.

A CARREIRA – Laudino Tadeu de Brito foi um comunicador que marcou passagem no rádio garcense. Fez sucessos na década de 70, na extinta Rádio Clube de Garça. Dois programas sob seu comando estavam entre os líderes de audiência:  o “Ouvinte e sua Música”, das 21 às 23 hs. Diariament,e das 16 às 18 hs. era a vez do “Só é feliz quem se encontra”. Apresentava o programa noticioso da meio-dia ao lado de Nilson Bastos Bento.
Como bom esportista (e santista) fazia os plantões esportivos, quando o Garça entrava em campo. Ainda cobria os treinamentos durante a semana, entrevistando jogadores e treinadores. Neste período também teve uma rápida passagem pela rádio Verinha, da vizinha Marília.
Ficou no radio garcense até meados do ano de 1978, quando se mudou para a cidade de Bauru. E na terra que revelou o craque Pelé para o futebol mundial, Tadeu de Brito trabalhou nas principais emissoras. Começou na Emissora Terra Branca, passou pela Auri Verde, Bandeirantes, FM 94. Chegou a ir para a Rádio Cultura, de Campo Grande (MS), mas retornou para Bauru. Atualmente apresenta o programa “O Melhor do Flash Back”, das 21h às 00h na Rádio FM-87,9, recordando os grandes sucessos do passado, líder de audiência nas noites bauruenses. E continua ligado ao mundo da bola no plantão esportivo da Rádio Auri-Verde.
Agora voltando aos tempos que jogou futebol, o Tadeu de Brito foi um atleta polivalente. Um meia atacante (segundo ele marcava gols) e numa emergência era goleiro (pegava até pensamento!!!). Em Garça jogou no Vasquinho, Corintinha, do Luiz Conessa e no Garcinha, do Gilmar Mantovaneli. Recordamos o time do Garcinha, do início dos anos 70.  Em pé da esquerda para direita: Tiguinha, Robson Pezão, Wilson Manflin, Mourinha, Tonho Nego e Elton; Agachados: Zaguinho, Gilmar Mantovaneli, Tadeu de Brito, Dão e Paulinho. 

Fonte: Jornal Comarca de Garça