quinta-feira, 4 de abril de 2013

Coluna Bate Pronto (05/04)


O Corinthians venceu o seu primeiro jogo fora de casa na Libertadores/13. Anteontem, na Colômbia, bateu o Millonários, com gol anotado por Danilo, na etapa complementar. Com os três pontos, chegou aos 10, juntamente com o Tijuana-MEX, que empatou em 1 x 1, diante do San José, em Oruro. Com cinco pontos, o próprio time boliviano e os colombianos do Millonários, estão eliminados com uma rodada de antecedência. Quem também se deu bem foi o Palmeiras, que venceu na terça-feira o Tigre-ARG, 2 x 0, com gols de Caio e Charles. Agora o Verdão é o vice-líder de seu grupo, enfrentando na quinta-feira o Libertad-PAR, no Pacaembu. O Atlético-MG fechou a `trinca´ de brasileiros vencedores, ao golear o Arsenal-ARG, no Independência, 5 x 2, com dois gols de Ronaldinho Gaúcho. O Galo está sobrando no grupo, com 15 pontos, após cinco vitórias consecutivas.

Começou a Copa do Brasil, com participação de três paulistas que estiveram em campo anteontem: Noroeste 0 x 0 Criciúma; Cianorte 2 x 1 Grêmio Barueri; Veranópolis 1 x 0 Santo André e Naviraiense-MS 0 x 0 Portuguesa. A Ponte Preta jogaria ontem à noite, em Sergipe, ante ao Itabaiana.

Investimento em ex-jogadores em atividade. Esta tem sido da fórmula do Barra da Tijuca, time da 2ª divisão carioca. Para `facilitar´ a sua tarefa, a agremiação anunciou as contratações de Dodô, com passagem por São Paulo, Botafogo, Palmeiras, entre tantos outros times, além de Tuta, que já defendeu o Flamengo e que estava jogando pelo Juventus, rebaixado para a Série A-3 do Paulista. Ambos atacantes tem em comum a mesma idade: 38 anos. Em sua estreia pelo lanterna da `segundinha´ carioca, Dodô viu o Barra perder por 5 x 0, para o América. Amanhã, tentará a reabilitação contra o Juventus, na primeira partida de Tuta no time.

O Brasil enfrenta a Bolívia, amanhã, em jogo amistoso em Santa Cruz de La Sierra, 16h30. Felipão surpreendeu na convocação feita apenas com jogadores `locais´, chamando o quarto goleiro do Corinthians, Matheus – aquele que teve a medalha `surrupiada´ por José Maria Marin na final da Copa São Paulo -, além do zagueiro Dória do Botafogo, do atacante Leandro, do Palmeiras e Douglas Santos, lateral esquerdo do Náutico, que não tinha um jogador convocado desde 1966. Com problemas musculares, Arouca, do Santos, foi cortado, sendo que ninguém foi convocado para o seu lugar. Outra novidade foi o retorno de Alexandre Pato. A renda do jogo será dividida entre a família do garoto Kevin e os atletas bolivianos campeões da Copa América de 1963, única conquista da seleção local, que atravessam problemas financeiros.

De acordo com Pedro Lopes, no LanceNet!, “Sem perspectivas de receber o dinheiro da parceria com Caixa, em razão do processo que corre na Justiça Federal do RS, o Corinthians decidiu mudar a sua política de patrocínios. Não só vai intensificar a busca de um parceiro para o ombro da camisa, onde vem batendo cabeça desde 2012, como passou a ofertar o espaço no calção, que até então não era considerado. A suspensão da receita do master afeita o clube em R$ 2,6 milhões mensais”.

Uma história que vem da Inglaterra, país que inventou o futebol e que demonstra bem aonde pode chegar o fanatismo de um torcedor. Aos 67 anos, Stuart Astill acompanhou o seu time do coração, o Notthingham Forest, hoje na 2ª divisão, por inacreditáveis 1786 partidas, desde 1973. Ele presenciou os dois títulos europeus da equipe, além de um nacional e quatro da Liga Inglesa. Viu o seu time conviver com rebaixamento e acesso em 10 oportunidades durante o período. Engenheiro aposentado, Stuart viajou cerca de 150 mil kms, nunca abandonando o Forest. Porém, a série foi interrompida nos últimos dias, quando foi veementemente proibido pelos médicos, de presenciar o jogo de sua grande paixão diante do Barnsley, em virtude de uma cirurgia no pé, por conta de uma infecção. O último jogo que ele havia perdido, há 40 anos, foi devido a um casamento. Simplesmente inacreditável!

De Paulo Autuori, técnico do Vasco, no ‘Globo’: “Neymar tem muita técnica, potencial enorme. Pode crescer muito indo jogar na Europa, com os melhores. Já trabalhei com jogador que dizia que no Brasil jogava bola e que na Europa virou jogador de futebol. Estou preocupado, pois ele começa a se tornar dúvida. E torço para que isso não chegue a ele, se é que ainda não chegou. No Brasil, Neymar tem espaço para driblar à vontade. Quando joga contra seleções europeias, a marcação é mais forte. Dribla um, já tem outro na cobertura.” 

A antepenúltima rodada, 1ª fase, Campeonato Paulista, teve dois jogos anteontem em sua abertura: XV de Piracicaba (19 pts) 2 x 0 Bragantino (24 pts); Ituano (14 pts) 0 x 0 União Barbarense (13 pts). Ontem à noite, o Santos enfrentaria o São Caetano no Pacaembu e amanhã, mais três partidas: Penapolense x Guarani, às 16 horas, além de Mogi Mirim x Paulista; Linense x Oeste, que vão ter início às 18h30. No domingo, Ponte Preta x Palmeiras e Corinthians x São Bernardo, ambos às 16 horas. No fechamento da rodada, 18h30: Botafogo x São Paulo; Sorocaba x Mirassol.

Fonte: Jornal Comarca de Garça