segunda-feira, 23 de junho de 2014

Coluna Bate Pronto (24/06)



O ganês Sulley Muntari protagonizou uma cena inacreditável na periferia de Maceió, capital alagoana. O meio-campista do Milan-ITA, saiu distribuindo dinheiro nas mãos de moradores de uma comunidade carente, próxima à praia da Pajuçara. Ainda teve paciência para tirar fotos, dar autógrafos e conversar com todos que lhe paravam. Ele fez questão de visitar o local, antes da partida que Gana empatou com a Alemanha, 2 x 2, afirmando para quem quisesse ouvir que onde nasceu, “era um lugar muito parecido com aquele”.

Invasão nas ruas da Costa Rica, após a vitória sobre a Itália (2 x 0), dos torcedores chilenos em Santiago, depois de `La Roja´ ter eliminado a Espanha (2 x 0) e até dos argelinos, que venceram a Coréia do Sul, 4 x 2, voltando a comemorar uma vitória em Copas após 32 anos. Até aí tudo normal. Mas em Teerã, capital iraniana, os torcedores foram às ruas para festejar a derrota para a Argentina, 1 x 0, com gol de Messi, nos descontos. Para eles, o simples fato de terem encarado a temida seleção de `los hermanos´, de igual para igual, foi um grande motivo para comemoração, independentemente do resultado. Na última rodada, o Irã vai enfrentar a eliminada Bósnia, derrotada pela Nigéria, 1 x 0, em Salvador, 13 horas, amanhã.

Causou muita surpresa a grande repercussão positiva no Brasil, pela marcação do 15º gol de Miroslav Klose em Copas do Mundo, igualando-se a Ronaldo, ex-Fenômeno. A leitura feita pelos entendidos concluiu que no fundo, os brasileiros estão torcendo para que o simpático alemão ultrapasse o ex-atacante, que se tornou alvo de muitas críticas e manifestações, principalmente por suas declarações polêmicas. Ninguém esquece aquela famosa frase: “Não se faz Copa do Mundo com hospitais”. O discreto centroavante da Lazio-ITA, 36 anos, maníaco por dormir sempre por volta das 20 horas, já tem até fã-clube torcendo por ele por aqui.

Roy Hodgson vai prosseguir como técnico da Inglaterra, mesmo após a derrota para o Uruguai, 2 x 1, que, combinada com a vitória da Costa Rica sobre a Itália, culminou com a sua trágica eliminação do Mundial ainda na 1ª fase. Entre jogadores, comissão técnica e colaboradores, eram 72 pessoas trabalhando pelo sucesso inglês, que cedeu lugar para mais um fracasso. Para ter ideia de como o English Team investiu para essa Copa, que havia até um cientista, que criou energéticos individuais para os atletas. E uma pessoa incumbida de vaporizar o ar durante o tempo em que o time ficava nos vestiários.

Outro campeão mundial que decepcionou foi a Espanha. Dois jogos e duas derrotas, um gol marcado e sete sofridos e, provavelmente, o fim da era `Tiki-Taka´. O elenco também foi `vítima´ de um grande desfalque financeiro, pois cada atleta, em caso de título, faturaria R$ 2,2 milhões. Caso avançasse à segunda fase, seria direcionado pela federação do país, um prêmio de R$ 185 mil por jogador. Agora...

Desespero na Itália. Dificilmente a equipe conseguirá se classificar no jogo frente ao Uruguai, que vai acontecer hoje, 13 horas, na Arena das Dunas, em Natal. O motivo? Mick Jagger apostou que a Azurra vai vencer. Aliás, ele foi bombardeado pelos ingleses de todos os lados nas redes sociais, pois, antes do jogo da seleção de seu país diante do Uruguai, ele postou que o resultado seria favorável, 2 x 1. Todos sabem o que aconteceu.

Demais confrontos previstos para hoje: Costa Rica x Inglaterra, Mineirão, 13 horas; Japão x Colômbia (classificada, após vitória sobre a Costa do Marfim, 2 x 1), na Arena Pantanal e Grécia (vem de um empate sem gols diante do Japão) x Costa do Marfim, no Castelão, ambos às 17 horas. Amanhã, 13 horas, tem Argentina x Nigéria, no Beira-Rio. Às 17 horas, outras duas partidas: Honduras (foi batida pelo Equador na rodada anterior, 2 x 1) x Suíça, na Arena Amazônia e a França, embalada após os 5 x 2 sobre os suíços, tendo pela frente o Equador, no Maracanã.

Na quinta-feira, no encerramento da 1ª fase da Copa, 13 horas, Portugal (vem de um empate em dois gols no jogo contra os EUA) x Gana, em Brasília e a Alemanha enfrentando os norte-americanos, no mesmo horário, em Pernambuco. Às 17 horas, Argélia x Rússia (perde da Bélgica, 1 x 0, no Maracanã), na Arena da Baixada e Bélgica x Coréia do Sul, no Itaquerão.  

Fonte: Jornal Comarca de Garça