sexta-feira, 27 de junho de 2014

Coluna Bate Pronto (27/06)









Provavelmente com a presença de Fernandinho no meio-campo – mudou o jogo no 2º tempo na vitória sobre Camarões, 4 x 1 -, o Brasil enfrenta o Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte, na abertura das oitavas de final da Copa do Mundo. No retrospecto, a vantagem é toda brasileira, que nunca perdeu uma partida para os chilenos em mundiais. Ainda há preocupação com Thiago Silva, Luiz Gustavo, Ramires e Neymar, que estão com cartão amarelo. Se algum deles for apenado, ficará fora da próxima partida, em caso de classificação. Se não tomarem, os cartões serão zerados.

O norueguês Thomas Syversen ganhou US$ 850 com a dentada de Luis Suárez no zagueiro italiano Chiellini. Antes de a bola começar a rolar no Brasil, ele cravou que o ‘canibal' uruguaio morderia um adversário no torneio. Ele apostou US$ 6, de acordo com o site ‘101GreatGols'. Aliás, o atacante uruguaio foi suspenso pela FIFA por nove jogos, sendo alijado do restante do Mundial.

Você sabia que não foi a primeira vez que a Itália caiu na fase de grupos pela segunda Copa consecutiva? A Azzurra, campeã em 1938, foi eliminada em 1950, no Brasil, e quatro anos mais tarde, na Suíça. Em 1958, não conseguiu se classificar para o Mundial da Suécia, sendo que em 1962 e 1966, também tombou na etapa inicial do Mundial. Em 2010, num grupo onde estavam Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia, a Itália também não avançou. Aliás, depois da derrota para o Uruguai, 1 x 0, o técnico Cesare Prandelli pediu demissão, bem como o presidente da Federação italiana. Crise total.

A Assessoria de Imprensa de Mick Jagger tem sido muito procurada por um motivo inusitado: pedidos para que ele não dê palpites em jogos de determinadas seleções. Temem que o comprovado `pé-frio´ do britânico, possa causar problemas na fase de `mata-mata´ da Copa. Lembram que ele já fez duas vítimas no Brasil até o momento: Inglaterra e Itália, ambos batidos pelo Uruguai e eliminados na 1ª fase, mesmo com os `palpites favoráveis´ do vocalista mundialmente famoso.

Quem também vive momentos de tensão no campo da superstição, são os torcedores e cronistas chilenos. Para o jogo diante do Brasil amanhã, 13 horas, os aficionados pela `La Roja´, que perdeu para a Holanda em sua última apresentação, 2 x 0, lamentam profundamente o fato de Pelé ter apostado na seleção daquele país como a grande surpresa do Mundial. Muitos tem certeza que de amanhã, a seleção de Jorge Valdívia não passa.

Uruguai e Colômbia – venceu o Japão, 4 x 1, em sua última apresentação na 1ª fase – vão se enfrentar amanhã, 17 horas, no Maracanã. O vencedor vai enfrentar nas quartas, o classificado entre Brasil e Chile. No domingo, 13 horas, em Fortaleza, tem Holanda e México – embalado após os 3 x 1 diante da Croácia -, com a expectativa de grande apoio dos torcedores mexicanos. Às 17 horas, um confronto inusitado: Costa Rica, que vem de um empate diante da Inglaterra, 0 x 0, e a Grécia, que venceu a Costa do Marfim, 2 x 1, com gol de pênalti nos descontos.

A Argentina, que venceu a Nigéria anteontem, 3 x 2, com mais dois gols de Messi, vai enfrentar a Suíça, na primeira rodada do `mata-mata´. A definição surgiu após a vitória da seleção europeia sobre Honduras, 3 x 0, com gols do habilidoso meia Shaqiri. Por outro lado, a França, que empatou sem gols e eliminou o Equador, enfrentará a perigosa Nigéria. Os confrontos serão na segunda-feira.

Morreu em São Paulo no início da semana, o ex-lateral-direito do Corinthians, Giba, aos 52 anos. Ele foi campeão com a equipe de Parque São Jorge no Brasileiro de 1990 e vinha atuando como técnico de futebol. Ele passava por tratamento ultimamente contra a amiloidose, doença rara que ataca as células da medula óssea e produz uma proteína danosa a órgãos como os rins, como foi o caso de Giba. Em sua história pelo Timão, foram 211 jogos, com 17 gols marcados.

Fonte: Jornal Comarca de Garça