segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Coluna Bate Pronto (10/10)



Uma terça-feira de grande expectativa no futebol mundial devido às Eliminatórias da Copa da Rússia. O Brasil – vem de empate sem gols contra a Bolívia, fora de casa - recebe o Chile hoje, no Allianz Parque, classificado e fechando a sua melhor participação, com transmissão pela TV Globo. Sob o comando de Tite, a seleção chegou a nove vitórias e dois empates, somando 38 pontos, 10 à frente do vice-líder Uruguai.

Os chilenos precisam da vitória para faturar a classificação e por isso espera-se um jogo bem disputado. Como curiosidade, dois grandes ídolos palmeirenses que retornam ao Allianz Parque: Jorge Valdívia, o `motorzinho´ do meio-campo da `La Roja´, além de Gabriel Jesus, atualmente na Premier League, sendo um dos destaques do bilionário Manchester City.

Agora que está vivendo um drama é a Argentina. Após decepcionante empate em casa com o Peru, 0 x 0, `los hermanos´ precisam da vitória a qualquer custo no Equador, frente à eliminada seleção local. Na pior das hipóteses, com os três pontos, a Argentina iria à repescagem, diante da Nova Zelândia. Empate ou derrota e os argentinos, desde 1970, ficarão fora do Mundial, o que seria uma verdadeira catástrofe. Além de uma grande perda para a Copa.

As vagas vão sendo definidas pelo Mundo e uma daquelas mais dramáticas e sofridas foi definida no fim de semana: a do Egito, na África. Os `faraós´ derrotaram o Congo, 2 x 1, classificando-se ao Mundial após 28 anos e com um detalhe: o gol que selou a vitória foi anotado aos 50´ do 2º tempo, através de uma cobrança de penalidade máxima.

Mesmo sendo o maior vencedor de copas africanas – soma sete títulos – o Egito não tem tradição em mundiais, pois só esteve presente em 1934 e 1990, sem qualquer resultado positivo. Agora, após grande comoção nacional pela conquista da vaga, os egípcios anseiam ao menos ultrapassar a 1ª fase, o que seria um fato inédito.

Hoje tem futsal adulto masculino da SEJEL em quadra. Às 21h15, no ginásio Monstrinho, em Ourinhos, os comandados do professor Paulo Roberto Sakatauskas, o Sorato, vão enfrentar os locais, em partida eliminatória válida pela Copa Record. O vencedor estará avançando às quartas de finais da Série Prata. Sempre acentuando que o elenco está muito renovado, com vários atletas bem jovens e que estão tendo a oportunidade de disputar uma competição deste nível pela primeira vez.

Na quinta-feira será a vez do basquetebol sub/16 fazer jogo eliminatório. A equipe da SEJEL, pela Copa de Basquetebol do Estado de São Paulo, evento do calendário oficial da Coordenadoria de Esportes, estará em quadra no ginásio Jairão, 14 horas, para enfrentar Ourinhos. O vencedor avançará para enfrentar Tupã, numa das semifinais da fase regional. Na outra se enfrentarão Assis e Paraguaçu Pta..

Voltando a falar das Eliminatórias, mais uma seleção conquistou a vaga de maneira épica. Trata-se da Costa Rica, que recentemente foi vítima de uma grande tormenta, que deixou duas dezenas de mortos pelo país. Neste clima, o selecionado nacional entrou em campo e empatou com Honduras, 1 x 1, avançando à Copa do Mundo. O gol foi marcado aos 48´ da etapa final. Na CONCACAF, o México, do técnico Juan Carlos Osório, ex-São Paulo, já tem a vaga assegurada.

Lembrando que a Costa Rica, no Mundial do Brasil, foi a maior surpresa, ao sair em primeiro no mesmo grupo onde estavam Inglaterra, Uruguai e Itália, todos campeões mundiais. Só foi eliminada pela Holanda, na decisão por pênaltis. O seu técnico era Jorge Luiz Pinto, hoje, justamente o treinador de Honduras, o time que sofreu o gol no fim da partida que classificou os costarriquenhos.

Pelo Campeonato Brasileiro, apenas um jogo foi realizado no fim de semana. No Mineirão, o Cruzeiro bateu a Ponte Preta, 2 x 1, em partida antecipada.

Outros jogos de hoje pelas Eliminatórias sul-americanas: Paraguai x Venezuela; Uruguai x Bolívia; Peru x Colômbia. Aliás, os peruanos podem retornam à Copa após 36 anos. Basta uma vitória sobre os colombianos, que perderam, incrivelmente e de virada, para o Paraguai, em casa, na última rodada, 2 x 1.

Fonte: Jornal Comarca de Garça