Lourenço Sebastião, um `masseiro´ que todo mundo gosta |
Nosso `Destaque´ é uma figura muito querida e festejada por onde passa. Também, não é para menos, pois militou no futebol garcense por muitos anos. Foi massagista de grandes times da história, principalmente do Ipiranga, onde marcou época. Você vai conhecer um pouco mais sobre Lourenço Sebastião, um verdadeiro exemplo de esportista.
Nascido na cidade mineira de São José do Botelho, Lourenço comemorou em janeiro (08/01), 77 anos de idade, sendo que mais da metade deles, à beira dos gramados de nossa cidade. Vindo daquele estado vizinho, foi residir na fazenda São Mariano e de lá, para Garça, onde mora há muito tempo em vila Guanabara, onde é muito conhecido.
Lourenço, quando de uma breve entrevista concedida ao extinto `Comarca´, fez questão de lembrar que em sua família, não é só ele que gosta de futebol, pois o seu irmão Jair Sebastião, também atuou como massagista no amador e outro irmão, Budu, foi um defensor de vários predicados, tendo, inclusive, atuado em nossa várzea nos anos 60, nos extintos Flamenguinho e Ferroviária.
Com o peso da idade, Lourenço parou de atuar a algum tempo. Mas continua, sempre que possível, comparecendo aos jogos do futebol suíço garcense, principalmente do máster, aos sábados à tarde.
O saudoso Haroldo, Júlio Pavarini e Lourenço, quando de homenagem feita ao trio duranta edição do Preparatório do suíço master |
Lourenço, com o seu querido Ipiranga, na primeira metade dos anos 80, em jogo realizado no Platzeck |
O último agachado é o Jair Sebastião, irmão do nosso `Destaque´, com a Gartec, campeã amadora de 1981 |
À esquerda, o massagista em jogo festivo de fim de ano no campo da AABB |
No Ipiranga aconteceu a sua passagem mais marcante
O simpático Lourenço, por várias temporadas, foi o massagista do Ipiranga. Ele se lembra dos esquadrões alvirrubros, principalmente nos anos 70. “O melhor centroavante que eu vi foi o Tico. Fazia gol em todos os jogos e de todo jeito”, comentou, sem se esquecer de outros grandes jogadores, entre eles, Sarará, Toninho Marques, João Carlos, Bertoza, entre tantos outros.
Ele também emprestou a sua competência ao Guanabara, Garcafé, União de vila Rebelo, Salec, entre outros, no futebol amador. Ainda fez parte da comissão técnica do Kussumoto A, Kussumoto B, Flamengo e Kosminho, no suíço. Mas fez questão de afirmar que o primeiro time foi o Corinthinha, “Que era do meu tio, o (saudoso) Sebastião Soriano”.
“Eu também estive nos júniores do Garça, quando o presidente era o Cornélio e o diretor era o Wellington”, não se esqueceu de acrescentar.
Lourenço sobre Tico Cassolla: "Ele fazia gol de todo jeito" |
Mais uma do nosso homenageado com o Ipiranga, nos anos 70, numa das grandes formações alvirrubras |
Uma verdadeira lição de amor ao esporte
Conversar com Lourenço Sebastião por alguns minutos, além de ouvir muitos `causos´, você acaba por admirá-lo ainda mais. Os seus olhos brilham quando o assunto é o futebol. “Tenho prazer, vontade, é gostoso passar um sábado, um domingo, acompanhando futebol”, emocionou-se.
E continuou: “A gente vai lembrando, é muito gostoso”. Foi com grande prazer e satisfação que fizemos esta singela lembrança ao Lourenço Sebastião, personagem que nunca pode ser esquecido e que por isso, tornou-se, com grande propriedade e justiça, o `Destaque Esportivo´ do nosso blog.
Ele também passou pelo futebol suíço no tempo do `terrão´, quando acompanhou, entre outros, o Kussumoto B; ele é o último em pé, com a sua inseparável caixa de massagem |
Atualmente ele é visto sempre acompanhando, ao lado dos amigos, as partidas do futebol suíço master, principalmente do Salec |