Miguel Devito, no Toyotão, comandando o cerimonial de premiação da Copa Lions, como integrante daquele clube de serviços |
Nascido em Jafa, onde ficou até os 20 anos, o nosso `Destaque Esportivo´ iniciou a sua trajetória esportiva no futsal, logo aos 10 anos de idade. Atuou no extinto Cruzeirinho local e, sempre ligado às suas raízes, defendeu o time que disputou o Regional em 1988 pelo distrito. Teve atuação marcante no Amador e ainda hoje está no futebol suíço, onde defende o Dinos. Estamos falando do bem-humorado e muito respeitado, Miguel Devito, nosso personagem de hoje.
Devito é dessas pessoas que vale a pena ficar conversando por horas. Papo bom, esclarecido e muito bem informado sobre vários assuntos, esse funcionário do Poder Judiciário é atuante no futebol a muito mais tempo do que verdadeiramente demonstra. “Comecei no futsal e depois, aos 14 anos, estava jogando pelo Cruzeirinho”, relembra o polivalente atleta, que pode ser visto na defesa ou no ataque, sempre com a mesma eficiência.
Defendeu poucos times no amador e também no suíço, numa demonstração clara de vínculos profundos de amizade e respeito por onde tenha jogado.
Esse é o Miguel Devito, uma figura querida, educada e de fino trato com o semelhante, características que o tornaram um grande esportista ao longo dos anos.
Numa foto de 1982, defendendo a Casa Ipiranga (3º atleta em pé) |
No Platzeck, Campeonato Amador de 1987, defendendo o América (4º em pé) |
No Kosminho, municipal de futebol suíço de 2.000 |
No Amador, obteve grande destaque nos anos 80
Um zagueiro firme, sem firulas, com boa capacidade de desarme e um forte jogo aéreo, aproveitando de sua altura e envergadura. Devito atuou pelo Gartec, Casa Ipiranga, Flamengo e América, time onde jogou por vários anos.
Partindo para o suíço, pegou a fase do `terrão´, onde defendeu a Selaria e 445, time que entrou para a história da modalidade, como o último campeão da Copa Lions daquele ciclo. Também defendeu o América, Kosminho e Flamengo, onde marcou o gol do último título conquistado pelo rubro-negro, em 2006.
Com a Selaria, campeã do futebol suíço de 1992 |
Ao lado do saudoso goleiro Pinta, em sua passagem pelo Dinos |
Em sua participação pelo Flamengo, ficou marcado pelo gol do título municipal marcado em 2006 |
Pode estar encerrando a sua passagem pelo futebol suíço
Miguel Devito tem sido convidado, sistematicamente, para trocar o futebol suíço pelo máster, onde certamente alcançaria idêntico sucesso.
Porém, como tem atuado pelo Dinos, e o regulamento vigente não permite, deverá encerrar sua trajetória no futebol suíço. Depois deverá desfilar a sua classe, categoria e bom futebol, no suíço máster. Pelo menos é a sua intenção, quando desta entrevista.
Comemorando gol marcado pelo Independente diante do Vimec |