terça-feira, 25 de agosto de 2020

Destaque Esportivo: "Uma carreira iniciada em Jafa há mais de 40 anos"



Miguel Devito, no Toyotão, comandando o cerimonial de premiação da Copa Lions, como integrante daquele clube de serviços
Nascido em Jafa, onde ficou até os 20 anos, o nosso `Destaque Esportivo´ iniciou a sua trajetória esportiva no futsal, logo aos 10 anos de idade. Atuou no extinto Cruzeirinho local e, sempre ligado às suas raízes, defendeu o time que disputou o Regional em 1988 pelo distrito. Teve atuação marcante no Amador e ainda hoje está no futebol suíço, onde defende o Dinos. Estamos falando do bem-humorado e muito respeitado, Miguel Devito, nosso personagem de hoje.
Devito é dessas pessoas que vale a pena ficar conversando por horas. Papo bom, esclarecido e muito bem informado sobre vários assuntos, esse funcionário do Poder Judiciário é atuante no futebol a muito mais tempo do que verdadeiramente demonstra. “Comecei no futsal e depois, aos 14 anos, estava jogando pelo Cruzeirinho”, relembra o polivalente atleta, que pode ser visto na defesa ou no ataque, sempre com a mesma eficiência.
Defendeu poucos times no amador e também no suíço, numa demonstração clara de vínculos profundos de amizade e respeito por onde tenha jogado.
Esse é o Miguel Devito, uma figura querida, educada e de fino trato com o semelhante, características que o tornaram um grande esportista ao longo dos anos.

Numa foto de 1982, defendendo a Casa Ipiranga (3º atleta em pé)

No Platzeck, Campeonato Amador de 1987, defendendo o América (4º em pé)

No Kosminho, municipal de futebol suíço de 2.000
No Amador, obteve grande destaque nos anos 80
Um zagueiro firme, sem firulas, com boa capacidade de desarme e um forte jogo aéreo, aproveitando de sua altura e envergadura. Devito atuou pelo Gartec, Casa Ipiranga, Flamengo e América, time onde jogou por vários anos.
Partindo para o suíço, pegou a fase do `terrão´, onde defendeu a Selaria e 445, time que entrou para a história da modalidade, como o último campeão da Copa Lions daquele ciclo. Também defendeu o América, Kosminho e Flamengo, onde marcou o gol do último título conquistado pelo rubro-negro, em 2006.

Com a Selaria, campeã do futebol suíço de 1992

Ao lado do saudoso goleiro Pinta, em sua passagem pelo Dinos

Em sua participação pelo Flamengo, ficou marcado pelo gol do título municipal marcado em 2006
Pode estar encerrando a sua passagem pelo futebol suíço
Miguel Devito tem sido convidado, sistematicamente, para trocar o futebol suíço pelo máster, onde certamente alcançaria idêntico sucesso.
Porém, como tem atuado pelo Dinos, e o regulamento vigente não permite, deverá encerrar sua trajetória no futebol suíço. Depois deverá desfilar a sua classe, categoria e bom futebol, no suíço máster. Pelo menos é a sua intenção, quando desta entrevista.

Comemorando gol marcado pelo Independente diante do Vimec