Betão Aguiar, um dos maiores esportistas da história de Garça |
Ele tem o seu nome escrito na história do futebol garcense como o treinador mais vitorioso de todos os tempos. Tendo comandado o Flamengo por 35 anos, arrebatou todas as competições que foram realizadas em nossa cidade. Também passou pelo futsal, onde deixou a sua marca com mais conquistas que são lembradas por todos. Estamos falando de Gilberto Aguiar, o Betão, o nosso `Destaque Esportivo´, uma das figuras mais queridas e respeitadas da comunidade esportiva garcense.
Sempre bem humorado e atencioso, Betão vem de uma família onde o futebol sempre fez parte do dia-a-dia. Fundou o Flamengo na década de 70, com aquela equipe sendo logo unificada com o Corintinha, onde jogavam os seus irmãos, Nardão e Ênio. Neste período, faturou um título juvenil, em 1977.
Passou a disputar, sempre com o apoio dos pais, o saudoso João Aguiar e sua esposa, dna. Maria, os campeonatos varzeanos no início da década de 80, quando começou a se destacar e a conquistar troféus, como o vice-campeonato da Copa Lions, na inauguração do Toyotão, em 1980 e o título do Campeonato `Cidade de Garça´, realizado em 1982 para substituir o Amador, que não foi realizado naquela temporada, devido à falta de acordo com a Prefeitura, no que dizia respeito ao pagamento da arbitragem.
Mas era só o começo! Aos poucos, a galeria de conquistas foi aumentando consideravelmente, com o rubro-negro se tornando um dos maiores times da história, graças ao próprio Betão e familiares, além dos patrocinadores, que sempre, devido à sua credibilidade e seriedade, constantemente estiveram ao seu lado o apoiando em todos os momentos.
Nascia ali uma verdadeira `lenda´!
Flamengo, campeão da Taça Cidade de Garça de 1982, sob o comando de Gilberto Aguiar |
Em 1985, o primeiro título conquistado no Campeonato Amador |
Títulos e mais títulos, uma situação costumeira na atuação de Betão Aguiar
Em se falando de títulos, Betão Aguiar é `hors concours´. Foi campeão amador em 12 oportunidades (1985/86/87/88/90/91/92/97/06/10/11/12), sendo o único até hoje a alcançar tal primazia, com um tetra e dois tricampeonatos.
Na Copa Lions, foi o vencedor em 1982/83/93/94/05/07/08 com o seu querido rubro-negro, que também levantou o troféu de campeão no antigo Torneio do Prefeito, em 1982/87/91/10/11.
Em época que o Flamengo ficou afastado dos gramados, comandou o Vimec, onde também foi campeão amador em 1999/01/02, além da Copa Lions em 2000/02. Simplesmente insuperável!
O primeiro tricampeonato de Betão chegou em 1987 |
Betão Aguiar tem escrita uma bela página ds história do futebol amador de Garça |
No futsal, marcou época comandando a RCG no municipal
Betão, em sua atuação no esporte garcense, também teve uma belíssima passagem pelo futsal. Esteve comandando o time da RCG no certame municipal. Lembrando que foi essa equipe que deu origem à inesquecível SE RCG/Garça, que levou o nome da Sentinela do Planalto aos quatro cantos do país, nas principais competições brasileiras.
Emprestando à sua categoria e capacidade em comandar um elenco vencedor àquela associação, Betão levantou o título em 2003/04/06/07.
Betão ainda teve uma rápida passagem pelo Independente, no futebol suíço. Hoje acompanha o time do Flamengo no suíço apenas como um torcedor.
Será que algum dia ele retornará às atividades?
Time campeão de 2003, que contribuiu decisivamente para a fundação da SE RCG/Garça |