sexta-feira, 13 de maio de 2022

Recordar é Viver: "A Copa Lions e o futebol suíço"

 


Wanderley `Tico´ Cassolla

Aos poucos, o futebol garcense vai voltando às atividades normais. Depois de dois anos parados, por causa da pandemia do Coronavírus, a moçada está voltando com tudo para correr atrás da bola. A SEJEL, através do secretário Júlio César Martins, promete uma temporada diferente e com muitas novidades, para motivar ainda mais as equipes e jogadores.

A `bola da vez´ será o retorno da tradicional e charmosa “Taça Cidade de Garça”, promovida pelo Lions Clube de Garça, que entra em campo nos próximos finais de semana, com grande movimentação do suíço e do master. A competição como sempre, faz parte das comemorações do aniversário de Garça, que neste ano completou 93 anos de existência no último dia 5. 

Outrora o “carro chefe” da Copa Lions era o futebol amador, porém, com o passar dos anos foi perdendo espaço e infelizmente acabou. A nossa torcida é para que renasça um dia e em alto estilo. A cidade sempre teve grande times no esporte do “campo grande”, revelando jogadores. Vale lembrar que quando da realização da primeira edição da Copa Lions, a final reuniu os times do Mercado x Ferroviária, que em jogo festivo, fez parte da inauguração do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, no dia 4 de outubro de 1966. O Mercado ganhou de 1 a 0, gol do meia atacante Luiz Paulo, e entrou para a história da copa.

Voltando ao futebol suíço, 14 times estão inscritos: Os Pior, Empório Rebelo, Flamengo, Paulista, VIMEC, Juventude, São Lucas, Salgueiro, Dinos, VKT, Art Elétrica, Levis, Euro Black e Kosminho. Os jogos serão disputados no Conjunto Poli-Esportivo “Manoel Gouveia Chagas”, com o tempo de 15 x 15 minutos. A final acontece no próximo dia 21, em tempo normal.

Já o suíço master começa no próximo sábado (21) e termina no dia 28. Participarão 13 times: Frei Aurélio, Palmeiras, Salerc, Figueirimha, Óptica Visão, E.G., Lanchonete, J.P.E., Aliança, Os Pior, Corinthians, Dinos e Ciborg.



Vale destacar que o Lions Clube decidiu que o troféu dos campeões do suíço e master receberá o nome de Valdir Tramontini (foto). O sempre eterno delegado de polícia, corintiano e goleador do futebol garcense, jaqueta 9, que faleceu no dia 17 de outubro de 2020, ainda jovem, aos 56 anos de idade.




GILMAR, O PRIMEIRO CAMPEÃO: Hoje a coluna homenageia o goleiro Gilmar da Silva Vicente, o primeiro goleiro campeão do futebol suíço, no ano de 1.99l, quando defendeu o time do Café Delicioso (ou Dinos). Gilmar nasceu no dia 14 de maio de 1.957 e se estivesse vivo, estaria completando neste sábado 65 anos de idade. Além de goleiro, o Gilmar sempre esteve envolvido com o futebol. Montou times, foi treinador de goleiros e adorava promover jogos festivos na Vila Williams, o bairro onde sempre morou. Pertencente a uma tradicional família de esportistas (e também de músicos), era irmão do Sarará, destacado ponta direita do futebol amador dos anos 70. O Gilmar jogou no RAMEC (curta unificação de Ramos com Vimec) (foto), no VIMEC, Vila Manolo Esporte Clube, e também no Ipiranga, integrando o elenco do campeão amador invicto no ano de 1979. Por muitos anos foi fiel colaborador do Dinos no futebol suíço. Recordamos o Café Delicioso/Dinos, o primeiro campeão da Copa Lions. Em pé, da esquerda para direita: Gilmar, Evaldo, Ednaldo, Carlos Bonfim, Nezinho, Casagrande, Orlandinho e Hélião; agachados: Taborda, Teruo, Jair, Júlio Alves, Matheus e Natal.



No ano de 2008 fez parte da escolinha de futebol no Programa Escola da Família, sob o comando do professor Cassiano Pelegrini, onde treinaram em torno de 60 crianças, com idade de 8 a 10 anos. No flagrante, a comissão técnica reunida: Gilmar (esq), Professor Cassiano e Paulo Callegari. O Gilmar faleceu no dia 26 de junho de 2010, com apenas 53 anos de idade.