sexta-feira, 15 de julho de 2022

Recordar é Viver: "Os craques da bocha em Garça"

 


Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Hoje a coluna está em dose dupla: fala do futuro e também recorda o passado. Neste ano teremos a volta dos jogos regionais, que foram cancelados em 2.020 e 2.021 por causa da pandemia da COVID/19. Com uma novidade, os jogos serão realizados em diversas cidades especificas, escolhidas pela organização. Os melhores classificados participarão dos jogos abertos do interior, que serão realizados na cidade de São Sebastião, no período de 3 a 15 de outubro. A cidade do litoral norte foi escolhida depois da desistência de Sorocaba.

Em Garça, nesta 1ª fase, acontecerão os jogos de bocha, nos dias 29, 30 e 31 de julho. Segundo o Secretário da SEJEL, Júlio César Martins, o sistema de disputa reúne os municípios em três grupos, sendo que os primeiros dos grupos “A” e “B”, avançarão diretamente às quartas. O primeiro do “C”, que reúne Garça, Santa Cruz do Rio Pardo, Piraju e Tupã, além dos três segundos colocados, ainda vão se enfrentar em confronto eliminatórios definidos por sorteio, com os dois vencedores também se qualificando, totalizando os quatro classificados. Confira a tabela de jogos: 29/07, na Cancha “II” - 14 horas: Garça x Tupã – 30/07 – Cancha “II” - 8 horas: Garça x Santa Cruz do Rio Pardo – Cancha “I” -  14h30; Piraju x Garça. De acordo com o regulamento, no caso de classificação, o jogo decisivo de Garça será no domingo (31), a partir das 8 horas. Convenhamos um ótimo atrativo para os apreciadores da modalidades e esportistas em geral.

Voltando ao passado, vemos no flagrante uma das inúmeras competições promovidas na cidade, com participação dos bochófilos garcenses. Foi durante um torneio no início dos anos 80, realizado no campo que havia no interior do Bosque Municipal. O torneio homenageou os esportistas Luiz Berti e Angelim Mantovanelli, que também foi presidente do time do Rodoviário, do técnico Mourinha, integrante do Campeonato Amador. 




Em pé da esquerda para direita: Zagati, Sidnei Sampaio, não identificado e Paulo Galvani; agachados: não identificado, Gravatim, Zago, Moisés e Sebastião Sampaio. E quem seriam os garotinhos? No outro flagrante, mais uma turma boa de lançar a bola. Em pé da esquerda para direita: Moisés, Morgado, Zagati, Sebastião, Lourenço, Angelo, Paulo Dutra, Toninho Seleiro, Orlando, Zagão e Artur; agachados: Angelim, Zago, Pedro Brocco, não identificado, Zé Vieira e Cascatinha. Na primeira foto, o bochófilo Roberto Moreti, um craque da “bola pesada”. Você sabia que uma bola convencional chega pesar até 2 quilos?

HISTÓRIA DA BOCHA:  Há duas versões sobre a origem do jogo da bocha. A primeira é que remonta a um jogo praticado no antigo Egito, e na antiga Grécia, onde eram utilizados objetos de formatos esféricos (pedras redondas). A outra versão, indica que o jogo de bocha é de origem italiana, e surgiu no tempo do Império romano, quando era praticado com o nome de “boccie”. Durante a expansão do império, era levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados. Em 1.500, quando o Brasil era descoberto, a bocha era praticada na França, Espanha, Portugal e Inglaterra, já considerado um esporte de prestígio internacional. O esporte consiste em lançar bochas/bolas e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes.

Hoje em dia a prática deste esporte vem evoluindo cada dia mais, pois é bem atrativo, envolvendo de crianças até idosos. Hoje o bocha é mais jogado em canchas sintéticas, que não necessita tanto esforço para lançar as bolas, ao contrário da areia de que exige bem mais força.

BOCHA NO BRASIL: A bocha foi trazida para a América pelos imigrantes italianos, primeiro para a Argentina, depois para outros países. Os estados de São Paulo, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, que receberam grandes concentrações de imigrantes vindos da Itália, foram responsáveis pelo início do esporte no Brasil. Posteriormente se espalhou pelo Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O primeiro Campeonato Sul Americano de Bocha foi realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina, no ano de 1994. Em setembro de 2006 o Brasil conquistou seu primeiro Campeonato Mundial de Clubes de Bocha, realizado na cidade de Montenegro, no Estado do Rio Grande do Sul, numa vitória da equipe do Círculo Militar de São Paulo contra a Itália. Só não me perguntem da regra, que desconheço. Se você quiser saber, basta ir no campo “Geraldo Moisés”, que fica ao lado das piscinas do campo do Garça FC.