segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Coluna Bate Pronto (18/12)



E o Corinthians conquistou o mundo! O time de Parque são Jorge, campeão invicto da Libertadores, derrotou por 1 x 0, o Chelsea-ING, em Yokohama, tornando-se campeão mundial. O gol da vitória foi marcado por Paolo Guerrero, na etapa final. Aliás, o peruano marcou os dois gols do alvinegro no Japão, pois também havia sido o goleador na semifinal ante ao egípcio Al-Ahly. Porém, ele não participará da festa da chegada, pois, na escala em Frankfurt, na Alemanha, ele foi autorizado a se deslocar para Hamburgo, a fim de resolver problemas particulares. Lembrando que ele jogava justamente no time daquele cidade antes de chegar ao Corinthians.

O goleiro Cássio – tem um dos menores salários do elenco, R$ 80 mil -, com defesas milagrosas, foi o herói da conquista, tanto é que que faturou o prêmio como o melhor jogador do Mundial. Porém, méritos para Danilo, que fez um jogo final sensacional, muito elogiado por todos. Aliás, o Corinthians deu mostras de que é um time muito forte, difícil de ser batido, taticamente quase perfeito, com os atletas certos nas posições certas. De antemão, aparece como um dos favoritos na Libertadores do ano que vem, quando terá a companhia de São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Grêmio e Atlético-MG, esses dois, caso avancem na pré-Libertadores.

Não há o que discutir! A torcida do Corinthians é a mais apaixonada do país. A massa alvinegra foi um espetáculo à parte durante a presença do time em terras nipônicas. A FIFA  chamou de `multiplicação corinthiana´ a presença da Fiel torcida que foi tema de vários canais de TV do mundo todo. A britânica BBC fez questão de fazer reportagens que tiveram como tema algumas figuras `pitorescas´ que cruzaram o mundo para acompanhar o time que causa devoção por onde passa. Já a norte-americana CNN afirmou que o caso da torcida corinthiana é único, sendo a mais fanática do mundo do futebol.

A torcida mosqueteira terá a chance hoje de novamente demonstrar a sua exagerada paixão pela equipe. Está prevista a chegada da delegação em Guarulhos, a partir das 7 horas. Um grande efetivo policial foi montado para dar segurança e suporte aos campeões do mundo. Não precisamos nem acrescentar que a capital do Estado vai parar, literalmente, com a passeata corinthiana. Se na ida, os alvinegros já fizeram aquela festa em Cumbica, imagira agora, com o retorno e ainda por cima, campeões mundiais!

De Lauro Jardim, em Veja: “O Corinthians foi campeão e a festa também foi da Globo e da Band, que alcançaram audiências recordes. Segundo números prévios do Ibope para a Grande São Paulo, a Globo registrou 32 pontos e a Band, 12 pontos. Normalmente, neste horário, a audiência da Globo fica em torno dos oito pontos e a da Band não passa de dois. Para efeito de comparação, quando o Santos foi goleado pelo Barcelona, também numa manhã de domingo, a Globo registrou 31 pontos. Mas naquela ocasião a Band não exibiu o fiasco do Santos.”

Pelo título ganho no Japão, o Corinthians receberá U$ 5 milhões (R$ 10,5 milhões), sendo que metade do valor será distribuído entre os atletas do elenco campeão mundial. O prêmio pago será inferior ao da Libertadores, sendo que a diretoria explicou que, na competição organizada pela Conmebol, o título foi conquistado após 14 jogos, enquanto que no Mundial, em apenas dois.

Pesquisa divulgada pelo Datafolha aponta que hoje, Corinthians e Flamengo detem as maiores torcidas do Brasil, ambos com 16% do total. O São Paulo seria o terceiro, com 9%, seguido de Palmeiras (7%) e Vasco da Gama (5%). De acordo com a pesquisa, o crescimento da torcida corinthiana tem sido vertiginoso nos últimos anos, sendo essa a primeira vez que o Timão consegue empatar com o Flamengo. Lembrando que hoje o Corinthians possui o mesmo número de torcedores se somados São Paulo e Palmeiras.

Adenor Leonardo Bachi foi um meio-campista técnico, que teve a sua cartreira abreviada devido aos crônicos problemas físicos. Vice-campeão brasileiro com o Guarani em 1986, aventurou-se como técnico e começou a chamar atenção na nova função com o título estadual conquistado pelo Caxias, quando desbancou os gigantes Internacional e Grêmio. Após passagens por vários clubes, com títulos e decepções acumulados em anos como técnico, Tite passou a ser o único treinador brasileiro com títulos estadual, Copa do Brasil, Brasileirão, Copa Sul-Americana, Libertadores e Mundial.

Fonte: Jornal Comarca de Garça