terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Os 10 piores momentos do esporte garcense em 2012

Seguindo com o nosso balanço da temporada, sempre levando em consideração a opinião desse blogueiro, divulgamos aqueles que julgamos ser os piores momentos do esporte de Garça em 2012. Confira:


- CONFUSÃO NA DECISÃO DO AMADOR
Inadmissível! Assim pode ser considerado o grande tumulto que impediu o encerramento do segundo jogo da série decisiva do Campeonato Amador, entre Flamengo e Cruzeiro/J. Mesquita. O caso foi levado à Comissão Disciplinar que puniu o time mesquitense, considerado, segundo os relatórios do árbitro e representante, o causador da pancadaria generalizada; foi deprimente acompanhar aquelas cenas!




- PARALISAÇÃO DA COPA DE FUTSAL 
Uma absurda pressão e até ameaças por parte de pessoas ligadas às equipes, causaram a paralisação da Copa de Futsal garcense em sua fase semifinal. Foi no confronto entre Os Kome Keto e Rapal, onde a dupla de arbitragem foi obrigada a deixar o ginásio acompanhada da PM; depois, a competição seguiu e terminou; mas que o brilho foi ofuscado, isso não tenha dúvida!



- RETORNO DO FUTEBOL PROFISSIONAL
O tempo passa e volta e meia aparece esse assunto `requentado´. Dessa vez, a genial ideia partiu do atleta garcense Marcos Lucas, o Pi (E), que está atuando na 3ª divisão do futebol da Bélgica. Ele chegou a ir à capital com o prefeito e secretário de Esportes, quando ficou sabendo que o Garça está oficialmente desfiliado. Para retornar ao profissionalismo, uma módica quantia de R$ 800 mil deveria ser recolhida junto aos cofres da FPF, além da adaptação do Platzeck e um custo mensal em torno de R$ 80 mil para a manutenção do time na última divisão paulista. Foi citado um empresário italiano, ligado ao garcense, como o `mecenas´ da vez, fato que nunca se consumou. Um outro empresário surgiu na história, mas ninguém veio a Garça; é mais uma história que não virou e não vai virar nada, pois já passou o tempo do futebol profissional em nossa cidade; essa é a realidade!




- INTERDIÇÃO DO PLATZECK
Mais uma temporada terminou sem que o Platzeck pudesse ser utilizado pelos esportistas garcenses! O principal estádio da Sentinela do Planalto segue interditado pela Justiça, sob a alegação de `falta de segurança´, mesmo tendo sido utilizado apenas para jogos caseiros; tentativas foram feitas pelo departamento competente da municipalidade, porém, sem êxito; pelo segundo ano consecutivo a final do Amador foi realizada no Toyotão;




- ÁLVARO DE CARVALHO E LM
Essas duas equipes entram nessa lista pelo simples fato de não terem terminado o Campeonato Amador, após proporcionar dois WO´s e por isso, serem eliminados da temporada; no futebol suíço, o Frei Aurélio também não compareceu a um jogo do returno, mas acabou terminando a competição;



- CLIMA TENSO NO CAMPEONATO AMADOR
Não foi apenas a decisão que apresentou problemas na mais tradicional competição esportiva de Garça; na fase de classificação, o clima tenso, de ameaças à arbitragem, foi a tônica, infelizmente. Teve jogo inacabado devido à invasão do torcedor (Ferroviária x São Lucas) e partida que não terminou pois o árbitro deixou o gramado alegando `falta de segurança´ (Flamengo x Sol Nascente); tudo isso causou uma debandada dos heróicos `homens- de preto´, que passaram a se recusar a continuar atuando no Amador, com razão, diga-se de passagem. Se não ocorrer uma mudança radical na consciência dos participantes, a competição passará a correr sérios riscos no futuro!




- ANÚNCIO DO FIM DA CARREIRA DE GILBERTO AGUIAR
Essa entra na lista devido à comoção causada, pois foi um duro golpe no amadorismo garcense. Betão, como é conhecido, venceu 12 campeonatos amadores, além de outros títulos na Copa Lions, Torneio Preparação e até na Copa de Futsal. Fundador do Flamengo em 1977, anunciou o encerramento de seu ciclo de 35 anos, que o consagrou como o técnico mais vitorioso da história. O nosso futebol varzeano perde muito com a retirada do insubstituível Betão!




- FALTA DE RESPEITO A HOMENAGEADO
Pelo segundo ano seguido o SEC, campeão do suíço master, não devolveu o troféu para a entrega simbólica na festa de encerramento do ano esportivo. Todos sabem no amadorismo da animosidade existente entre esse blogueiro e o técnico/dirigente da equipe, fato que não justifica a falta de respeito com o homenageado pela SEJEL na festa organizada por nós. Com isso, pela segunda temporada consecutiva, o troféu com o nome de Túlio Calegaro (foto) não foi entregue oficialmente. Uma pena e profunda falta de respeito, não com a organização, mas sim, com o homenageado!




- TIMES APENADOS COM PERDA DE PONTOS
Atletas atuando com três cartões amarelos devido à falta de controle dos times, foi um fato corriqueiro na atual temporada. No suíço, o Dinossauros (foto) errou por dois jogos seguidos, enquanto o Paulista acumulou uma série de derrotas após perder três pontos pelo mesmo motivo. Até o tetracampeão Vimec perdeu pontos, mesmo tendo vencido a Lanchonete, 10 x 1! No futebol amador, o Sol Nascente perdeu os pontos na última rodada, causando alteração nos confrontos das quartas de finais. Faltou muito controle por parte das equipes!!!



- ATLETISMO SEM COMPETIÇÃO
Ainda em decorrência da interdição do Platzeck, centenas de alunos, a partir do 4º ano do ensino fundamental, ficaram sem as competições de atletismo que seriam disputadas na pista do Platzeck, a única da cidade, durante as duas edições anuais da Olimpíada Escolar; sem dúvida, uma grande perda para aquela competição.