quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O adeus a um santo!!!

" A melhor coisa que aconteceu na minha vida foi a torcida do Palmeiras"











"Eu saio daqui hoje com o dever cumprido; Peço para vocês (torcedores) nunca se esquecerem de mim, pois eu nunca me esquecerei de vocês"
O Pacaembu recebeu uma grande festa promovida para o encerramento oficial da carreira do goleiro Marcos Roberto da Silveira Reis, para nós palmeirenses, simplesmente `São Marcos´. A nação palmeirense prestigiou o evento que contou com 40 mil apaixonados pelo time que tem o hino mais bonito da história do futebol brasileiro.
O `Santo´ entrou em campo para o jogo entre o Palmeiras campeão da Libertadores/99 e a seleção do Brasil, pentacampeã do mundo em 2002, ao lado dos filhos Lucca, Ana Júlia e o recém-nascido Marcos Vinícius, de apenas um mês de vida, sem saber como o pai é idolatrado pelos alviverdes. Recebeu homenagem da FPF, CBF e da maior torcida palmeirense, a Mancha Verde.
Com a bola rolando, fez o gol na cobrança de pênalti sobre o amigo Dida, chutando forte, no meio do gol, sem chances para o goleiro que defendeu a Portuguesa no último Brasileiro. Paulo Nunes, após jogada individual de Edmundo, ampliou para 2 x 0, fechando o placar na etapa inicial para o Palmeiras. Aliás, que saudade daquele time que esmerilhava os adversários e tanto fez sofrer o time dos necessitados da marginal s/n. Quem bom voltarmos a ver Kléber na defesa - e pensar que tivemos Maurício Ramos e Leandro Amaro no rebaixamento -, César Sampaio e Alex no meio-campo, além de Paulo Nunes, Edmundo e Evair no ataque!!! Credo!!! Até me esqueci que torcemos para um time que foi rebaixado e que contava com Daniel Carvalho, Luan e Patrik, que diferença abissal!!!
No 2º tempo, a festa continuou em vários momentos, entre eles, quando Marcos foi jogar como centroavante, cedendo o seu posto para Sérgio e, principalmente, quando Ademir da Guia entrou em campo com a camisa 10. Era o Divino retornando, aos 70 anos!!! A seleção brasileira ainda chegou ao empate, através de dois ex-palmeirenses campeões do mundo: Edílson e Luizão, que decretaram o placar de 2 x 2, com a partida se encerrando aos 26´ da etapa complementar.
Ops!!! Estávamos nos esquecendo da surpresa feita ao goleiro, quando os refletores do Pacaembu foram apagados, com o canhão de luz focando no `Santo´, e num painel, aparecendo a foto dele, com a data emblemática: 12/12/12, justo ele, que sempre jogou com a 12!!! Inesquecível!!! E ele ainda discursou no centro do gramado, agradecendo a Deus, aos pais, irmãos, a mulher Sônia, aos filhos, aos atletas que participaram da festa, aos treinadores que passaram pelo Palmeiras, aos ídolos Velloso e Sérgio, ex-goleiros palmeirenses e aos torcedores do time mais vitorioso da história do futebol brasileiro, a Sociedade Esportiva Palmeiras. Memorável e para sempre!!!
Enfim, um festa merecida para Marcos, ídolo palmeirense e querido por todos os torcedores. Um atleta que defendeu o Palmeiras em 532 partidas, conquistando 18 títulos. Um goleiro campeão do mundo, que foi convocado em 67 oportunidades, realizando 29 jogos e sofrendo apenas quatro gols na Copa onde acabou consagrado. Enfim, um palmeirense que sai dos gramados para se tornar eterno!!!! Amém, São Marcos e muito obrigado pelo que você fez pelo campeão do século XX!!!