sexta-feira, 24 de maio de 2013

`Recordar é Viver´: A largada do futebol suíço






Por Wanderley Marcos ´Tico´ Cassolla


O futebol suíço vive um grande momento em nossa cidade. Hoje é, sem sombras de dúvidas, a modalidade mais disputada e que atrai o maior número de torcedores à beira dos campos. O Conjunto Poliesportivo “Manoel Gouveia Chagas”  recebe um grande público nas manhãs de domingo, alguns times levam torcida organizada, bandeiras e um batuque pra lá de animado.
Amanhã será dada  a largada da competição, e segundo o secretário municipal de Esportes, Sebastião Galego, tudo foi definido em comum acordo com os clubes  participantes, principalmente na mudança de alguns itens do regulamento. Na sede da secretaria da SEJEL (Secretaria Municipal da Juventude,  Esportes e Lazer), 14 times se inscreveram: Os Pior, Dinossauros, Juventude, Centenário, Tropical, Paulista,  Kosminho,  Frei Aurélio, Vimec, Vagão, Amigos,  Dinos, Lanchonete e Independente. Olha está difícil quem é o favorito ao título, até porque muitos times surgem em condições de faturar o “caneco”: Independente, Os Pior, Vimec, Juventude, Centenário, Kosminho, Dinos,  saem na frente. Só que  não será nenhuma surpresa  se  uma outra  equipe correr por fora e chegar lá. Isto só o tempo dirá,  pois o campeonato é longo, com um total de 26 rodadas, sem falar nas fases seguintes.
A primeira rodada marca: No “Heitor Gonçalves”: 8 horas: Os Pior x Dinossauros; 10 horas: Juventude x Centenário. No “Martin Carvalho”:  8 horas: Tropical x Paulista; 10 horas: Kosminho x Frei Aurélio. No “Marcos Antonio da Silva”:  8 horas: Vimec x Vagão; 10 horas:  Amigos x Dinos. No “ Naudert da Silva Braga”, 8 horas: Lanchonete x Independente.

O Início:  Atualmente o futebol suíço está “confortavelmente” instalado no  Conjunto Poliesportivo “Manoel Gouveia Chagas”, numa área cheia de verde, com campos gramados, ideal para os jogadores e torcedores.
Mas o início foi duro. Tudo começou no interior do Bosque Municipal, quando os servidores públicos da Prefeitura Municipal construíram o primeiro campo da modalidade,  que ficava onde hoje é a sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Lá os primeiros “peladeiros”  corriam atrás da bola durante a semana após o expediente. Vários times foram aparecendo,  jogando aos sábados e domingos. Depois outros campos foram construídos atrás do Hospital do São Lucas,  até que chegou o “Manoel Gouveia Chagas, inaugurado no dia 04 de  Maio de 1996.  Recordamos um dos primeiros times da Prefeitura de Garça. Em pé, da esquerda para direta: Ranulfo, João Trinca, o goleirão Chola, Ivan Pinheiro, Roberto Galdino e o `juizão´ Moisés Rodrigues Santana; agachados: José Antonio Lourenço, Iraldo Lorenzeti, Orestes, Camargo e Sidney Sampaio. O mascotinho é o Cassio Rodrigues.
A coluna faz uma homenagem ao ex-zagueiro Roberto Galdino de Carvalho que foi um dos mais tradicionais atletas do futebol suíço. Só no bom time da Eletrônica, o Galdino jogou por 27 anos. Sem falar numa passagem meteórica no Cometa Halley, equipe montada pelo Zezo. Falando do futebol amador, o Galdino jogou na Esportiva Jafense, no começo dos anos 70, que tinha também o Aníbal Bonfim, João Trinca e Toninho  Maceloni,  disputando  amistosos no campo do distrito e nas fazendas da região.  Na outra foto, veja como está o corintiano e campeão Roberto Galdino (esq), ao lado do filho Júnior e da neta Júlia. 

Fonte: Jornal Comarca de Garça