sexta-feira, 17 de maio de 2013

Recordar é Viver: o esportista João Miguel Chaves






Por Wanderley Marcos `Tico´ Cassolla


Acompanhamos no último final de semana os jogos finais da Copa  Lions de Futebol.  Em todos os locais que estivemos presentes no “Toyotão” ou nos campos do suíço, vez ou outra chegava algum esportista e lá vinha com a tradicional pergunta: “E o Garça vai voltar ou não?” Em cima disto mais um montão de perguntas, do tipo “Pô, tem cada cidade bem menor que Garça e tem futebol profissional, algumas com time até na primeira divisão!!!”, ou, “Garça tem uma grande estrutura, o “Platzeck” (apesar de interditado), com as adaptações necessárias, reúne amplas condições de sediar jogos de uma Série A-2!!!”. Respondo que não é uma tarefa fácil o retorno do “Azulão”, por vários motivos. O principal é a parte financeira. Senão vejamos: se retornar com o nome de Garça Futebol Clube com certeza deve haver várias pendências na Federação, sem falar numa enxurrada de ações trabalhistas de ex-jogadores.
Agora se for criada uma nova agremiação com nome diferente, tipo Associação Esportiva Garcense também já começa com uma despesa enorme: a taxa de filiação que está na casa do R$ 800 mil reais. Pelo menos este foi o valor exigido  pela Federação Paulista de Futebol, quando estivemos no ano passado, acompanhando o jogador Marcos Lucas, o “Pi”, na entidade máxima do futebol paulista. Naquela oportunidade o Pi, que joga no futebol belga, demonstrou interesse em reativar o Garça,  juntamente com empresários europeus. Seria uma saída, mas até o momento o assunto não evoluiu ou até mesmo caiu no esquecimento. Acredito que o retorno do Garça somente seria possível com parcerias ou ajuda de empresários do ramo futebolístico dos grandes centros,  pois de outro lado não vislumbramos uma luz no fim do túnel.
A título de ilustração destacamos que o  futebol profissional em Garça começou a ser praticado nos idos de 1.932.  Ao longo dos anos foram estes os nomes: Garça Futebol Clube e Garça Esporte clube. No ano de 1.942 existia o Clube Atlético Brasil, que se juntou ao Garça EC. Posteriormente, no ano de 1.952 foi a vez da Associação Atlética Bandeirantes se unir ao Garça FC. Em 15/02/1965 foi “refundado’ o Garça Futebol Clube, procurando resgatar as suas origens, nas cores azuis e brancas, o temível “Azulão” da Alta Paulista, que esteve em atividades até a temporada de 2.004.

CHAVES: TORCEDOR ILUSTRE: Ao longo dos anos o  Garça teve um grande número de apaixonados torcedores, responsáveis direto pela manutenção da equipe. Era comum o torcedor de outrora,  além de comparecer no campo, comprar rifas, ser associado, e como o futebol era mais barato,  praticamente sobrevivia com a ajuda deles e principalmente da Prefeitura Municipal. Dentre entre torcedores, um merece especial atenção: o sr. João Miguel Chaves, sócio fervoroso, como bem podemos ver nas carteirinhas do ano de 1953 e de 1977.  Além de esportista, o “seo” Chaves sempre foi pessoa atuante e prestativa em nossa comunidade. Foi plenamente engajado na política, vereador pela antiga legenda do MDB, e também presidente da Câmara. No lado profissional foi um dos mais gabaritados despachantes, a frente do conhecido “Escritório do Chaves”.  No ultimo domingo, o “seo” Chaves completou 90 anos de vida, muito bem vividos, e comemorou a nova idade na companhia dos familiares (foto). Recebeu ainda os cumprimentos de seus inúmeros amigos em especial da coluna, da qual é um dos maiores colaboradores. 

Fonte: Jornal Comarca de Garça