segunda-feira, 18 de novembro de 2013

As mais notáveis `fantochadas´ do futebol suíço master em 2013

Terminou no sábado o futebol suíço master/13, apesar de recurso existente no TJ-SP, ainda referente à semifinal entre Guanabara e SEC.
É comum aos brasileiros o esquecimento rápido dos fatos ocorridos durante o ano. Porém, em nossa função de divulgar tudo referente ao esporte de Garça, nós não deixamos passar nada e `refrescamos´ a memória do amigo internauta que sempre nos deu o privilégio de nos acompanhar.
Por isso, vamos recordar as várias `fantochadas´ ocorridas em 2013 e ficamos na torcida para que tenham servido de aprendizado para quem se `aventurou´ no segmento, mesmo não tendo a mínima condição para tal. Confira:

1 - Logo na reunião técnica realizada no início do ano, para definição da temporada, os dirigentes esportivos viram o que estava lhes esperando! No encontro realizado, uma verdadeira `terra de ninguém´, com dirigentes `batendo boca´ e nada sendo definido. Questões foram levantadas, porém, sem que nenhum resultado que agradasse aos clubes fosse referendado. A imagem deixado por quem (não) comandou o encontro foi a pior possível: desorganização e uma clara incapacidade de gerir a reunião. Começava ali o `sofrimento´!!!




2 - Logo na primeira rodada da Copa Enéas Sport, o árbitro, corretamente, não iniciou o 2º tempo da partida entre Guanabara e SEC, por um motivo bem singelo: queria receber a taxa de arbitragem das equipes. O interessante é que na dita reunião - se aquilo pode ter sido chamada de reunião - nada foi passado aos times sobre tal cobrança e como num `passe de mágica´, a mesma constava no Regulamento. Bagunça??? Que nada, foi muito mais que isso. Como se nada tivesse ocorrido e sempre com sorrisinhos nervosos, surgiu, do nada, nos campos do futebol suíço, uma caricata figura dizendo que `nada seria cobrado´ dos times. Então por que constou do Regulamento? Para que Regulamento, se o mesmo foi `rasgado´ logo na rodada inicial???



3 - A `fantochada´ é uma praga que, pelo jeito, veio para ficar. Na rodada seguinte à confusão sobre pagamento da arbitragem, mais uma: nada do representante aparecer e o pior foi que ninguém que resolvesse o assunto se apresentou. Não restou alternativa! Um cidadão que assistia ao confronto, pegou uma folha qualquer e fez a súmula manuscrita. E até o final da partida nada de alguém surgir para evitar o profundo mal-estar gerado!  Ridículo!




4 - Essa foi `feroz´! Ainda na Copa Enéas Sport, foi entregue, com muita pompa, o troféu de artilheiro a um atleta que tinha sido apenas o terceiro maior goleador. Constrangimento foi o mínimo criado nesta surreal situação. Após uma semana, durante a Copa Lions, o verdadeiro artilheiro apareceu, após reclamações do Salec. Foi ele João Paulo, que recebeu o prêmio das mãos do patrocinador do evento. Falar o quê depois dessa???




5 - Para que Regulamento? Uma `fantochada´ clássica é aquela onde o Regulamento não é respeitado. Neste estava escrito, de acordo com o que ficou definido na reunião técnica - aquela mesma! - que os atletas que assinassem para uma equipe na Copa Enéas Sport, ficaria vinculado à mesma durante todo o ano. Nem preciso dizer o que aconteceu, não é mesmo? Muitos times sofreram desfalques nesta `transição´, antes do início do municipal. Uma pergunta: se é para desconsiderar o que aconteceu na reunião, então por que realizá-la??? Então rasgue o Regulamento de uma vez!!!




6 - Se estavam tentando tornar a temporada/13 inesquecível, conseguiram. E como! Uma `mente brilhante´ enviou à Comissão Disciplinar a absurda informação de que um torcedor do Dinos, na verdade, também era diretor. Isso por que não há nenhuma ficha ou documento que venha comprovar tal fato. Resultado: o torcedor foi julgado como diretor e recebeu dois jogos de punição. Hilário, para não dizer outra coisa.




7 - Final do suíço master. Rádios, jornal e até o nosso blog divulgando que a partida decisiva começaria às 16 horas. Torcedores presentes no horário e o Salec, também. Mas o SEC só apareceu perto das 17 horas, pois foi avisado a ele que a partida começaria naquele horário. Resultado: um grande desconforto por parte dos torcedores, que tiveram que aguardar uma hora ou até mais, para o início da partida. Uma prática comum das pessoas de caráter duvidoso novamente veio à tona: `ele´, o `Incapaz´, afirmou para todos que quisessem ouvir que a culpa não foi dele. Vergonhoso. Uma verdadeira bagunça!!!




8 - Essa, talvez, pouca gente percebeu. Na premiação do master, foram entregues todos os troféus. Demonstrando o tamanho de sua inteligência, `ele´ quis se dirigir ao público depois de toda a premiação ter sido entregue, ou seja, começou a falar e todos viraram as costas, `saindo para a comemoração, sendo que ninguém ficou prestando atenção. Você não entendeu mal não: `ele´ primeiro entregou os troféus e depois quis falar! Foi cômico. 




9 - Uma incapacidade visível em lidar com situações delicadas fez com que o master chegasse à Justiça Comum. Isso mesmo! Hoje tramita no TJ-SP, recurso referente à semifinal entre Guanabara x SEC, que teve o segundo jogo cancelado devido ao falecimento de familiar de atleta do SEC. Uma `fantochada´ sem precedentes, que deixou `sub-judice´ a competição municipal. Se fosse do ramo, saberia lidar com a situação de uma maneira serena e que não causasse reclamações. Mas isso seria uma utopia!!!