segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Coluna Bate Pronto (22/12)






Com dois gols de Luizito Suarez e outro de Messi, o Barcelona derrotou o River Plate-ARG, 3 x 0, conquistou o Mundial Interclubes da FIFA – Michel Platini e Joseph Blatter foram suspensos por oito anos -, disputado no Japão. O atacante uruguaio ainda faturou o prêmio como o melhor jogador da competição, além de ter se tornado o artilheiro máximo, com cinco gols em apenas duas partidas.

“A pedido do `Estadão´, a FIFA confirmou em documento oficial, a polêmica sobre a conquista do Palmeiras do Mundial de Clubes da FIFA, de 1951, como o presidente Joseph Blatter havia garantido para a CBF e para a própria diretoria do clube durante a Copa do Mundo de 2014. Em inglês, o texto enviado por um porta-voz da entidade diz o seguinte: `At its meeting on 7 June 2014 the FIFA Executive Committe agreed to the requested presented by CBF to acknowledge the 1951 tournament between European and South American clubs  as the first worldwide club completion and Palmeiras as its winner´.”

“A FIFA, no documento datado de 18 de dezembro de 2015, diz que `Em reunião realizada em São Paulo, no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo concordou com o pedido apresentado pela CBF para reconhecer o torneio disputado em 1951, entre clubes europeus e sul-americanos, como a primeira competição interclubes e o Palmeiras como o seu vencedor´.”

Com isso, encerra-se a polêmica, com a entidade máxima do futebol mundial reconhecendo e confirmando o Palmeiras como o primeiro campeão mundial interclubes ao `O Estado de São Paulo´, com a matéria acima sendo escrita pelos jornalistas Glauco Pierrie e Jamil Chade. Na decisão do torneio, no Maracanã, o Palmeiras empatou com a Juventus-ITA, 2 x 2, diante de 150 mil pessoas. No primeiro jogo, no Pacaembu, o alviverde venceu pela contagem mínima. Além deles, disputaram o primeiro Mundial Interclubes: Rapid Viena (Áustria), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Nacional (Uruguai), Nice (França), Sporting (Portugal) e Vasco da Gama.

No jogo festivo e beneficente realizado no domingo, no campo do antigo CT, a seleção do futebol suíço garcense bateu a seleção máster, 3 x 1, com gols de Téia (pênalti), Ju Martines e Giolo, cabendo a Valdecir, o tento solitário do time perdedor. Porém, o mais importante foi a arrecadação de alimentos, com os organizadores direcionando-os às entidades de nossa cidade.

Será que Edgardo Bauza, argentino contratado para comandar o São Paulo até o final de 2016, com salários mensais de R$ 400 mil, conseguirá cumprir o seu contrato integralmente? Ele foi campeão da Libertadores com os equatorianos da LDU, sobre o Fluminense, além do San Lorenzo-ARG.

E por falar no maior campeonato de futebol das Américas, hoje vai acontecer o sorteio dos grupos da fase inicial, bem como da pré-Libertadores, com a presença do tricolor paulista. Alguém, por algum momento, chegou a levar a sério a declaração de Andrés Sanches, que afirmou que o Corinthians, caso a premiação por partida em casa não seja reajustada, não disputará a próxima edição? Hoje esse valor gira em torno de R$ 480 mil, com o time de Parque São Jorge pretendendo, no mínimo, o triplo.

O Santos deu muito azar numa ação impetrada junto a FIFA, contestando os valores da venda de Neymar ao Barcelona. Acontece que o Peixe faria jus a 2 milhões de euros, pelo fato do ex-atacante santista ter sido indicado para a `Bola de Ouro´ da FIFA. Os blaugranas enviaram uma correspondência à diretoria peixeira cancelando o pagamento sob a alegação de que “Se o Santos está contestando os valores da venda de Neymar na FIFA, até que se tenha uma definição sobre o assunto, o contrato está suspenso”. Bem como o milionário pagamento em euros.

Até recentemente, a Adidas ressaltava o título da Copa do Brasil pelo Palmeiras, um dos grandes times patrocinados pela empresa, através das redes sociais. Foi o que bastou para que um corintiano comentasse: “Calma gente! É apenas a Copa do Brasil, não é o Mundial de Clubes!”. No que a multinacional alemã respondeu, para delírio dos palmeirenses: “Calma, craque. Cada título leva a outro título. Só não vale pular um desses!”. Na mesma velocidade que postou, o alvinegro apagou o seu infeliz comentário.

Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização 1 - O Corinthians fechou a contratação de Marlone, 23, que assinou contrato por quatro anos com o time de Parque São Jorge. Antes do time alvinegro, o atacante havia defendido Fluminense, Vasco da Gama, Cruzeiro e Sport Recife;

Atualização 2 - Empolgado, o atual campeão brasileiro estaria tentando Rafael Sóbis, atualmente no futebol mexicano, além de Marcelo Moreno, que está na China;

Atualização 3 - A Conmebol confirmou que aumentará para U$ 400 mil por partida, a cota de cada time na fase de grupos da Libertadores. E apenas Atlético-MG e Corinthians serão cabeças de chave no sorteio desta terça-feira.