quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Começou a fazer as contas e daí...


Torneio teria os jogos sendo realizados nos campos do antigo CT
Recentemente, neste espaço que é voltado para o esporte garcense, publicamos uma informação de que um conhecido e respeitado esportista, visceralmente ligado ao futebol suíço master garcense, estava empolgado com a possibilidade de organizar um torneio amistoso para a modalidade em janeiro, com a presença de 10 agremiações, com jogos nos campos do antigo CT do Garça. Estas ficariam incumbidas de arcar com as despesas de arbitragem para o evento.
Pois bem.
Reencontramos o esportista durante a semana numa agência bancária e o indagamos sobre o andamento desta ideia. Porém, ele não demonstrou muita empolgação e revelou que as dificuldades girariam em torno, após fazer as contas, do custeio de arbitragem.
"Existem times que teriam condições, mas, sinceramente, não tenho certeza se todos topariam", disse, em tom de dúvida sobre a viabilidade do evento.
Para ajudar o nosso amigo, vamos fazer um exercício de previsão de gastos com a arbitragem neste torneio amistoso, levando-se em consideração os mesmos valores pagos em 2015 - árbitro; R$ 70 e representante: R$ 37,50. Lembrando que, sem querer ser `boca de lesma´, acredito que, com estes valores, poucos árbitros estariam dispostos a atuar. Porém, vamos simplesmente fazer as contas:

Participantes - 1ª fase
10 times, turno único, nove rodadas, cinco jogos cada rodada, a um custo estimado de R$ 107,50;

Custo total - 1ª fase 
45 jogos a R$ 107,50 cada, perfazendo R$ 4.837,50;

Quartas de finais - 
Normalmente, os árbitros recebem dobrado nesta fase. Como seriam quatro jogos - somente ida para economizar - o custo de cada partida seria de R$ 215. com os quatro jogos, atingiria R$ 860;

Semifinais -
Usando o mesmo critério anterior, os dois jogos totalizariam R$ 430;

Final - 
Custo de R$ 215.

Total geral incluindo todas as fases -
R$ 5.482,50. Como são 10 times participantes, teríamos que dividir em 10 partes iguais, com o valor estando à disposição antes do início do campeonato, para que não haja problema com pagamentos durante a 1ª fase ou qualquer outra. Mais um motivo para o recolhimento ocorrer antes do evento é que não se sabe quais serão os classificados. Uma coisa óbvia. Desta forma, cada time teria que arcar com o valor de R$ 548,25. Fora a premiação.

Deixo claro que é apenas uma suposição. Caso o torneio aconteça, os times teriam a liberdade para escolher a forma de disputa que lhe convierem, com mais ou menos jogos, o que causaria um acréscimo ou diminuição no valor alcançado acima.
Volto a dizer: é apenas uma suposição!