quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Coluna Bate Pronto (23/12)



O garcense Cássio L. Zancopé, integrante do quadro de árbitros da FPF, estará atuando logo na rodada inaugural da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No dia quatro de janeiro, 21 horas, em Marília, comandará Cruzeiro x Vitória da Conquista-BA. No grupo ainda estão o Marília AC e o Comercial.

Cerca de 320 kgs de alimentos foram arrecadados no jogo beneficente do domingo, envolvendo a seleção do futebol suíço diante da seleção máster garcense, vencida pela primeira, 3 x 1. Os organizadores do evento estariam direcionando a doação ao Lar Meimei e à Associação de voluntários do Câncer.

O time sub/15 de Gália ficou com o vice-campeonato da Copa Regional do Bom Senso. No último jogo da temporada, em Echaporã, os comandados do professor César Santana foram batidos por 3 x 0 pelos locais. A equipe ainda teve o goleiro Wálter Bianchi Jr. como o menos vazado da competição. Ao total, foram 15 jogos disputados por Gália, com sete vitórias, cinco empates e três derrotas.

Pela primeira vez a comunidade Araceli/Beira-Rio organizou um torneio de futebol de areia, categoria máster. O evento terminou com o título do Guela Seca. Ao total, foram oito times participantes e sete confrontos até que se conhecesse o grande campeão. Porém, o que chamou a atenção mesmo foi o aspecto disciplinar, pois ao longo da competição foram mostrados pela arbitragem apenas seis cartões amarelos, média inferior a um por partida. Nem precisamos dizer que não houve nenhuma expulsão.

O fato é bastante relevante, principalmente se compararmos com o futebol municipal, que teve um ano de 2015 bastante movimentado no quesito `suspensões´. O que fica desses números é a certeza que no futebol de areia, todos os seus praticantes se preocupam apenas em jogar futebol. Mais nada. Sem dizer que a disciplina é levada muito a sério, com regras rígidas, sem qualquer contestação dos times envolvidos.

O futebol do interior do Brasil vai acabando, chegando a um melancólico `apagar das luzes´. No Paraná, por exemplo, a Série Bronze (3ª divisão) contou com apenas três times em 2015, que brigavam por duas vagas. Ao final das disputas, o Cascavel Clube Recreativo sagrou-se campeão, com o Cambé, cujo principal atleta era o veteraníssimo Índio, lateral campeão com o Corinthians no fim da década de 90, ficando com o vice-campeonato.

Porém, o terceiro colocado, Grêmio Maringá, do interminável centroavante Aloísio Chulapa, mesmo ficando com o terceiro e último lugar, também ascendeu à Série Prata, pois o Pato Branco, da 2ª divisão, encerrou as atividades profissionais. Assim, o `Galo do Norte´ voltará a disputar a divisão de acesso após 15 anos de sua última aparição e tendo Rafael Camarotta, goleiro campeão brasileiro com o Coritiba em 1985, como treinador. Deve ser bem legal disputar um campeonato com três times, com os três subindo de divisão, não é verdade?

“Ex-meia-atacante do Palmeiras em 1995 e 1996, com passagens por clubes como Goiás, Atlético-PR, Internacional, Vasco, Corinthians e integrante do chamado 'Carrossel Caipira' junto com Leto e Rivaldo pelo Mogi Mirim, Válber hoje vive um drama. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o ex-atleta diz ter sofrido um calote de 1,1 milhão de dólares (cerca de R$ 4 milhões) do falido banco Schahin, investigado na Operação Lava-Jato, em Brasília. De acordo com a publicação, ele entrou com uma ação judicial no último dia 1º de dezembro para reaver o investimento realizado em 2011, quando retirou recursos de uma caderneta de poupança no Japão, país em que atuou pelo Yokohama Flugels, em 1994. O prazo de resgate venceu e ele ainda não foi pago.”

“Segundo o advogado de Válber, Oswaldo Fabris, o ex-jogador estaria se tratando de uma doença grave e necessitaria desse dinheiro para pagar seu tratamento. Fabris ainda pede que não haja custos processuais, afirmando que ele não possui recursos para custear a ação. Ainda de acordo com o advogado, o ex-meia foi 'iludido' a fazer os investimentos pelos antigos executivos do banco, Carlos Eduardo e Pedro Henrique Schahin. Em 2011, a organização sofreu com diversas dificuldades financeiras e acabou vendido ao BMG. O IBM também entrou com uma ação contra o Banco Schahin, cobrando uma dívida de R$ 87 milhões. À Folha de S.Paulo, a assessoria do BMG afirmou que não tem conhecimento da ação, apresentará "eventuais esclarecimentos nos autos do processo judicial" e que não se manifestará "sobre atos de antigos administradores do Schahin".”

Desejamos aos nossos leitores, um Natal abençoado, cheio de paz e alegria. Voltaremos na próxima terça com a penúltima coluna de 2015.

Fonte: Jornal Comarca de Garça 

Atualização 1 - O Palmeiras anunciou a contratação de Edu Dracena, zagueiro que estava no SCCP. Assinou contrato por dois anos com o time de Parque Antárctica.