sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Recordar é Viver: "Celsinho participa de confraternização de jogadores da Ferroviária"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O Celso Felipe de Souza, o conhecido Celsinho, destaque do futebol suíço garcense (artilheiro de 2014), esteve participando no último domingo de um encontro de ex-atletas profissionais da associação Ferroviária de Esportes, de Araraquara, nas década de 80/90. Celsinho defendeu a Ferroviária entre os anos de 1.994 à 1.997, tendo um desempenho dos melhores. Por isto até os dias atuais, goza de grande prestigio entre os ex-colegas de clube e também dos esportistas da conhecida “Morada do Sol”. Na parte da manhã o Celsinho foi conhecer o Museu da Ferroviária, que está instalado na belíssima Arena de Futebol “Dr. Adhemar Pereira de Barros”. Celsinho matou saudades dos bons tempos que jogou na AFE, revendo a história e fotos da tradicional equipe, fundada em 12 de abril de 1.950.

Em meio a muitas emoções, ainda concedeu ao jornalista Alessandro Bacchi, responsável pelo museu. Muitas escalações, jogadas e gols foram lembrados. Assim como ficamos sabendo que um dos gols mais bonitos nestes três anos, foi de autoria do Celsinho, fato confirmado pelo jornalista Alessandro. Após visitar o museu, aconteceu um jogo festivo na Chácara Volico, contando com a maioria dos jogadores presentes. Na oportunidade Celsinho reencontrou alguns colegas de clube que não via há mais de 20 anos.  Num descontraído almoço, um bom pagode e muitas história e causos para contar fechou o quinto encontro dos ex-craques da AFE.

PASSAGEM NA AFE: Transcorria o ano de 1994, quando o ex-ponta esquerda Nei, com passagens pelas Ferroviária e  Palmeiras, convidou o Celsinho, para treinar na Ferroviária. Na época o Celsinho morava em Ibitinga, contava com 18 anos e já andava meio que desiludido com o futebol. Mas topou a parada e deu sorte, pois ao chegar em Araraquara teve como primeiro treinador o Bazzani, o maior ídolo do futebol araraquarense. Em três semanas já estava convocado para disputar o campeonato paulista de juniores, sob o comando do técnico Macalé. No ano seguinte, a AFE estava de treinador novo, o Mazinho, que também viu um grande potencial no garoto Celsinho. Não demorou muito e passou a treinar junto com os profissionais. 

Até que numa segunda feira, Mazinho chegou e convocou para jogar no Pacaembu, na quarta feira, no lugar do Capixaba. O adversário foi o Corinthians, do goleiro Ronaldo, Celio Silva, Henrique, Bernardo, Edu Gaspar, Viola e Marcelinho Carioca, etc. A Ferroviária perdeu por 3 a 1, mas graças a sua atuação, Celsinho não saiu mais dos profissionais. Neste mesmo ano disputou o Campeonato Brasileiro – Série B, com boas atuações. No Paulista de 96, sob o comando do técnico Vail Mota, foi se firmando como titular. Só que a Ferroviária acabou sendo rebaixada. Retornou aos juniores, então treinado por Wilson Carrasco. No ano seguinte foi comandado pelo garcense Waldir Perez, com uma novidade: na maioria dos jogos Celsinho era o capitão da equipe. 

Veja nas fotos o time da Ferroviária, com o Celsinho em ação, é o primeiro agachado à esquerda. No outro flagrante, em visita ao museu,  Celsinho e os amigos garcenses sentados, como se estivessem no primeiro campo da Ferroviária: Luiz Alves, Bertão, João Pedro, Luiz Guilherme e este articulista. Na outra foto, Celsinho, num descontraído bate papo com o Ronaldo Marconato (a dir), que jogando pelo Santos, foi vice-campeão brasileiro no ano de 2.005.