segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Coluna Bate Pronto (26/01)









O Corinthians desperdiçou a chance de conquistar pela 10ª vez a Taça São Paulo de Futebol Júnior. Anteontem, com o Pacaembu totalmente tomado, o `timãozinho´ empatou com o Flamengo no tempo normal, 2 x 2 – chegou a virar o 1º tempo vencendo por 2 x 0 -, sendo derrotado nas penalidades, 4 x 3. Foi o terceiro título dos cariocas, que, mesmo campeões, criticaram muito a arbitragem que anulou gol legítimo da equipe quando o placar apontava 2 x 0 para o Corinthians.

Mais derrota nas penalidades. Após empate sem gols no tempo normal, o Palmeiras foi derrotado na final da Copa Antel, em Montevidéu, pelo Nacional-URU, 4 x 3. Dudu, Allione e Gabriel Jesus, foram os cobradores que desperdiçaram. Dessa forma, invicto e sem tomar gols, o alviverde iniciou a temporada com um vice-campeonato.

Mais dois grandes atuaram e empataram em seus amistosos. Na Flórida, o Corinthians ficou no empate sem gols diante do time de Ronaldinho, o Strikers, que teve o goleiro Bruno, ex-Palmeiras, sendo o melhor em campo, pelo time norte-americano. Por sua vez, o Santos ficou no 2 x 2 diante do Bahia, na Fonte Nova.

Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Análise, junto ao IBOPE, apontou quais são os times de futebol mais odiados do Brasil. Na dianteira, com 21% das citações, aparece o Corinthians, seguido do Flamengo (16%), Palmeiras (14%), Vasco da Gama (13%) e São Paulo (11%). Na sequência, fechando o `top ten´, estão: Botafogo (6%), Fluminense (3%), Internacional (3%), Grêmio (3%) e Santos (3%).

De Lauro Jardim, no ‘Globo’: “Os cartolas que comandam o futebol brasileiro esperam apenas uma espécie de senha da Fifa para começar a guerra pela presidência da CBF. É dado como certo pela cartolagem que, em muito breve, Marco Polo del Nero será banido do futebol pela Fifa. A partir daí, o jogo da sucessão começa. Até Ricardo Teixeira tem se movimentado. Conversa principalmente, mas não só, com Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, que, candidatíssimo, tem vindo ao Rio com mais frequência.” 

Voltando a falar do Palmeiras, depois de seis meses o Verdão conseguiu ficar duas partidas sem sofrer gols. Tal fato não ocorria desde julho do ano passado, quando o time venceu o ASA-AL, 1 x 0, pela Copa do Brasil, e o Santos, pelo mesmo placar, no Parque Antártica, entre os duas 15 e 19. Marcelo Oliveira aprovou a atuação da zaga, formada por Edu Dracena e Leandro Almeida, que jogou, pois o titular Victor Hugo acabou poupado. Ele deve retornar na estreia do Paulistão, domingo, em Ribeirão Preto, diante do Botafogo.

O conhecidíssimo Juca Kfouri, colunista da Folha e jornalista dos canais ESPN, divulgou uma notícia que teve grande repercussão: “Roberto Senise Lisboa foi o promotor de Justiça que investigou o caso, arquivado, que levou a Portuguesa ao rebaixamento em 2013/14. Agora é acusado pelo Ministério Público de São Paulo de receber propina (R$ 428 mil) das Casas Bahia num caso sobre direitos do consumidor. Segundo a acusação, o promotor, desde 2011, cometeu crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Se, à época, a justiça esportiva prevaleceu sobre lei maior, agora se desconfia que há mais motivos para não confiar na apuração de quem comprou quem para escalar Héverton e beneficiar a dupla Fla-Flu.”

Pato será emprestado ao Chelsea por seis meses. O clube londrino arcará integralmente com os salários de R$ 800 mil do atacante, tendo prioridade numa compra futura, se for o caso.

Uma pergunta que corre à boca pequena junto à comunidade esportiva garcense: quantos times vão disputar o Campeonato Amador/16?

Fonte: Jornal Comarca de Garça