sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Recordar é Viver: "Walter Zaparolli, técnico campeão da Taça São Paulo Júnior´








Por Wanderley `Tico´ Cassolla

O Marília Atlético Clube (Maquinho) está fazendo bonito na 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time mariliense, depois de 10 anos, conseguiu passar para a segunda fase da competição. Neste sábado, enfrenta no “Abreuzão” o Coritiba, em jogo marcado para às 17 horas. O Maquinho integrou o grupo 5 ao lado do Cruzeiro (MG), Comercial (RP) e Vitória da Conquista, da Bahia. Os dois classificados: Cruzeiro e Maquinho. Avançaram 56 clubes, e a partir desta fase, os jogos serão eliminatórios. A final acontece no dia 25 de janeiro, em São Paulo, no aniversário da capital paulista.


Mas bonito mesmo, o Maquinho fez no ano de 1.979, quando foi o campeão da copinha, depois de desbancar os grandes times do futebol brasileiro. Tudo graças ao trabalho do competente técnico Walter Zaparolli, que começou a carreira no Garça FC, no ano de 1.976. Nesta semana achamos o Zaparolli, na cidade de Oswaldo Cruz, que nos relatou como conseguiu esta proeza. “Executamos um planejamento forte, aperfeiçoando o preparo fisco, com o professor Bebeto. Uma das principais causas foi a promoção de atletas do juvenil. Até porque o goleiro Paulo César, o zagueiro Márcio Rossini e o meia Jorginho Putinati, foram convocados para a seleção brasileira da categoria. Os laterais Reinaldo e Pereira foram profissionalizados. Daí tive que lançar no time o goleiro Luiz Andrade, o  Fernando, Marquinhos, Pecos, Amadeu,  Marcelo e Plaza. A garotada empolgada chegou “voando” em São Paulo.

O presidente do MAC, Pedro Pavão, nos deu total apoio, assim como a diretoria do amador,  tendo a frente Gilberto Pastore e Leandro Presumido. Para ser ter uma ideia, Pastore comprou na Argentina, um uniforme semelhante ao da Argentina (então campeã do mundo), colocou o distintivo do MAC, e partimos pro título.  Uma façanha, um time do interior, o MAC, encarar os grandes e na decisão, vencer por 2 a 1 o poderoso Fluminense do Rio de Janeiro. Jamais esquecerei esta conquista de forma invicta. A chegada da delegação campeã em Marília foi sensacional, muita festa no desfile no carro dos bombeiros pelas ruas da cidade. Parece que foi ontem, mas já se passaram 37 anos”. Depois daí,  Zaparolli se consagrou como um técnico de renome no futebol interiorano. Atualmente continua envolvido com o futebol, aguardando propostas de clubes.

CAMPEÃO INVICTO: A 11ª edição da Copa São Paulo de Jr.,  disputada no ano de 1.979, contou com a participação de 16 times, divididos em quatro grupos: Portuguesa de Desportos, Brasília, Juventus, Atlético Mineiro, Vasco da Gama, Cruzeiro Mineiro, Fluminense, Grêmio (RS), Londrina,  Marília, Nacional (SP), Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Internacional (RS).  Bem diferente da copa deste ano, onde foram incluídos 112 equipes. O Maquinho possuía um dos melhores times do interior paulista. Na primeira fase, o alviceleste mariliense ficou no grupo do Corinthians, Atlético Mineiro e Brasília. Confira a memorável campanha do Marília:  MAC 1 x 1 Atlético Mineiro;  MAC 1 x  0 Corinthians; MAC 2 x 1 Brasília;  Nas quartas de final: MAC 1 x 0 Cruzeiro; Semifinal: Marília 1 x 1 Juventus (na decisão por pênaltis, Marília 4 x 3 Juventus); 

Na final, Marília 2 x 1 Fluminense.  O jogo foi disputado no Estádio do Canindé (SP). Ficha Técnica : Marília 2 x 1 Fluminense; Juiz : Edvaldo Pereira da Silva. Gols: Luís Sílvio, aos 5´ e Cléber, aos 40´ do 1. tempo; Jair, aos 8´. do 2. tempo. Marília: Luís Andrade, Fernando, Júlio, Marcos, Déleo, Amadeu, Vieira, Carlos Alberto (Sergio), Luís Silvio, Roberto e Jair. Fluminense: Luís; Edevaldo, Willer, Jorge Luís, Zezinho, Joel (Edson), Cléber, Marcus, Mário Jorge, Luisinho e Almir (César). O Marília foi o primeiro time do interior a conquistar a tradicional copa.
Nos flagrantes: Zaparolli sendo cumprimentado pelo título. A chegada triunfante em Marília. No outro flagrante, Márcio Rossini, Zaparolli e este articulista, quando do encontro dos ex-jogadores do Garça FC.