sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Recordar é Viver: "Quem foi o melhor jogador do GFC, Altamiro Gomes ou Bô?"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O assunto é um tanto quanto polêmico. Apontar qual foi o melhor jogador da história do Garça não é nada fácil. O assunto surgiu na net, depois da divulgação que o “Azulão” voltaria novamente aos gramados. A enquete foi lançada e muitas opiniões e jogadores foram apontados. Nós que acompanhamos diuturnamente o esporte na cidade, também fomos indagados para indicar quem seria o melhor jogar que já envergou a gloriosa camisa do Garça. Logicamente, fomos pesquisar, assim como ouvir vários esportistas, que vivenciaram a trajetória do futebol, desde os tempos mais antigos até quando o Garça esteve em ação pela última vez, no ano de 2.004. Mandamos uma enquete para vários amigos responder, indicando até três jogadores, dando notas de 0 a 10, nos seguintes quesitos:  técnica, liderança, disciplina, passe, desarme e finalização.  

Do santista Celso Luiz Ramos, lá de São Paulo: “Eu vi os 2 jogarem. Na minha modesta opinião vou colocar por ordem os craques de todos os tempos do Garça. Em primeiro lugar Cecy, em segundo Altamiro, em terceiro Bô. O jogador de maior categoria com a bola nos pés foi o Teotônio, ex-Vasco da Gama Seleção da Bahia. O Waldir Peres sempre falava por onde andava, que o Teotônio tinha um domínio incomum da bola, embora já veterano quando chegou em Garça”.

Do palmeirense José Augusto Fernandes: “O Altamiro jogava muito, junto com o Cecy, Charret, Tão Acorinte, Paraguaio, Navarro e outros. Eu tive a oportunidade, embora ainda muito criança, de ver esses craques jogando”.

Do corintiano Airton Adãozinho Dornelles: “Dizia meu pai Adãozinho, que seu Altamiro Gomes era o cara do time do Garça”;

Do são-paulino Paulo Sérgio: “ o melhor de todos os tempos foi o Bô, sem dúvida alguma; ótimo no cabeceio, ótimo no passe, antecipava as jogadas, e o passe dele era perfeito. Jogava o fino da bola, era jogador de time grande”.

Do corintiano Eduardo Davi: “Eu não cheguei a ver jogar, mas segundo vários depoimentos o Altamiro Gomes foi o craque de Garça em todos os tempos”;

Também do corintiano Bidiu Tocilo: “Xisto, Agamenon, e Dadico, Plinio Dias e Sabiru. Poucos sabem disso, foi a melhor zaga garcense. Ainda está na minha memória. E o Altamiro Gomes reinava na zaga”.

Do santista José Carlos “Fanta: “o craque do Garça para mim é o Bô, jogava muito, era clássico, tinha um futebol moderno para aquela época. Se fosse hoje, jogaria de titular na seleção brasileira”.

Depois de analisar detalhadamente as respostas, chegamos a seguinte conclusão: o melhor foi Altamiro Gomes, com nota 9,0, seguido de perto pelo Carlos Alberto Sabione Lemos Soares, o Bô, nota 8,9. Digamos, um empate técnico. Na terceira posição, o meia Ceci, com nota 7,0. Também foram lembrados: Carlito, Haroldo Martins, Martin Carvalho, Plínio Dias, Pedroso, Osmar Silvestre, Abegar, Rogerinho, Itamar Belasalma, Cláudio Belon, Deodoro, Daniel, Vidoti, Reginaldo, os goleiros Xisto, Waldir Peres, Belmiro e Mamela e vários outros.

E para incrementar ainda mais a polemica, pergunto. Qual seria o melhor time do Garça em todos os tempos? O da década de 50, que recordamos hoje. Em pé da esquerda para direita: Máximo, Doleite, Martin Carvalho, Coutinho, Altamiro Gomes, e Chico; Agachados: Carlito, Paraguaio, Nelsinho, Luizinho e Ferrari. Ou o Garça, dos anos 70. Em pé da esquerda para direita: Ari Lima, Fernando, Tuta, Bô, Plínio Cabrini e Pedroso. Agachados: Toninho Bodini, Cláudio Belon, Itamar Belasalma, Helinho e Davi.  Quem venceria este memorável confronto?