sexta-feira, 10 de março de 2023

Recordar é Viver: "Tadeu de Brito, uma voz marcante no rádio"


Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Na semana passada recordamos um pouco da carreira do grande volante, Ditinho Marcola, que está morando na vizinha cidade de Bauru. Pois bem, em falando da “Cidade Sem Limites”, fomos indagados do paradeiro do radialista Tadeu de Brito. Por onde andava e se ainda estava trabalhando no rádio?

 Não foi difícil descobrir. O conterrâneo Cilso de Moraes nos atualizou tudo.

O Laudino Tadeu de Brito está residindo em Bauru, já “pendurou” as chuteiras, ou melhor, não está mais falando nos microfones. Ele que iniciou no rádio garcense, fez uma longa e bonita carreira, em especial no setor esportivo e musical.

Como nos últimos tempos o rádio vem sofrendo uma profunda transformação, atingindo um outro público ouvinte, muitos e antigos locutores vão perdendo espaço. Chegou a vez da rádio web, dos aplicativos e celulares, com um som de ótima qualidade e alcance mundial.  

O tempo de ouvir um programa num radio de cabeceira, ou radinho de pilha, “que as vezes chiava muito”, principalmente nas ondas curtas, está praticamente com os dias contados. Os últimos momentos do Tadeu Brito no rádio, ficaram por conta do plantão esportivo dos jogos do Noroeste e o programa musical “Flash Black”, líder de audiência nas noites bauruenses.

Aposentado desde o final do ano de 2016, ainda não parou totalmente. Continua com suas vendas de colchões magnéticos. Só que recentemente sofreu um pequeno “acidente de percurso”. Mas está em franca recuperação para voltar à ativa.  

Uma coisa temos que destacar: por onde passou o Tadeu de Brito foi um verdadeiro embaixador de Garça, fazia questão de divulgar o nome da cidade, sempre mencionando a `Terra do Café´, do time do Garça, do goleiro Waldir Peres e assim por diante.



Veja nos flagrantes: Ao lado dos amigos do rádio garcense: Nilson Bastos e José Abrão Basso. E quando foi entrevistado pela professora/apresentadora Maria Regina Momesso, no programa “Diálogo do Saber”, na TV-FIB BAURU
(foto). Quando do encontro no Teatro Municipal, com o Júlio Cesar, secretário municipal de Esportes.

A CARREIRA: Laudino Tadeu de Brito foi um comunicador que marcou época no rádio garcense e regional. Com seu vozeirão inconfundível, dos grandes locutores de antigamente, entrou como que por acaso no rádio. Segundo ele “graças ao futebol, do qual sempre foi um torcedor apaixonado, e também pelo fato de gostar de cantar”. Começou na extinta Rádio Clube de Garça, no começo dos anos 70. Os seus grandes técnicos e incentivadores foram os amigos Nilson Bastos Bento e José Abrão Basso. Dois programas que comandou fizeram sucessos: “Ouvinte e sua Música”, das 21 às 23 horas. E também o “Só é feliz quem se encontra”, das 16 às 18 horas. Também apresentou o programa de notícias às 12 horas, juntamente com o palmeirense Nilson Bastos Bento.

Como bom esportista (e santista) fazia os plantões esportivos, quando o Garça jogava. Durante a semana cobria os treinamentos, entrevistando jogadores e treinadores. Neste período também teve uma rápida passagem pela Rádio Verinha de Marilia.

Ficou no rádio garcense até meados do ano de 1978, quando mudou para Bauru. Na terra que revelou o craque Pelé para o futebol mundial, Tadeu de Brito trabalhou nas principais emissoras. Começou na Rádio Terra Branca, passou pela Auri Verde, Bandeirantes, FM 94. Chegou a ir para a Rádio Cultura, de Campo Grande (MS), mas retornou logo para Bauru.

Agora voltando aos tempos de sua querida Garça, para quem não sabe, o Tadeu também foi um bom jogador de futebol. Principalmente pelo fato de ser polivalente. Atuava no meio de campo mas, versátil, jogava também de goleiro quando o time precisava. Em Garça jogou no Vasquinho, Corintinha, do Luiz Conessa e no Garcinha, do Gilmar Mantovaneli. Recordamos o time do Garcinha, do início dos anos 70.  Em pé da esquerda para direita:  Tiguinha, Robson Pezao, Wilson Manflin, Mourinha, Tonho Nêgo e Elton; agachados: Jonas Zago, Gilmar Mantovaneli, Tadeu de Brito, Dão e Paulinho.