terça-feira, 17 de julho de 2012

Ex-atleta do basquetebol garcense na NBA


Paulão, com a faixa do título estadual do Juventude/04; atrás estão Diego Guerin, hoje funcionário de carreira no Banco do Brasil e Piauí, que disputa a Divisão Especial paulista pelo América/Rio Preto

Em primeiro plano, festejando o título estadual/04 em carreata pelas ruas de Garça

Emocionado, recebendo a medalha pelo vice-campeonato infanto-juvenil/04

Em ação, pelo certame nacional da Lituânia 

Defendendo o Auxarquia Rincon da Liga ACB, na Espanha
Paulo Sérgio Prestes, o Paulão, ex-atleta do basquetebol garcense, foi escolhido, recentemente, pelo Minessota Timberwolves, da liga profissional norte-americana, na posição 45 do draft. Ele se encontra nos EUA participando da liga de verão, uma espécie de ‘apronto’ para a temporada que se iniciará em breve.
Nascido em Monte Aprazível, descoberto em São José do Rio Preto e revelado pelo basquetebol garcense, Paulão chamou a atenção muito cedo. Com 2,08 mts, destacaou-se pela sua força na temporada de 2004, quando se sagrou vice-campeão paulista infanto-juvenil. Naquela mesma temporada, foi campeão estadual nos Jogos Abertos da Juventude, regional no certame infanto-juvenil da extinta Associação de Basquetebol do Oeste Paulista, além de se tornar medalhista de ouro nos JR realizados em Ourinhos e bronze nos Abertos de Barretos.
Ainda comemorou o título brasileiro no certame nacional de seleções, defendendo São Paulo. No final daquele ano, acabou se transferindo para o COC/Ribeirão, que era treinado pelo então técnico da seleção brasileira, Lula Ferreira.
Paulão participou da Liga ACB, na Espanha e ultimamente disputou o campeonato nacional da Lituânia, um dos mais fortes da Europa.

“Sempre foi um atleta muito dedicado”

Para o prof. Marco Antonio Morais, então técnico do basquetebol garcense na temporada/04, “Não é nenhuma surpresa o Paulão chegar a NBA, pois sempre foi muito determinado. Quando veio para Garça ele sempre dizia que seria atleta profissional, ganharia a vida com isso. Desejo muito sucesso a ele”, enfatizou.
Paulão teve um trabalho direcionado, visando a parte física quando chegou a Garça. Os cuidados incluiam a alimentação especial, treinamento individual e todas as condições oferecidas pela patrocinadora, a RCG, para o seu desenvolvimento como atleta.
Durante a sua estadia em Garça, Paulão, que estudou no Nely C. de Andrade, também chegou a ser convocado para a seleção brasileira cadete. Em 2007, com 19 anos, foi o principal destaque brasileiro no Mundial sub/19 realizado na Sérvia, quando o escrete nacional chegou em 4º lugar e ainda integrou o time campeão dos Jogos Pan- Americanos do Rio de Janeiro.