sexta-feira, 13 de julho de 2012

'Recordar é Viver': O Palmeiras todo imponente




Por Wanderley Marcos 'Tico' Cassolla

Se na semana passada falamos da façanha corintiana, que se tornou  campeão invicto da Copa Libertadores, pela primeira vez na sua história, hoje temos também que exaltar a grande conquista do Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. Afinal de contas também fomos cobrados pelos fanáticos torcedores palmeirenses, e democraticamente temos que parabenizar a gloriosa nação alvi-verde.  Enquanto o Corinthians demorou 52 anos para soltar o grito de campeão na Copa Libertadores, o Palmeiras esperou  “só” 14 anos, e já estava deixando sua torcida angustiada.
Depois de empatar em Curitiba, com o Coritiba pelo placar de 1 a 1, o Palmeiras se tornou o bi-campeão, repetindo o feito de 1.998,  e como o rival alvinegro, conquistou de forma invicta. De quebra se consolida como o maior campeão nacional com 10 títulos (foto) e recupera a hegemonia no futebol brasileiro. Para alegria do Álvaro Relojoeiro, Marcão Morais, Marqueli, das primas Maria Luiza e Geny, Deivis Basseto, Alemão Pintor, Marquinhos Treinador,  Rafael,  Zanoti,  Natal Fabrício, Wilson Caroccia (que vai dar uma festa de arromba), etc, etc, etc. Sem falar do magnânimo Miltinho Palmeirense e sua turma que comemoraram pra valer no lago de Vila Williams.
Excluindo da contagem como a Copa dos Campeões e a Supercopa do Brasil, o Palmeiras leva vantagem em relação ao Santos, que aparece em segundo com nove títulos, e ao Corinthians, o terceiro da lista com sete conquistas.                
Tudo começou  no ano de 1960, logo na 2ª edição da Taça Brasil. O time comandado por Osvaldo Brandão , levou a melhor contra o Fortaleza, com direito a goleada histórica por 8 a 2 no segundo jogo, no Pacaembu, para ficar com o título. O Verdão voltou a conquistar a competição em 1967, agora com Mario Travaglini no comando técnico, batendo o Náutico. No mesmo ano, o Alviverde conseguiu seu terceiro título nacional, o primeiro da edição de estréia do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, fato que viria se repetir em 1969, garantindo o bicampeonato no “Robertão”, com o comando de Rubens Minelli.
Já na era do Campeonato Brasileiro organizado pela CBF, a Academia palmeirense não demorou para mostrar a sua força. Novamente comandado por Osvaldo Brandão, venceu as edições de 1972 e 1973. Depois novamente um bi-campeonato nacional nas temporadas de 1993 e 1994 sob a batuta de Wanderley Luxemburgo. E no ano de 1998 a primeira conquista da Copa do Brasil, última competição nacional vencida pelo Alviverde antes de 2012.  Tem também o título da Serie “B” do Campeonato Brasileiro do ano de 2.003, sob o comando de Jair Picerni.
Agora as atenções se voltam para a disputa da Copa Libertadores do ano que vem. E muitos já imaginam uma final entre Corinthians x Palmeiras. Inegavelmente é a maior rivalidade do futebol paulista. E as provocações já começaram. Logo após a final da Copa do Brasil, o ex-goleiro e eterno ídolo Marcos já disparou “o terror dos corintianos havia voltado”. Por outro lado Romarinho, o novo xodó da fiel, já rebateu “Vai ser o terror do Palmeiras num provável confronto”. Vamos aguardar para ver.

Fonte: Jornal Comarca de Garça
Coluna Recordar é Viver