sexta-feira, 20 de julho de 2012

Recordar é Viver: os Jogos Regionais em Dracena




Por Wanderley 'Tico' Cassolla 

A coluna não poderia deixar passar em branco e falar um pouco da participação de nossa cidade nos 56º Jogos Regionais, realizados na cidade de Dracena. “Garça cumpriu a melhor campanha da história”, esta foi a manchete esportiva da edição da “Comarca” da última terça-feira.
Garça terminou em sexto lugar na classificação geral dentre os 59 municípios que estiveram em Dracena. De acordo com o Marco Antonio Moraes, secretário municipal de Esportes, foram obtidos 90 pontos, batendo todos os recordes anteriores.  Aproximadamente 150 atletas representaram nossa cidade em 13 modalidades. No total: 41 medalhas, sendo 17 de ouro,  10 de prata e 14 de bronze.  Os cumprimentos da coluna vão para todos que ostentaram o nome de Garça no peito, encarando os adversários com muita galhardia e espírito esportivo. Mais dois merecem registro especial:  a nadadora Larissa Chirnev competiu em quatro provas, faturando quatro medalhas de ouro, sendo o maior destaque individual e o Cilso Aparecido Costa  Lima (foto), que faturou duas medalhas de ouro, nos 100 metros rasos e arremesso de peso (atletismo PCD – Pessoas com  Deficiência).  Segundo o Miltinho Palmeirense, o Cilso disputará os Jogos Abertos do Interior, no próximo mês de novembro em Bauru.
Realmente uma participação que só merece elogios, até porque todos são atletas amadores, competindo somente pelo prazer das disputas. Diferentemente de outras cidades que “contratam” jogadores a peso de ouro só para estes jogos. Graças ao apoio da Prefeitura Municipal, através da SEJEL, o esporte menor na cidade está em franca ascensão, com muita garotada tendo a oportunidade de praticar qualquer atividade esportiva. No outro flagrante recordamos o desfile da delegação garcense nos Jogos Abertos em Santos, no início dos anos 50, que honraram o nome da cidade com aquela garra de sempre. A frente, segurando a placa com o nome de Garça, vemos o Telêmaco Fernandes Filho, o conhecido “Nando”  e Luiz Miranda, integrantes do basquetebol.  O público entusiasta, elegantemente trajados, com terno/gravata e chapéu. As mulheres de vestido longo. Sinal dos tempos.
Agora as expectativas ficam para o ano que vem, quando os Jogos Regionais serão realizados em Garça.  Um verdadeiro teste de fogo, até porque ficaremos na  1ª divisão, disputando medalhas com cidades do nível um. Vale ressaltar que  Garça organizou os jogos regionais pela última vez no ano de 1988, na gestão do saudoso prefeito Júlio Marcondes de Moura.  
No período de 21 a 31 de julho de 1988, Garça promoveu os “Jogos Regionais”, 11ª região esportiva, 33ª edição, depois da desistência das cidades de Assis, Marília e Ourinhos. Naquela oportunidade conquistamos uma medalha de prata no judô, com Fábio Henrique de Oliveira e quatro de bronze. Uma delas foi no xadrez por equipe (José Luiz Krusicki, Ricardo Santana, Bernardino Santana Jr. e Antonio Amâncio dos Santos) e outra com o tênis de mesa masculino (Armando K. Yanaguihara, Auro S. Kazedani, Carlos T. Ushida e Fabrício A. Serra). As outras duas de bronze foram ganhas no atletismo com Márcio Lopes Miranda (arremesso de peso e disco).

Fonte: Jornal Comarca de Garça