quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Coluna Bate Pronto (19/10)



Na abertura da rodada do meio de semana do Brasileiro, o Palmeiras deu sinais que ainda está vivo, ao derrotar o Bahia, fora de casa, com gol anotado por Betinho, no 1º tempo, 1 x 0. O Verdão foi a 29 pontos, seis a menos que o time da ‘Boa Terra’. Outros resultados: Coritiba 2 x 1 Náutico; Internacional 2 x 3 Figueirense; Fluminense 2 x 2; Santos 2 x 2 Atlético-MG (Neymar fez o gol mais bonito da temporada); Portuguesa 0 x 0 Flamengo; Cruzeiro 2 x 0 Corinthians (na estreia do chinês Zizao). Ontem à noite, no fechamento da jornada: Botafogo x Vasco; Sport x Ponte Preta e São Paulo x Atlético-GO.

O jornalista Paulo Cézar Andrade ‘bateu forte’ na atual situação do estádio do Corinthians: “O ex-presidente Lula, aquele do “Mensalão”, recebeu a incumbência, de dirigentes alvinegros, de relatar ao Governo que se o dinheiro do BNDES não for liberado até dezembro as obras do “Fielzão” serão paralisadas, inviabilizando assim o estádio como sede da abertura da Copa do Mundo. Pretendem com a atitude, não apenas pressionar o citado órgão, mas também sensibilizar empresas parceiras do Governo a “ajudarem” o empreendimento. Informações dão conta de que Lula já teria feito, sem sucesso, algumas incursões a empresários, insinuando facilidades que não estão mais sob sua alçada. Demonstração clara de que seu “prestígio” fora do cargo é bem menor do que se tenta alardear por ai. Da mesma maneira que a presidenta Dilma Rousseff não sucumbiu aos insistentes pedidos de seu antecessor para que recebesse Ricardo Teixeira no Planalto, e agora José Maria Marin, espera-se que não fraqueje nessa nova tentativa de favorecimento a entidade provada em detrimento da população.”

Mais ‘Fielzão’. Documentos comprovam que o estádio corinthiano pertence ao Arena Fundo de Investimento Imobiliário, registrado na Comissão de Valores Mobiliários. O Corinthians, por enquanto, não tem nenhuma participação no valor da arena. O principal sócio do Fundo é a Arena Itaquera S/A.

Realmente um primor o documentário ‘Hei de Torcer’, produzido e exibido pelo canal esportivo ESPN Brasil. A história dos tradicionais times suburbanos cariocas é contada, focando o sofrimento de seus torcedores. Bangu, Olaria, Madureira, São Cristóvão, Bonsucesso e Portuguesa da Ilha do Governador tiveram os seus fanáticos seguidores merecendo uma atenção especial. Destes, Bangu – campeão carioca em 1933/66 -, Olaria e Madureira seguem na 1ª divisão, ao passo que a Portuguesa e o ‘Bonsuça’, que no ano que vem vai completar 100 anos de sua fundação, estão na ‘segundinha’ carioca. O ‘São Cri-Cri’, após campanha fraquíssima em 2012, caiu para a 3ª divisão do Rio de Janeiro. O alvinegro que revelou Ronaldo Fenômeno foi campeão estadual em 1926.

Felipe Massa, mesmo com apenas um pódio nas duas últimas temporadas, renovou contrato e será o piloto da Ferrari na F-1 por mais uma temporada, ao lado do espanhol Fernando Alonso. Ele completará oito anos em Maranello, apesar das fortes críticas que recebe dos fanáticos jornalistas italianos que cobrem a Fórmula 1, uma verdadeira paixão naquele país.

O Boston Celtics tornou-se a primeira franquia do basquetebol norte-americano a contar com dois brasileiros. Acontece que o time mais vitorioso da história da NBA, que havia contratado Fab Melo, anunciou o acerto com Leandrinho, até o final da temporada. Além deles, o Brasil se faz representar na temporada 2012/13 do melhor basquete do mundo com Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Tiago Splitter (San Antonio Spurs), Nenê (Washington Wizards) e Scott Machado (Houston Rockets). O pivô Paulão Prestes, com passagem marcante pelo basquetebol garcense em 2004, está draftado pelo Minessota Timberwolves. Porém, segue atuando no campeonato nacional da Espanha, o segundo mais disputado do planeta.

Na Copa das Confederações do ano que vem no Brasil, fatalmente uma seleção chamará a atenção, mais pela excentricidade do que pelo futebol que apresenta: o Taiti. O pequeno país de 180 mil habitantes, localizado na Oceania, conquistou pela primeira a Copa das Nações no continente e por isso se classificou. Porém, menos de um ano depois, já está eliminado das Eliminatórias da Copa pela Nova Zelândia. Com quatro derrotas em quatro partidas, nenhum gol marcado e 11 sofridos, não reúne sequer condição matemática para continuar pensando em classificação. Coisas do futebol. Da Oceania.

A 32ª rodada do Brasileiro terá amanhã três partidas: Corinthians x Bahia; Palmeiras x Cruzeiro; Grêmio x Coritiba, todos às 18h30. No domingo, 16 horas: Flamengo x São Paulo; Atlético-MG x Fluminense; Náutico e Portuguesa. Às 18h30: Atlético-GO x Sport; Ponte Preta x Santos. Na quarta-feira (24), 20h30, Vasco da Gama e Internacional. E às 22 horas, Figueirense x Botafogo.

Fonte: Jornal Comarca de Garça