segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Coluna Bate Pronto (23/10)



A 32ª rodada do Brasileiro começou no sábado com três partidas: Corinthians 1 x 1 Bahia; Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro (dois gols do ‘pirata’ Barcos); Grêmio 0 x 0 Coritiba. No domingo: Flamengo 1 x 0 São Paulo (Luis Fabiano perdeu um pênalti no 1º tempo, quando o jogo estava empatado); Atlético-MG 3 x 2 Fluminense; Náutico 0 x 0 Portuguesa; Atlético-GO 0 x 1 Sport; Ponte Preta 1 x 0 Santos. Liderança para o Fluminense, com 69 pontos, seis a mais que o Galo mineiro. O Grêmio soma 59 e o São Paulo, 55. Na zona de rebaixamento, o Palmeiras respirou mais um pouquinho, chegando aos 32 pontos. Mas continua em situação ‘terminal’, com quatro pontos atrás do Bahia e um atrás do Sport, que é o primeiro na zona de descenso. O Figueirense tem 30 e o rebaixado Atlético-GO, com 23 pontos, ocupa o último lugar.

Terminou no domingo o Campeonato Paulista da 2ª divisão, promovido pela FPF, com o título da Votuporanguense, que venceu em casa o São Vicente, 2 x 0. Joseense e Novorizontino foram os outros dois times que ascenderam à Série A-3 em 2013. Foram rebaixados da A-3 para a ‘segundinha’: XV de Jaú, Taboão da Serra, Osvaldo Cruz e Internacional de Bebedouro. Por outro lado, na Série D do Brasileiro, o Sampaio Correa se tornou campeão invicto ao vencer o CRAC, 2 x 0, em São Luis. A ‘Bolívia’, como é conhecido o time, é o primeiro do país a se tornar campeão em três divisões diferentes, pois havia faturado a Série B em 1972 e a C, em 1997.

Lembram-se do goleiro Fábio Costa, campeão brasileiro pelo Santos em 2002? Há tempos está encostado na Vila Belmiro, após passagem frustrada pelo Atlético-MG. Treina apenas em horários alternativos e não atua desde setembro de 2010. Porém, ele deverá retornar em breve, caso aceite proposta feita pelo Penapolense que integrará a Série A do Paulista em 2013. A diretoria santista já deu o aval para a sua liberação, restando apenas o acerto financeiro entre o jogador e um dos ‘caçulas’ do próximo Paulistão.

Estrondoso sucesso da TV Globo, a novela Avenida Brasil movimentou, segundo os especialistas, algo em torno de US$ 1 bilhão em publicidade durante os quase sete meses de exibição. Mas você deve estar perguntando: O que tem a novela de João Emanuel Carneiro a ver com a ‘CBP’? Vamos explicar. Um dos anunciantes foi a Lupo Sports, ‘braço esportivo’ da indústria Lupo, localizada em Araraquara. Ela investiu no famoso ‘merchan’, que é a inserção comercial dentro do enredo da novela, aparecendo na camisa oficial do fictício Divino FC, representante do subúrbio carioca no Campeonato da 2ª divisão do Rio de Janeiro.

Com o investimento, a marca teve os seus produtos crescendo no mercado em cerca de absurdos 40%, muito além do que a diretoria da Lupo esperava. Aliás, os executivos festejaram um detalhe pouco notado: como Avenida Brasil será vendida facilmente no mundo inteiro e a marca está na camisa do Divino, não tem como a mesma ‘sumir’, fato comum quando o ‘merchan’ é feito através da ‘fala’ dos personagens, com o mesmo sendo sumariamente ‘cortado’ quando da dublagem em cada país. Até nisso a Lupo, que é a fornecedora oficial da Portuguesa, Guarani e São Caetano, saiu ganhando.

O Comitê Olímpico Brasileiro segue com o seu devaneio em tentar conseguir, de todas as formas, que a palavra ‘Olimpíada’ seja de uso exclusivo seu. A Olimpíada Nacional de História do Brasil, evento organizado pelo Museu de História da Unicamp, foi surpreendido através de uma vasta documentação enviada pela COB, que alertava sobre a pretensa exclusividade do termo por parte da entidade. A alegação absurda do Comitê para tentar impedir a nomenclatura adotada em Campinas diz que os participantes podem acreditar que a ONHB tenham ligação com os jogos esportivos. O membro da organização do evento acadêmico, prof. Marcelo Firer, rebateu com contundência a alegação: “Chegam a ser patéticos alguns pontos da carta. É até ofensivo aos participantes da Olimpíada de História, todos inteligentes o suficiente para diferenciar uma coisa de outra e entender quais são as competências de cada entidade”. A posição do COB tem como base a interpretação de pontos do “Ato Olímpico” - lei promulgada no dia primeiro de outubro de 2009 -, da Lei Pelé e da própria “Carta Olímpica” – que rege a organização dos Jogos. Nesses documentos, é possível ler que marcas como “Jogos Olímpicos”, “Jogos Paraolímpicos”, "tocha", "chama", entre outros signos, são de uso exclusivo do COI e de seus representantes nacionais.

O maior jogador de futebol de todos os tempos completa hoje 72 anos de idade. Nascido em Três Corações, em 23/10/1940, Édson Arantes do Nascimento virou Pelé, tri-campeão mundial nas Copas de 1958/62/70. Anotou mais de 1.000 gols e foi escolhido como o ‘Atleta do Século’. Tornou o Santos um time grande e abriu as portas do futebol nos Estados Unidos, quando defendeu o NY Cosmos. É o brasileiro mais conhecido do planeta Terra.

O Palmeiras vai jogar hoje, às 22 horas, no estádio El Campín, em Bogotá, frente ao Milionários-COL, pela Sul-Americana. O Verdão venceu na ida, 3 x 1 e pode perder por um gol de diferença, que mesmo assim se classificará às quartas de finais. A Fox Sports vai transmitir o jogo. Amanhã mais três brasileiros estarão em campo pela SA: o Atlético-GO, que recebe o Universidad Católica-CHI, às 18h30, no Serra Dourada; o Grêmio que enfrenta o Barcelona-EQU, às 21 horas, no Olímpico, mesmo horário do jogo do São Paulo ante ao Liga de Loja-EQU, no Morumbi. Pelo Brasileito, duas partidas serão realizadas amanhã: Vasco da Gama x Internacional, às 20h30 e às 22 horas, Figueirense x Botafogo.

Fonte: Jornal Comarca de Garça