sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Coluna 'Recordar é Viver': O futebol suíço no tempo do 'terrão'





Por Wanderley Marcos 'Tico' Cassolla 

O futebol suíço é sem sombras de dúvidas uma modalidade que emplacou de vez em nossa cidade. Na edição de sábado passado recordamos a inauguração do Conjunto Poliesportivo “Manoel Gouveia Chagas” e algumas passagens da época do terrão.
A matéria repercutiu além do esperado. Recebemos vários comentários e também fotos. Algumas “cornetadas” também, por ter esquecido nomes de grandes times que existiram no passado, casos da Liderfarma, Sapataria Santo Antonio, Casa Nascimento, Marino, etc.
Na foto publicada registrando o momento inaugural, “pisamos na bola feio” ao identificar um dos esportistas presentes, como sendo  Luiz Roberto Lopes de Souza, atual presidente do IAPEN, quando na realidade se trata do Luiz Carlos Beline, então vice-prefeito municipal. 'Plim-plim', falha nossa.  A bem da verdade, a foto no tamanho pequeno, está um pouco descolorida pela ação do tempo, o que nos levou ao equívoco.
Até mesmo o prefeito eleito e corintiano José Alcides Faneco nos passou um e-mail sobre o assunto. Disse que a matéria saiu boa, só ressalvando que na foto estava o seu vice prefeito Luiz Carlos Beline, presenciando  o momento histórico do futebol suíço.
Pra não deixar passar batido, recordamos uma das raras aparições do Beline ao lado de uma equipe. Quem não se lembra do Big-Pão, da temporada de 1979, equipe comandada pelos irmãos Braga. Em pé da esquerda para direita: Luiz Carlos Beline, João Luiz Zancopé, Ademar Braga, Ari Braga, Baiano, Toninho Marques e Tão Acorinte (treinador); agachados: Auromir, Naudert Braga, Wanderley, Humberto Casagrande e Jair Montemor, além  dos garotinhos Auromir Júnior, Arizinho, Gundo e Edmar.   
De outro lado recebemos uma foto de janeiro do ano de 1985, que também merece ser registrada, para provar o quanto o futebol suíço de antigamente era difícil. O flagrante é da premiação aos vencedores do campeonato municipal “Paulo Guilherme”. O campo de “terra” ficava na Vila Manolo, próximo a escola agrícola.  Com o progresso chegando, logo foram construídas diversas moradias,  os campos desapareceram e deram origem ao Jardim Centenário. Em pé da esquerda para direita a equipe que comandava o “suição”: Antonio “Túlio” Calegaro, Álvaro Gelamo Chagas, Tico Cassolla e Galdino de Almeida Barros. 
O certame “Paulo Guilherme” contou com estes times: Alfa, Salão Líder, Farmácia Alvorada, Liverpool, Motorista, Sapataria Santo Antonio, Liderfarma, Vidrogar, Salão Carter, Esportiva, Fitotécnica, Kussumoto “A”, Farinha Deusa, Marino, Casa Nascimento e Kussumoto “B”. O campeão foi a Fitotécnica, que na decisão, derrotou o Independente por 1 a 0, com arbitragem de Rogério Amadeu Atílio. O presidente da CCE – Comissão Central de Esportes - era Ari da Silva Braga, e Galdino de Almeida Barros, coordenador do futebol suíço.  

Fonte: Jornal Comarca de Garça