terça-feira, 25 de março de 2014

Destaque Esportivo: a bela trajetória de um zagueiro clássico


João Carlos ainda esbanja categoria atuando no suíço master
São mais de quatro décadas de atuação no futebol garcense. Primeiro no amador, quando defendeu grandes times da história, depois, no suíço, onde atuou por equipes tradicionais e atualmente no futebol suíço máster, onde comanda o sistema defensivo do Guanabara, uma das agremiações mais conhecidas da modalidade. Conheça o zagueiro João Carlos, um típico zagueiro clássico, que há tempos desfila a sua categoria pelos gramados garcenses.
Ainda muito jovem, nosso `Destaque´ de hoje começou a chamar a atenção, quando jogou pelo Rodoviário, uma equipe muito conhecida na primeira metade dos anos 70, que teve o esportista Mourinha como seu dirigente.
Dotado de um estilo sóbrio e sem chutões, começou a chamar a atenção dos grandes times da época. Logo passou a defender a Casa Ipiranga, passando pelo Ipiranga, Guanabara e Flamengo. Aliás, no Ipiranga formou uma das duplas mais conhecidas em todos os tempos, ao lado de Corinho, numa fase onde o alvirrubro foi temido em nossa várzea.
Caminho natural após cumprir o ciclo no Amador, João Carlos se enveredou para o futebol suíço, primeiro na Sapataria e depois no Kosminho, onde fez parte da histórica equipe de 1995, a última a se tornar campeã municipal nos tempos do `terrão´.


O jovem zagueiro, num registro de 1972, o antepenúltimo em pé, defendendo o Rodoviário


Jogando pela Casa Ipiranga em 1978, estando ao lado do inesquecível Gerson Pereira Ramos


Sempre campeão! No ano de 1979, com o Ipiranga, formando a dupla de zaga com Corinho, que aparece ao seu lado


No Flamengo também marcou época, como no título de 1988


No Amador, vários títulos conquistados
João Carlos integrou o memorável elenco do Ipiranga, campeão invicto de 1979, uma das melhores equipes do futebol amador em todos os tempos.
No Guanabara, time que também teve uma fase de grandes conquistas, tornou-se campeão de 1983, repetindo a dose com o Flamengo, em 1988. Sempre se destacando com um futebol clássico, técnico, com poucas faltas e muita categoria com a posse da bola.
Deixou muita saudade após a sua retirada dos gramados do amador, pois um zagueiro com as suas características, nunca foi fácil de encontrar.


No suíço, integrou o último campeão do `terrão´, o Kosminho, em 1995 (é o 6º em pé)


Mais uma do João Carlos no Amador: campeão com o Guanabara em 1983

 Hoje desfila a sua classe no futebol suíço máster
João Carlos chegou ao máster defendendo o Guanabara. Aliás, é a única equipe que defendeu na modalidade, desde o seu retorno em 2007.
Ele pode ser visto comandando o sistema defensivo da equipe, que integra as competições em mais uma temporada. Em 2013, ergueu o troféu do título da Copa Lions e também do returno, fase de classificação do municipal.
Atualmente, disputa a Copa Enéas Sport, que vive a sua 6ª edição.


Nos últimos anos vem defendendo o Guanabara


Nosso `Destaque´ levantando o troféu de campeão da Taça Cidade de Garça, no ano passado