sexta-feira, 21 de março de 2014

Recordar é Viver: "Parabéns, Túlio Calegaro: cidadão benemérito"












Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Na noite desta quinta-feira, o esportista Antonio Tertuliano Calegaro recebeu o título de Cidadão Benemérito, pelos relevantes serviços prestados ao esporte  de nossa cidade. O autor da feliz idéia foi o vereador José Aparecido da Silva, o são-paulino  Zelito,  cuja propositura teve aprovação unânime do nosso legislativo.
E foi uma noite com grandes emoções. O homenageado Túlio Calegaro fez por merecer o título, pois sempre esteve ligado ao esporte garcense, seja como atleta ou dirigente. Sem falar do grande trabalho social desenvolvido a frente da Escola de Futebol Juventinho, há mais de 20 anos. Além da placa de Cidadão Benemérito, Túlio Calegaro recebeu uma camisa e um troféu da equipe Dinos Master, representada por Nezinho Bonfim e Marcos Roldão, uma camisa retrô do Garça, oferta da Loja Eneas Sport, entregue por Elizabete Dias, esposa do saudoso Plínio Dias, ex-craque do Garça e também uma placa do corintiano Jorge Ismail, radicado em São Luiz (Maranhão), entregue pelo Miltinho Palmeirense. Isto demonstra, sem sombras de dúvidas, o carinho que o ilustre homenageado possui em nossa comunidade. Veja alguns flagrantes da memorável noite, que jamais será esquecido pelo Túlio Calegaro e esposa Yone.

ESPORTISTA NATO
Túlio Calegaro tem uma vida inteira dedicada ao esporte. Não só jogou futebol (amador e profissional), como também comanda a Escola de Futebol Juventinho, desde o ano de 1.994.                  
Dentre os principais times, jogou na  Quitandinha, equipe de futsal comandada pelo Náo e o Sr. Nelson Ichisato, o “pai das cerejeiras” e ainda no Café São João, Ipiranga e Colégio Comercial de Garça.
No futebol amador defendeu as cores do Rodoviário, Guarani, Frigus, Casa Ipiranga, SASP, Flamengo, SALEC e  Guanabara. Sempre teve atuação destacada, jogando na lateral direito ou no meio de campo.  Também chegou a comandar  tecnicamente o time do Cavalcante numa temporada. No profissionalismo defendeu o Garça, entre os anos 1977 a 1980 e a Associação Cafelandense de Esportes. No futebol suíço jogou ainda no Salão Carter e Dinos (master). 
Como era reconhecidamente um esportista nato, ocupou o importante cargo de presidente da Comissão Central de Esportes (CCE), hoje SEJEJ, na administração do prefeito Francisco de Assis Bosque, sucedendo Plínio Gonçalves Aredes Dias.
No ano de 1.994 fundou a Escola de Futebol Juventinho, onde procura incentivar a garotada a praticar o esporte, já tendo revelado ao longo dos anos bons jogadores. No início era no campinho de terra que existia no terreno da empresa Expresso Alta Zona da Mata, hoje os treinos são realizados no “Toyotão”. O objetivo principal da escolinha é formar primeiramente o homem, depois quem sabe um jogador de futebol.  Por lá já passaram cerca de 1.000 alunos, todos respeitando o principal lema da  escolinha:  “Bom de bola e bom na escola”.