sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Recordar é Viver: "Garcenses na Arena do Corinthians"







Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Nós que estamos sempre ligados nos meios esportivos, temos notado muitos torcedores garcenses se deslocando até a cidade de São Paulo para assistir os jogos do time do coração nas novas arenas do Palmeiras ou do Corinthians. Várias excursões de ônibus e vans  tem saído de Garça com destino aos novos templos do futebol paulista. Olha que já está acontecendo até uma pequena disputa entre as duas torcidas para ver quem está levando mais. Constantemente temos recebido convites para acompanhar as excursões, por isto já temos uma opinião formada: até agora empate técnico. Mas até o final do campeonato brasileiro, apontaremos o vencedor. Entretanto disputa promete ser acirrada.

Dia 25/10, tem excursão: Corinthians x Flamengo. Dia 22/11: Palmeiras x Cruzeiro, segundo o Miltinho Palmeirense, e por aí vai.  A  velha mania esta voltando, o torcedor comparecendo a campo para prestigiar seu time. Há!!! E fica o recado: já está na hora do São Paulo e do Santos dar uma atenção melhor ao seu público, tratando como se fosse um colaborador e não um simples torcedor qualquer, que fica sentando nas arquibancadas de cimento e tomando sol e chuva durante o jogo.  Hoje as arenas vieram para incrementar ainda mais o futebol brasileiro. Bonitas, limpas, fácil acesso e acomodação, diferentemente de outrora. Ingressos comprados pela internet, nada de filas no entorno do campo, e a poltrona numerada e guardadinha. Você pode chegar a hora que quiser, sair para comer um lanche, ir ao banheiro, que o seu lugar está ali, reservado, ninguém se apodera dele. Na última semana um grupo de garcenses esteve no Itaquerão, e viram o Corinthians atropelar o Santos, por 2 a 0. 

Veja nos flagrantes a alegria do Betão Aguiar, junto com os irmãos Nardo e Ênio e o Marquinhos Santos. O Betão Aguiar, como um grande técnico e entendido no futebol, na sinalizava com os dedos, bem antes do jogo começar, o placar.  Na outro flagrante, a moçada chegando na arena, Xôxo, Maurinho, Silvinho, e mais um bando de loucos, e a tradicional faixa: “Caiu em Itaquera, já era”. Na outra foto, o  Ilson Honorato, em  jogo anterior, nas arquibancadas da arena, dando o recado: “Bem vindo ao Hospício”. Uma coisa é certa: todos voltaram deslumbrados para casa.  
                                            
A ARENA:  Começou a ser construída no dia 30 de maio de 2011, e serviu de palco  para o jogo de abertura da Copa do Mundo Brasil, no dia 12 de julho de 2.014, com o jogo Brasil  x Croácia. Quando totalmente terminada (e liberada para o público)  abrigará 48.238 torcedores. Vale lembrar que na Copa do Mundo, por ordem da FIFA, foram criados mais 20.000 lugares. O jogo inaugural teve 62.103 torcedores. Entretanto, o recorde aconteceu na partida da semifinal entre Argentina x Holanda com 63.267 expectadores, num recorde que jamais será batido. No total foram disputados 6 jogos da Copa do Mundo.  

Números da Arena: 189.000 m2 de área construída, 89 camarotes, 502 sanitários, 15 elevadores, 59 lojas em concessão, 10 escadas rolantes, 4 restaurantes/Sport bar, uma cozinha industrial e estacionamento (coberto) para 929 veículos e 1.620 descobertos. O primeiro gol foi de autoria do ex-craque Roberto Rivelino, o “reizinho do parque, cobrando penalidade máxima. Mas em se tratando de um jogo oficial, (que é o que vale) o primeiro gol foi de autoria de Giovanni Augusto, meio-campista do Figueirense, que venceu o Corinthians pelo placar de 1 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2.014.