segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Coluna Bate Pronto (08/12)



Com gol marcado pelo atacante Rogério, aos 47´ do 2º tempo, o São Paulo derrotou o Goiás, 1 x 0, em pleno Serra Dourada, garantindo a classificação à pré-Libertadores do ano que vem. Desta forma, pela terceira vez na história, o `trio de ferro´ paulista estará disputando a Libertadores de América. Aliás, na última rodada do Brasileirão/15, justamente o campeão Corinthians foi o único a não vencer, pois empatou com o Avaí, 1 x 1, no Itaquerão. O Santos, de virada, massacrou o Atlético-PR, na Vila, 5 x 1, ao passo que o Palmeiras, no Maracanã, bateu o Flamengo, 2 x 1.

Avaí, Vasco da Gama e Goiás, tiveram confirmado o descenso à Série B. Os dois primeiros foram `mortalmente´ atingidos pela vitória do Figueirense – 1 x 0 sobre o Fluminense -, enquanto o esmeraldino do Planalto Central sucumbiu ante ao São Paulo. O Coritiba escapou com o empate diante do `Gigante da Colina´, 0 x 0. Demais resultados: Internacional (vai entrar nas oitavas de final da Copa do Brasil/16) 2 x 0 Cruzeiro; Atlético-MG 3 x 0 Chapecoense; Joinville 0 x 2 Grêmio; Ponte Preta 0 x 1 Sport.

Classificação geral do Brasileirão/15: 1º) Corinthians (81 e o recorde absoluto de pontos na era dos pontos corridos com 20 times); 2º) Atlético-MG (69); 3º Grêmio (68); 4º São Paulo (62); 5º) Internacional (60); 6º) Sport (59); 7º) Santos (58); 8º) Cruzeiro (55); 9º) Palmeiras (53); 10º) Atlético-PR (51); 11º) Ponte Preta (51); 12º) Flamengo (49); 13º) Fluminense (47); 14º) Chapecoense (47); 15º) Coritiba (44); 16º) Figueirense (43); 17º) Avaí (42); 18º) Vasco da Gama (41); 19º) Goiás (38) e 20º) Joinville (31).

Um espirituoso amigo da coluna não perdeu a chance de mostrar a forma como o Vasco da Gama pode impedir o seu terceiro rebaixamento: entrar com recurso junto a JJD garcense. O teor seria a anulação do lance onde o Figueirense marcou o seu gol – o atacante Marcão teria empurrado o defensor carioca – e voltar atrás e assinalar o pênalti sobre Nenê na partida diante do Coritiba. Com a hipotética vitória sobre os paranaenses e o tropeço do Figueira em casa, o Vasco se salvaria. “Para a JJD isso seria fácil, pois ela acostuma interferir diretamente no que os árbitros assinalam”, lembrou o antenado leitor, fazendo referência a até hoje abominável exclusão das equipes da Copa de Futsal garcense – Jafa Futsal, Os Kome Keto e Os Pior.

E ele foi ainda mais longe: “Não tem problema em ser uma competição nacional, pois se a JJD contrariou as regras determinadas pela FIFA, que rege a modalidade em nível mundial, não haveria problema em interferir no Brasileirão, uma competição nacional”. Simplesmente hilário.

O basquetebol nacional celebra contrato assinado entre a Rede TV! e a Liga Nacional. Agora, após muitos anos de ostracismo, a modalidade volta a ter cobertura de um canal aberto, o que ajudará na divulgação do `esporte da cesta´. Ultimamente, esporadicamente, a Rede Globo passava alguma partida, principalmente das finais do NBB.

Piada que circula na internet: “Foram sorteados os grupos da 1ª fase da Libertadores/16. O Corinthians vai enfrentar Palmeiras, Guarani-PAR e Tolima-COL. Quais seriam os classificados à 2ª fase?”

Por falar em Libertadores, o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, afirmou que deseja contar com o zagueiro Tóbio na próxima edição do campeonato. O problema é que o argentino está emprestado ao Boca Jrs. até o meio do próximo ano. Aliás, os `Xeneizes´ estariam interessados no avante Centurion, atualmente no São Paulo.

Na primeira partida da decisão da Copa Regional do Bom Senso, o time sub/13 do CHG foi batido por Ubirajara, 2 x 1, no Módulo Esportivo, em vila Manolo. O jogo de volta está previsto para o dia 19, naquela localidade. Para se tornar campeão, o CHG terá que vencer por dois gols de diferença.