segunda-feira, 20 de novembro de 2023

A tão esperada Seleção do Futebol Suíço - 2.023

 


Mantendo a tradição desde o início do blog, em 2.011, trazemos para vocês que tanto nos incentivam, mais uma seleção dos `Melhores do Ano´. Lembro que as escolhas foram em razão do que vi durante o ano. Alguns itens pesaram como: número de jogos disputados, colocação dos times e presença nas séries eliminatórias. É saudável e vai acontecer bastante, de torcedores não concordarem com este ou aquele nome. Absolutamente normal, pois cada um enxerga o jogo de um jeito. 

Mas vamos aos nossos escolhidos da temporada/23:

                                       GOLEIRO

O goleiro é um velho conhecido: Rodrigo, do Flamengo. Seguro, tranquilo e sempre subindo de produção nos jogos decisivos, ele fez mais uma temporada muito positiva. Na final diante do Levis, praticou algumas defesas cinematográficas. Pelo segundo ano seguido é escolhido o melhor do suíço.

                           LATERAL-DIREITO 

Ele está debutando na seleção do campeonato. Quem acompanhou de `cabo a rabo´ o Municipal, percebeu o quanto Rogerinho, lateral-direito dinista, foi bem na atual temporada. Com um fôlego invejável e uma marcação implacável sobre os adversários, destacou-se como o melhor lateral-direito de 2.023. E de quebra, fez o gol que levou o Dinos às semis, jogando, na ocasião, como lateral-esquerdo

                                   ZAGUEIRO 

Quem o vê em campo, não faz ideia do quanto ele é tranquilo fora dele. Com um futebol recheado de raça, garra e determinação, Ronaldão fez o `bis´ na seleção, novamente sendo escolhido para a zaga. Firme, raramente perdendo uma dividida e impondo muito respeito, ele é titular absoluto do super campeão Flamengo. Com todos os méritos, Ronaldão é um dos zagueiros da temporada/23.

                                  ZAGUEIRO

Ele forma uma das mais icônicas e respeitadas duplas de zagueiros do suíço, ao lado do inseparável amigo Crisão. Muitos podem achar até surpresa o seu nome, mas o Tonhão cumpriu uma temporada/23 muito boa. Não apenas na defesa, mas também indo ao ataque e marcando os seus golzinhos. Teve o seu nome vinculado a vários times, porém, não deixa de jogar no ECSL de jeito algum. É a primeira vez que foi escolhido. 

                         LATERAL-ESQUERDO 

É impressionante a capacidade de adaptação às várias posições em que atua. Pode ser na direita, zaga ou meio-campo. Se duvidar, até no ataque. Indinho é daqueles jogadores que não aparecem, porém, possuem uma importância sem limites para a equipe. Aqui ele vai de lateral-esquerdo, mas, repito, o Flamengo o utilizou de diversas maneiras. No suíço, é um jogador completo.

                               MEIO-CAMPO

Apesar da campanha abaixo do esperado, não podemos negar: O Kosminho tinha um elenco enxuto e ao mesmo tempo, o mais técnico do Municipal. Mas o time sofreu bastante, principalmente pelas contusões. Não podemos deixar de citar o habilidoso e incansável Amaral, um verdadeiro `motorzinho´. Mesmo com o seu time não chegando onde podia, ele tem o seu lugar na seleção da temporada.

                                 MEIO-CAMPO

O cerebral Juliano viveu um ano muito bom. Dono do toque de bola mais refinado do suíço garcense, ele comandou o meio-campo do Levis, vice-campeão municipal. Teve apresentações fantásticas, que destacaram, e muito, toda a sua técnica e liderança. Com muita justiça, está na seleção da temporada/23.

                                    ATACANTE

Novamente ele integra a seleção do campeonato. Habilidoso, goleador e com um chute muito poderoso, César sempre leva muito perigo ao adversário. Esse galiense defendeu o Vimec, equipe a qual continuará em 2.024. Com as bolas nos pés, dificilmente deixa de armar uma boa jogada ofensiva. Um atacante que teria vaga em qualquer agremiação do suíço garcense.

                                  ATACANTE 

Outro representante do Vimec, único time que venceu Flamengo, Kosminho e Levis na temporada. May disputou o suíço pela primeira vez e foi o único a marcar quatro gols num clássico - vitória sobre o Levis, 5 x 3. E jogou fácil! Claro que alternou altos e baixos, assim como todos os jogadores da posição, mas mostrou ser um ótimo atacante que sabe usar o físico avantajado, servir os companheiros e ainda marcar gols. Existiram aqueles que foram às redes mais vezes que ele, porém, por ter participado pela primeira vez do difícil municipal, e com destaque, entrou na seleção do campeonato.

                                     TÉCNICO

Simplesmente Gilberto Aguiar, o homem que conquistou o topo em 38 oportunidades no esporte garcense. O primeiro e único!

                    CRAQUE DO CAMPEONATO 

Nunca foi tão fácil escolher o craque da temporada. O ano de 2.023 vai ficar marcado na memória como o ano em que Igor, além de artilheiro, tornou-se o principal atleta do Municipal. De Campos Novos, Igor foi o ponto de desequilíbrio do rubro-negro, marcando gols decisivos e `assistindo´ os companheiros em várias oportunidades. Sua experiência como ex-profissional com passagem pelo futebol da Europa, também foi um dos diferenciais. Em alguns situações - na maioria delas - não deu nenhuma chance a quem tentava lhe marcar. Disparado, o melhor de todo o futebol suíço.