sexta-feira, 10 de junho de 2022

Recordar é Viver: "Celso Rezende estreia no Flamengo"

 


Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Mais uma semana termina e com dois preparadores físicos garcenses em alta. Primeiro recebemos a notícia do Silvio Cavalheiro, que foi campeão de futsal lá na Rússia, comandando o PF Gasprom Ugra. Com esta vitória, a equipe do Silvio Cavalheiro alcançou a sua terceira Superliga Russa. O próximo passo seria disputar a UEFA Futsal Champions, mas o PF Gasprom Ugra ficará de fora, devido à sanção da UEFA, após a Rússia invadir a Ucrânia.

Depois foi a vez de saber que o também preparador físico Celso Rezende foi contratado pelo Flamengo do Rio de Janeiro. O Celso, que começou a sua carreira aqui no Garça, na década de 80, nos últimos dois anos, estava afastado do futebol para cuidar da saúde. Recuperado, integrou a equipes do inseparável amigo e treinador Dorival Junior, no comando no Ceará (foto) no Campeonato Brasileiro Série A, e na Copa Sul-Americana. E o “Vozão” do Nordeste anda fazendo bonito nos gramados brasileiro e sul-americano.

Como o Flamengo dispensou o português Paulo Sousa, a diretoria flamenguista se movimentou rapidamente e contratou Dorival Junior.  Logicamente, ele levou a sua equipe de trabalho, contando com o Celso Rezende, agora em mais um novo desafio: comandar o badalado Flamengo, com seu elenco “galáctico”, recheado de estrelas. E que desafio, convenhamos, para um time que joga para ser campeão em qualquer competição, com sua fanática torcida. Como bem diz o hino “vencer, vencer, vencer. Seja na terra, seja no mar”.

Aliás, esta é a terceira vez que a dupla Dorival Junior e Celso comanda o Flamengo. A primeira passagem foi no ano de 2.012, com a equipe rubro-negra terminando em 11º no Brasileirão. No ano seguinte, ficou até março, saindo por problemas financeiros, não concordando com a redução de salário. Fizeram uma boa campanha: 15 vitórias, 11 empates e 10 derrotas. Em setembro de 2.018, foi a vez de comandar o time carioca na reta final do Brasileirão e, novamente, com bom desempenho: 12 jogos, 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

O Celso Rezende é o homem de confiança do Dorival Júnior, um fiel escudeiro. Onde o treinador vai, ele também vai. Os dois estão juntos há vários anos, comandando clubes de ponta do futebol brasileiro.

Neste sábado (11/6) à noite, a estreia. No Estádio José Pinheiro Borda, mais conhecido por “Beira Rio”, em Porto Alegre, o técnico Dorival Junior e Celso Rezende já comandam o Flamengo contra o Internacional, em jogo valido pela 11ª do Campeonato Brasileiro.





COMEÇO NO GARÇA:
O mocoquense Celso Resende praticamente viveu sua juventude na vizinha cidade de Álvaro de Carvalho. Lá sempre esteve ligado ao futebol. Disputou campeonatos em Garça, pelo time de Álvaro de Carvalho e o CRAC (Clube Recreativo Álvaro de Carvalho). Um zagueiro aplicado e com muita voluntariedade em campo. Na época que cursava Educação Física em Marília conseguiu estágio no Garça, em meados da década de 80. Primeiramente nos juniores do “Azulão”, com o professor Ednalvo Cardoso de Andrade. Em seguida na equipe profissional, que tinha como presidente (e também atleta) Antonio Rodolfo Devito. Depois fez carreira e sucesso como preparador físico nos times que passou: Jalesense, Figueirense, Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport Recife, Avaí, São Caetano, Cruzeiro, Coritiba, Vasco da Gama, Santos, Atlético-MG, Internacional de Porto Alegre, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Ceará. No flagrante quando da passagem pelo Palmeiras no ano de 2.014.

Na outra foto, no início de carreira, no Garça FC, na temporada de 1.987. Em pé da esquerda para direita: Machado, Carlos Alberto "Mamela", Tuca, Paraná, Amarildo, Pilão, Celso Rezende (preparador físico) e Panza Neto (dirigente); agachados: Reginaldo "Linguiça", João Luiz, Parisi, Caia e Albino.