sexta-feira, 17 de junho de 2022

Recordar é Viver: "Murilinho Matioli, um futuro promissor no futebol"

 






Um pouco da incrível habilidade do Murilinho, que ainda vai encantar muita gente com o seu futebol

Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Hoje a coluna está um pouco diferente. Nosso objetivo sempre foi o de recordar os grandes times, jogadores e dirigentes que fizeram a história do futebol garcense em tempos passados. Vamos mudar a tática e falar do futuro. Com destaque para o garoto garcense Murilo Toffoli Matioli, uma jovem promessa no futebol, dono de um potencial e um talento único.

O futebol, após a fase pandêmica, está voltando com tudo. Afinal de contas a bola não pode parar cá na terrinha. Estamos acompanhando alguns jogos, treinos, e notado uma garotada boa de bola surgindo. O futebol do brasileiro começa com estes jovens. Comprovadamente a grande maioria dos atletas profissionais (e craques) são revelados nas cidades interiores. Quatro exemplos: Neymar, nasceu em Mogi das Cruzes/SP., Messi em Rosário/Argentina, Cristiano Ronaldo em Funchal/Portugal, e Pelé em Três Corações/MG.

Quanto a Garça, boas notícias recebemos durante a semana: O atacante Kaíque, 17 anos, acaba de assinar contrato profissional com o Guarani de Campinas. O Kaíque é da escola “CHG Sports Garça”, do incansável professor Netinho. E o Marquinhos Rodrigues, da base do São Paulo, foi emprestado recentemente para o Stuttgart da Alemanha, onde vai passar por um período de avaliação.

É a tradição de Garça no mundo da bola, que começou com o goleiro Waldir Peres, no começo da década de 70, e não vai parar nunca.

Há cerca de uns 20 dias, fomos avisado sobre um garoto que jogava demais:  Murilo Toffoli Matioli, 7 anos, e fomos assistir seus treinamentos lá na DUDU SOCCER, comandada pelo professor Dudu Soares. Logo de cara vimos um potencial grande e cheio de habilidade. Meio campista, canhoto puro, que bate fácil na bola. No pouco tempo que conversei com ele, demostrou um fator importante: é apaixonado em jogar bola. Como bem disse o professor Dudu: “O Murilinho é extremamente habilidoso com a bola nos pés. Ele bate muito bem na bola. O raciocínio dele é muito bom tão logo recebe a bola, sempre de cabeça erguida. Sem falar que é dedicado e tem vontade em aprender cada vez mais. Segue todas as minhas orientações, além de ser aplicado nos treinamentos. O seu futebol vem evoluindo muito a cada dia que passa. Lá na frente tem tudo para se consagrar como jogador profissional”. 

Para o amigo leitor conhecer um pouco mais do Murilinho, hoje resgatamos a Revista Placar, dos anos 70/80, “copiando” as memoráveis entrevistas com o craque do mês:

Nome: Murilo Toffoli Matioli.

Dia: 19/09/2.014;

Cidade: Garça/SP;

Família:  Renato Alves Matioli (pai) e Armanda Lopes Toffoli (mãe)

Estuda: Segunda Série;

Matéria que mais gosta: Matemática;

Esporte preferido: futebol;

Joga bola: desde os 3 anos de idade;

Posição: meio campista;

Time do coração: Palmeiras;

Ídolos: Messi (PSG) e Antony (Ajax);

Treina: Escolinha Dudu Soccer e SEJEL;

O que mais gosta de fazer, além de jogar bola: soltar pipas, jogar sinuca e cartas.

Prato preferido: Macarronada

Sobremesa:  Chocolate

Quem vai decidir a Copa do Mundo do Catar: Brasil e Alemanha;

Quem será o campeão: Brasil;

Campeão brasileiro: Palmeiras ou Atlético Mineiro.

Programa de TV preferido: filmes de lutas

Melhor narrador de TV: Galvão Bueno

Comentarista de TV: Caio Ribeiro

Um time da Europa: Paris Saint-Germain;

Se você marcar 3 gols no jogo, que música vai pedir: do MC Chefin

Um recado aos amigos da bola: Primeiramente amar a Deus. Focar nos estudos e ter humildade. Treinar bastante e sempre querer a evolução, dia após a dia.



DUDU SOCCER:
É a Escolinha do futebol comandada pelo professor Dudu Soares, que vem desenvolvendo um grande trabalho com a garotada que gosta de jogar bola. Em média são 35 alunos, que estão aprendendo a iniciação no futebol, a vivencia em grupo e o espirito de equipe. São duas faixas etárias: dos 6 a 9 anos (foto), que treinam as segundas e quarta feiras, das 17:45 hs às 18:45 hs.  E na faixa dos 10 aos 13 anos, treinam as terças e quinta feiras no mesmo horário. O local é no campo do Paulinho Boy, lá no Jardim Ecoville. Os alunos que se destacam serão encaminhados para avaliações em outros times.