sexta-feira, 3 de junho de 2022

Recordar é Viver: " A premiação aos melhores do futebol garcense"

 


Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Estivemos acompanhando a festa da premiação dos vencedores da “Taça Cidade de Garça”, competição promovida pelo Lions Clube de Garça, com coordenação da SEJEL, através do Secretário de Esportes, Júlio César Martins. No suíço, o Levis foi campeão, enquanto que no master, a vitória foi da Figueirinha. Os campeões receberam o bonito troféu que homenageou Valdir Tramontini, ex-atleta do futebol amador e do suíço.

Como é de praxe os troféus foram entregues no próprio campo, logo após o encerramento dos jogos. Os familiares do homenageado estiveram presentes e num clima de muita emoção, agradeceram pela lembrança do eterno e saudoso filho dos Tramontini.

O futebol suíço teve a primeira edição na Copa Lions no ano de 1.991, onde o Dinos/Café Delicioso foi o campeão. Já o futebol de campo começou no ano de 1.966, com o Mercado campeão, em jogo que inaugurou o Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, como preliminar de Seleção de Garça x Scratch da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Hoje recordamos alguns flagrantes da festa da premiação dos times e jogadores do passado. Era uma festa e tanto, promovida pela então Comissão Central de Esportes, que comandava o esporte amador.

Diferentemente dos dias atuais, a premiação acontecia na sede da própria CCE, no período noturno. Um bom tempo a entidade funcionou à rua Carlos Ferrari, nº 115, onde atualmente está a Sorveteria Skimel. A CCE ficava no andar superior. No térreo, a outrora famosa Casa dos Enxovais. Em outras oportunidades, a premiação foi realizada na Câmara Municipal de Garça, quando o prédio da edilidade era na Praça Hilmar Machado de Oliveira, na esquina com a rua Silvio Serveline. Como atrativo, os troféus e medalhas ficavam expostos ao público por um período de uns 15 dias antes da entrega, nas vitrines das Casas Pernambucanas, e também da Selaria São Luiz, que ficava em frente ao atual prédio do Santander.

Nas fotos, vemos jogadores do Induscomio, campeão da temporada de 1.972. Da esquerda para direita: Chico Ramalho, Jair Cassola colocando a medalha no centroavante Vado Chicareli, Béia Galvão, Zé Luiz Portugues, João Bosco e Tonhá.

E também alguns atletas do grande time do Frigus, campeão no ano de 1.975. Da esquerda para direita em pé: Rildo (segurando o troféu), Jair goleiro, Betão, Plininho, Bitica e José Carlos. Agachados: Charuto, Ari Euzébio (massagista), Natal e Fucinho.

Por último, outra solenidade, desta vez no Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. O dirigente esportivo Cláudio Fernandes, entregando o troféu de campeão para o lateral direito Robertinho, do Frigus.

Ao fundo vemos, da esquerda para direita: Juvenal Hilário “Barbeiro” do Nascimento, técnico do Frigus, Orlando Antunes Moreira, dirigente da CCE, árbitro Sérgio De Stéfani e o radialista João Alexandre Colombani.