quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Coluna Bate Pronto (20/12)


O Atlético-MG desperdiçou a chance de disputar o título do Mundial Interclubes, que se realiza no Marrocos. O campeão da Libertadores foi superado pelo Raja Casablanca, 3 x 1, sendo eliminado prematuramente da competição. O gol de empate do Galo mineiro foi marcado por Ronaldinho Gaúcho, na etapa final, numa magistral cobrança de falta. O time marroquino terá pela frente na decisão o Bayer Munchen, que eliminou os chineses do Guangzhou Evergrande, 3 x 0. O confronto será amanhã, bem como a decisão do terceiro lugar.

O tradicional jogo festivo com a presença do grande ídolo palmeirense Marcos, que acontece anualmente em Oriente, terá a sua versão/13 ocorrendo no domingo, a partir das 10 horas, no estádio municipal. A entrada será 1 Kg de alimento não perecível, com o montante sendo revertido a entidades benemerentes daquela localidade. Outra grande atração promete ser o ex-corinthiano Marcelinho Carioca, que deve participar pela primeira vez do encontro. O sertanejo Zé Rico, os ex-palmeirenses Alceu e Osmar, o atleta olímpico Jadel Gregório, entre outros, estão com a presença confirmada.

Sem nunca ter tido uma nota oficial divulgada, o assunto `retorno do futebol profissional´ foi `esfriando´ e hoje, nem notícias hipotéticas são ouvidas em Garça. Como se lembra, um grupo demonstrou interesse em gerir a onerosa e espinhosa empreitada, chegando a vir conhecer a estrutura esportiva na cidade. O Platzeck seria até reformado, sem nenhum centavo público! Um verdadeiro `presente de Natal´ fora de época. Porém, na data em que provavelmente a filiação seria feita – 29 de outubro – nada foi consumado. O `Comarca´ chegou até divulgar um e-mail da FPF, onde havia a confirmação de que ninguém havia recolhido a taxa de filiação, orçada em R$ 800 mil. Não passou de mais um boato sobre o utópico assunto, que, momentaneamente, não reúne a mínima condição de se transformar em realidade.

A última vez que a Sentinela do Planalto teve uma equipe de futebol profissional foi em 2004. Na ocasião, um desconhecido grupo coreano, que tinha à frente Eun Hyun Pee, assumiu o GFC, que cumpriu campanha pífia na última divisão do futebol profissional de São Paulo, não conseguindo a classificação. Sem dar qualquer satisfação, desligou-se do clube e foi embora, sendo que nunca mais se ouviu falar sobre ele. No ano que vem vai se completar uma década do último time de futebol que representou o nosso município.

A FIFA divulgou ontem o último ranking de seleções de 2013. A espanha continua na liderança, seguida da Alemanha, Argentina, Colômbia e Portugal. Uruguai, Itália, Suíça e Holanda, completam as nove primeiras colocações. O Brasil é o 10º. Dos países que estarão na Copa do ano que vem, a Austrália é a que possui o pior índice, estando hoje ocupando a 58ª colocação. Dos adversários do Brasil na fase de grupos, a Croácia está em 16º, enquanto o México é apenas o 21º. Camarões é o 50º, estando apenas à frente da Coréia do Sul (54º) e do time da terra dos cangurus.

De acordo com o jornal Lance!, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu que houve uma defasagem no sistema disponibilizado aos clubes no site oficial da entidade que mostra quais atletas estão em condições de jogo para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro, e que a página mostrava o meia Héverton, da Portuguesa, liberado para o jogo contra o Grêmio. A CBF atualiza o sistema somente quando recebe as decisões do STJD - o que aconteceu apenas na terça-feira, dia 10, enquanto Héverton foi julgado na sexta (6) e entrou em campo de forma irregular no domingo (8). Essa desatualização no sistema da CBF deve ser o principal argumento da Portuguesa no julgamento do recurso da decisão que puniu o clube rubro-verde com quatro pontos e resultou em seu rebaixamento, livrando o Fluminense de disputar a Série B. A própria CBF enviou aos clubes, em junho, um documento orientando as equipes a se basearem nesse sistema online para verificar os jogadores suspensos, com a implementação efetiva a partir de 1º de setembro. O julgamento do recurso no Pleno do STJD acontece em 27 de dezembro.

Alguém em sã consciência acredita que, apesar da notícia anterior, no Pleno do STJD, a Portuguesa logrará êxito e terá o seu rebaixamento revertido, forçando o Fluminense a jogar a Série B em 2014?

Fonte: Jornal Comarca de Garça