quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Os 10 fatos mais lamentáveis do esporte nacional em 2013

Estamos vivendo os últimos dias de 2013. São comuns as retrospectivas sobre o ano que está prestes a terminar. Para alguns, deixará muita saudade, para outros, está terminando tarde. Enfim, as opiniões são controversas, bem como a concordância sobre aquilo que o blog pensa sobre os 10 fatos negativos do esporte nacional. Vamos conferir?

10 - A incrível derrota do Palmeiras para o rebaixado Mirassol, no Campeonato Paulista. O Verdão foi massacrado, 6 x 2, voltando a ser motivo de chacota entre os rivais;



9 - Os fatídicos acidentes nas arenas que estão sendo construídas pelo país, visando a Copa do Mundo. As mortes ocorridas no `Entulhão´, em São Paulo e em Manaus, chocaram o país inteiro.



8 - A morte do boliviano Kevin Spada, em jogo do SCCP, pela Libertadores, em Oruro, na Bolívia. Torcedores do alvinegro soltaram um sinalizador que acertou o jovem, que veio falecer a seguir. Ficaram presos naquele país e depois foram soltos. A impunidade reinou novamente!



7 - Futebol de Campinas. Tudo bem que a Ponte Preta chegou à final da Sul Americana, mas perdeu. De quebra, caiu para a Série B do Brasileiro. Se não bastasse a pindaíba dos clubes campineiros, o Guarani foi rebaixado para a Série A-2, do Paulista, além de permanecer na Série C do Brasileiro. Cenário pior que esse, impossível!



6 - A `quebradeira´ que atingiu Campinas, foi extensiva a todos os grandes de São Paulo. Com um Brasileirão horrível, Santos, SPFW e SCCP ficaram fora da Libertadores, o mesmo ocorrendo com o Palmeiras, que disputou a Série B. O resultado? Pela primeira vez, desde 1988, o mais rico Estado da União não terá um representante na principal competição continental em 2014;



5 - A batalha campal de Joinville. Cenas chocantes, selvageria pura e uma violência sem fim. Desta maneira, Atlético-PR e Vasco da Gama se enfrentaram pela última rodada do Brasileirão. A briga entre os torcedores entra como um dos mais tristes episódios da história do futebol nacional. 



4 - Vanderlei Luxemburgo ultrapassado? O treinador, multi-campeão em outras épocas, tem acumulado fracassos sucessivos. Foi assim no Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Fluminense. Ninguém tem falado nele para a próxima temporada, num sinal clássico de que anda muito em baixa. Seria o fim de seu ciclo nos times grandes do Brasil?



3 - O Atlético-MG no Mundial do Marrocos. Pensava no Bayern, esquecendo-se que antes tinha que vencer o Raja Casablanca. E perdeu, 3 x 1. Foi motivo de muita gozação, principalmente pelos cruzeirenses. Ficou mais uma vez provado que o futebol se decide dentro de campo!



2 - A frase infeliz dita por Ronaldo Fenômeno. Demonstrando bem como é o seu pensamento em relação ao povo brasileiro, ele falou: "Copa do Mundo se faz com estádios e não com hospitais". Foi o que bastou para ser massacrado em todas as redes sociais e em diversos órgãos de imprensa. Como ele poderia ter soltado essa `pérola´ num país onde a saúde é muito mais do que deficiente?



1 - O primeiro lugar é fácil: o `tapetão´. Quando todos esperavam que isso nunca mais aconteceria, eis que surgem Fluminense e Vasco se utilizando do STJD para não disputar a Série B em 2014. Por que não conquistaram os resultados necessários dentro de campo? O problema é que poderão e deverão lograr êxito para não cair.