segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Coluna Bate Pronto (31/12)



A FPF divulgou uma informação preocupante para vários times que disputarão a Série A-1, em 2014. Simplesmente 11 estádios foram temporariamente interditados, sendo que os clubes responsáveis terão um prazo bem exíguo para deixá-los em condições. São eles: Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, o Nabi Abi Chedid, do Bragantino, o Novelli Júnior, do Ituano, o Jaime Cintra, do Paulista, o Gilbertão, do Linense, o Romildão, do Mogi Mirim, o Barão de Serra Negra, do XV de Piracicaba, o Santa Cruz, do Botafogo-SP, o 1º de Maio, do São Bernardo, o Palma Travassos, do Comercial-SP e o Schmidtão, do Rio Claro. O Paulistão começará no dia 18 de janeiro.

Causando muita surpresa, o técnico Wagner Mancini oficializou a sua saída do Atlético-PR, após levar o `Furacão´ até a Libertadores/14. Quando ele chegou a Curitiba, o time ocupava a zona de rebaixamento e terminou o ano com o vice-campeonato da Copa do Brasil, além do terceiro lugar no Brasileirão. Muita gente ficou sem entender nada.

Muitos torcedores da Lusa tem se organizado nas redes sociais para que sejam impetradas ações na Justiça Comum após ter sido ratificado o rebaixamento da Lusa, em julgamento feito através da esfera esportiva, no Pleno do STJD. A Portuguesa, na verdade, acabou apenada por ter cometido um erro primário: a escalação de jogador irregular, no caso, Héverton.

O time do Canindé, através de seus torcedores, pode tumultuar, e muito, o Brasileirão, caso várias ações surjam na Justiça Comum. Teorias surgem para que a CBF oficialize o número de 24 participantes já partir de 2014, sendo a Ponte Preta, a mais `animada´ com esta situação. Mas a entidade se pronunciou, evidenciando que esta possibilidade não existe. Lembrando ainda que somente um clube conseguiu vencer na Justiça Comum a CBF: o Gama, em 1999, forçando a criação da Copa João Havelange no ano seguinte. Portanto, a Lusa corre sérios riscos, ainda mais depois que ficou comprovado que foi mesmo a equipe que cometeu o grotesco equívoco.

Ex-atacante do Corinthians, no auge de seus 40 anos, Finazzi está em vias de fechar contrato com a Itapirense, que integrará a Série A-2 do Paulista em 2014. Porém, o veterano artilheiro não será uma exclusividade do time de Itapira. O União Agrícola Barbarense contará com um trio que, junto, acumula 113 anos! Acosta (ex-Naútico e Corinthians), 36, Aloísio Chulapa (ex-São Paulo), 38, e Tuta (ex-Palmeiras e Flamengo), 39.

Em nossa última coluna do ano, destacamos os fatos esportivos mais negativos de 2013: a morte do garoto boliviano Kevin Spada, atingido por um sinalizador disparado por torcedores do Corinthians, os acidentes fatais que vitimaram operários no Itaquerão e na Arena Amazônia, Ronaldo Fenômeno, que afirmou que “Copa do Mundo se faz com estádios e não com hospitais”, a selvageria transmitida para o mundo todo, envolvendo torcedores do Atlético-PR e Vasco da Gama, além do fatídico `tapetão´ que definiu o Campeonato Brasileiro, pelo menos em termos de rebaixamento. `Menção honrosa´ à pífia campanha dos paulistas no Brasileirão, sendo que o Estado, pela primeira vez desde 1988, ficou sem um representante na Libertadores. O trágico acidente de Anderson Silva na revanche diante de Cris Weidman, também não pode ser esquecido. A cena da fratura foi chocante.

Porém, também tivemos boas notícias: os títulos mundiais de César Cielo (natação), Jorge Zarif (vela), Arthur Zanetti (argolas), Poliana Okimoto (maratona aquática), o handebol feminino e o futebol, que faturou a Copa das Confederações de forma incontestável. O Atlético-MG e as incríveis defesas de Victor, principalmente nas penalidades, foram destaque na Libertadores, conquistada pela primeira vez. Neymar na seleção e no Barcelona, o título estadual do basquete masculino de Bauru, a atuação do Bom Senso FC, a campanha do campeão Cruzeiro no Brasileirão e o título da Copa do Brasil do Flamengo, sob a batuta de Jaime de Almeida, também merecem citação.

Desejamos a você, querido leitor que nos acompanha neste espaço, um Ano Novo recheado de realizações, com muita saúde e paz familiar. Feliz 2014!

Fonte: Jornal Comarca de Garça