terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Destaque Esportivo: Adão Rocha e Paulista, histórias que se confundem


Adão Rocha, o fundador do Paulista
Nosso personagem esportivo da semana foi quem fundou o Paulista, tradicional time do futebol suíço garcense, no ano de 1989. Durante este período, com breve interrupção ao longo dos anos, a equipe teve figura marcante nas competições, sempre com o comando de Adão Rocha, que pode ser considerado um dos `últimos românticos´ do futebol planaltino, já que ele desenvolve múltiplas funções na equipe, sendo o presidente e até um esforçado atleta. A trajetória daquele que pode ser chamado como `sinônimo´ do Paulista você acompanha na edição de hoje do `Comarca´.
Adão sempre esteve envolvido com o futebol de nossa cidade. Antes de passar a integrar o futebol suíço, ele era visto disputando o Campeonato Amador, pela equipe do Cliregal, uma espécie de `aspirante´ do famoso esquadrão formado pelo Salec, nos anos 80.
Mas surgiu a oportunidade de fundar o Paulista, fato ocorrido em 1989. Logo a equipe era vista participando das competições da modalidade que eram disputadas ainda nos tempos do `terrão´. Foi lá que o Paulista se fixou como um dos times mais conhecidos do suíço.
Os anos foram se passando e o Paulista estando sempre presente nos diversos torneios e campeonatos organizados na cidade. Mas, como nem tudo é eterno, Adão deu uma pausa nas atividades do Paulista. Neste período teve uma aproximação muito grande com o Flamengo, tanto no suíço, como no máster. Aliás, nas primeiras edições do máster, ainda nos velhos campos de terra, lá estava Adão como atleta do extinto Time do Mel.
Retornando com o Paulista, a equipe não sofreu mais nenhuma interrupção e graças ao trabalho e dedicação do Adão Rocha, o time vem participando de todos os eventos nos últimos anos e já garantindo a sua presença na temporada/14.

Uma foto dos tempos do `terrão´, no antigo campo do Motorista; Adão é o primeiro agachado, da esquerda para direita

 
Adão Rocha e a sua passagem pelo Cliregal, nos anos 80; ele é o segundo em pé, logo após o goleiro

Na década de 90, quando das primeiras edições do master, lá estava o nosso `Destaque Esportivo´ defendendo o Time do Mel

Homenageado em 2012 com o troféu entregue ao Vimec que levava, justamente, o seu nome

Faltou jogador? Lá está o presidente para suprir a lacuna
Na atual temporada, o Paulista viveu alguns momentos difíceis na temporada. O principal deles foi uma constante ausência de atletas a cada rodada.
Percebendo que a situação estava `se complicando´, Adão não teve dúvidas: inscreveu-se como atleta de sua agremiação, sempre estando a postos quando alguém faltava. Desta forma, acabou atuando em vários jogos durante a fase de classificação do municipal.
Foi mais uma demonstração única de amor à camisa, ou, neste caso, à equipe, que fundou há 24 anos.

Com o seu querido Paulista, na temporada/13: além de `cartola´, atleta do elenco

No suíço, falou em Paulista, falou em Adão Rocha

Dirigente/jogador tem atuação muito elogiada pelos adversários
De sorriso fácil e sempre afável no contato com o próximo, não há quem não conheça a dedicação de Adão Rocha, dirigente solitário do Paulista, responsável por tudo na equipe, desde a inglória busca por uniformes de jogo a cada temporada, passando pelo cadastro de atletas e até pela `cervejinha´ após os jogos a todos da equipe.
Por isso, sempre é muito elogiado por sua dedicação marcante. “Eu tiro o chapéu para o Adão, pois ele faz tudo sozinho. Eu vejo ele correndo e as coisas acontecendo para o Paulista. Antes de fechar uma temporada, ele já conseguiu os uniformes para a seguinte. O que ele faz pela equipe dele é impressionante”, observa Nezinho Bonfim, treinador finalista com o Dinos, na atual temporada.
Adão Rocha faz parte da extensa lista de personalidades esportivas da Sentinela do Planalto, que merecem sempre estar em evidência, devido à sua dedicação exemplar a uma modalidade. E com ele, fechamos 2013, retornando no ano que vem com mais destaques esportivos.

Nezinho Bonfim e Adão Rocha: figuras de destaque do futebol suíço garcense

Mais um amigo do meio esportivo: Zumbé, presidente/treineiro do Independente