quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Coluna Bate Pronto (27/12)


O lateral-esquerdo Gilberto, ex-seleção brasileira, com passagens pelo Flamengo, Vasco e Cruzeiro, havia anunciado o fim de sua carreira ao término da Série B do Brasileiro/12, quando atuava pelo América-MG. Porém, aos 37 anos, resolveu sair da aposentadoria e assinar um último contrato profissional. Ele será apresentado, oficialmente, em janeiro, pelo América-RJ, que disputa a 2ª divisão carioca. Gilberto, irmão de Nélio, atacante que ficou famoso jogando pelo Flamengo, foi revelado pelo Ameriquinha e aceitou o desafio. Depois, já avisou, voltará à aposentadoria definitiva.

De Tai Nalon, na ‘Folha': "O governo federal já está atuando preventivamente para evitar protestos violentos durante a Copa. Segundo o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), o Palácio do Planalto espera atos como os ocorridos em junho, mas planeja enviar representantes às 12 cidades-sede para monitorar demandas de movimentos sociais. A presidente Dilma Rousseff tem reiteradamente repudiado ações como a dos ‘black blocs' em protestos pelo país. O temor do Planalto é que situações de extrema violência, como as ocorridas em São Paulo em outubro, ponham em risco a realização do evento, que ocorre às vésperas do início oficial da campanha eleitoral." 

Dos 12 maiores times do Brasil, cinco deles iniciarão 2014 com o mesmo treinador: Cruzeiro (Marcelo Oliveira), Palmeiras (Gilson Kleina), Flamengo (Jaime de Almeida), Vasco da Gama (Adílson Batista) e São Paulo (Murici Ramalho). Trocaram de comando: Grêmio (Enderson Moreira), Fluminense (Renato Gaúcho), Botafogo (Eduardo Húngaro), Atlético-MG (Paulo Autuori), Internacional (Abel Braga), Santos (Osvaldo de Oliveira) e Corinthians (Mano Menezes).

Dois profissionais estão em baixa no mercado do futebol nacional: Dorival Júnior e Vanderlei Luxemburgo. O primeiro, após trabalhos pífios no Flamengo e Vasco, sucumbiu com o Fluminense, que deve ser salvo através do `tapetão´. Seu nome não tem sido ventilado e, a princípio, iniciará o ano sem trabalho. Já Vanderlei Luxemburgo fracassou no Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Fluminense. Considerado `ultrapassado´ por muitos, ao que parece, pela primeira vez nos últimos 20 anos, não emplacará em nenhum dos maiores clubes do Brasil.

Na madrugada do domingo haverá a tão aguardada revanche entre Anderson Silva e Cris Weidman, norte-americano que assombrou o mundo ao nocautear o `Spider´ no primeiro encontro entre eles, em julho. A luta será em Las vegas, nos EUA, com transmissão pela Globo, valendo o título mundial dos médios do UFC.

De acordo com o site dos canais ESPN: “A Caixa Econômica Federal ainda não definiu o que vai fazer em 2014 no futebol brasileiro. Com planos de patrocinar mais clubes na próxima temporada, o banco deve terminar de fazer o planejamento interno nos primeiros dias de janeiro. Depois, para ser colocado em prática, o documento ainda tem de ser submetido pelo Conselho Diretor da empresa, o que deve acontecer na segunda quinzena do mês. Palmeiras e Santos são alguns dos clubes que aguardam uma decisão da Caixa. Eles negociam para ter o banco como patrocinador máster nos próximos anos.

O time palestrino ainda depende da obtenção das certidões negativas, exigidas para qualquer contrato com companhias públicas.
Além de revelar o balanço feito pela empresa sobre o primeiro ano de grandes patrocínios, a aprovação do Conselho Diretor vai mostrar a avaliação da empresa sobre os episódios de violência nos estádios de futebol, que marcaram 2013, e virou assunto interno nas últimas semanas.” 

Acontece hoje, a partir das 11 horas, no Pleno do STJD, no Rio de Janeiro, o julgamento de Flamengo e Portuguesa, que teriam escalado atleta irregular na última rodada do Brasileirão. Em primeira instância, ambos foram apenados com a perda de quatro pontos, fato que causou o rebaixamento da Lusa, favorecendo o Fluminense. Também hoje será analisado o pedido do Vasco da Gama, que quer a impugnação da partida em que perdeu para o Atlético-PR, 5 x 1, pela última rodada, sob alegação de o árbitro esperou mais do que o regulamento determinava – 60 minutos – para dar andamento ao confronto. Com a derrota, o Vasco selou o seu retorno à Série B. Independentemente dos resultados, aguarda-se uma `enxurrada´ de ações na Justiça Comum. Infelizmente.

Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização 1: a Portuguesa foi goleada no Pleno do STJD: 8 votos a zero. Assim, a Lusa teve o rebaixamento confirmado e o Fluminense será mantido na Série A em 2014. Mas muita coisa ainda deverá acontecer, inclusive com ações na Justiça Comum.

Atualização 2: o Flamengo também perdeu quatro pontos por ter escalado André Santos de forma irregular diante do Cruzeiro e o Vasco, por unanimidade, teve recurso negado que visava a impugnação da partida frente ao Atlético-PR. Com isso, o Vasco terá que disputar a Série B em 2014.