sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Recordar é Viver: "A bola da saudade entra em campo"

 




Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Neste sábado (9) a bola da saudade vai rolar no Campo do “Toyotão”, em Vila Rebelo, a partir das 9h30. Será o 3º encontro do Garça Eterno Futebol Clube. Um evento que já está se tornando tradicional e reúne, em sua maioria, ex-jogadores que vestiram a gloriosa camisa do “Azulão” ao longo dos anos, em especial dos anos 80 para cá. A cada ano que passa vem aumentando mais. Atualmente o grupo está com 87 participantes.

Esta turma boa de bola tem uma página na rede social, com isto vão “caçando” ex-colegas do futebol que jogaram no Garça e estão por este Brasil afora.

A resenha corre solta na net. Cada integrante vai recordando e contanto da sua época que jogou bola, em especial no Garça. Algumas histórias são  verdadeira, outras nem tanto. Algumas publicáveis, outras impublicáveis, que daria um bom livro.

Neste sábado a resenha será presencial, com o jogo festivo, seguido de uma confraternização. Tudo abrilhantado pela ótima dupla de cantores garcenses,  Rodrigo e Alexandre. Para completar o elenco dos “bons velhinhos da bola”, outros ex-jogadores foram convidados. Os times já estão escalados.

TIME BRANCO: Silvio goleiro, Pilão, Nel, Márcio Gravatim, Mauro Parafuso, Roberto Bertuçu, João Luiz, Tião da Gráfica, Chico, João, Zanon, Wilson, Barião, Bolinha, Tatu, Geninho, Emilio e Valmir.

TIME AZUL:

Marcão goleiro, Nenê Miranda, Dinho Parreira, Paraná, Marquinhos, João Paulo, Juliano, Cacá, Carlinhos Gino, Zé Gravatim, Carlinhos, Pedrinho, Valtinho, Luizinho, Vaguinho e Cacau.

Estes são os convidados que deverão estar presentes: Jorginho Putinatti, Márcio Rossini, Vidotti, goleiro Mario Lúcio, dentre outros. O árbitro será o experiente Marcelo Semenssato.

Para o sucesso do jogo, o presidente Deley Borborema contou com a colaboração da PPA, Temperfil, Refrigerantes São José, Oficina do Pavarini, Luiz Auto Peças, Gelimak Refrigeração, Multi-Leve e Banca do Eliseu.

No flagrante Dinho Parreira, Hamilton “Paraná” e Deley Borborema, outrora bons jogadores, hoje responsáveis pela organização do tradicional encontro. Veja também uma foto do ano passado: João Luiz (meio campista), árbitro Marcelo e Pilão (zagueiro).

TÚLIO CALEGARO: Sempre inovando, neste ano a Comissão Organizadora resolveu homenagear Antonio Tertuliano Calegaro, que jogou no Garça, nos anos 70. Nas camisas dos jogadores foi estampada uma foto do ex-atleta do “Azulão”.

O Túlio Calegaro jogava de lateral direito, era versátil, já com bom potencial de apoio ao ataque, algo raro em sua época. Foi um verdadeiro esportista. Além do Garça, jogou futebol de salão, disputou campeonatos amadores e chegou até ser presidente da CCE/Comissão Central de Esportes (hoje SEJEL). Ajudou no desenvolvimento no futebol suíço, tendo como seu braço direito, Galdino de Almeida Barros.

Sem falar que montou a Escolinha de Futebol Juventinho, com o objetivo de ensinar a garotada jogar bola. Uma enorme geração passou com ele, hoje adultos, são cidadão do bem. Com certeza aprenderam com o lema da escola Juventinho: “Bom de bola, bom na escola”. No flagrante, Túlio Calegaro (à esquerda) e o ex-goleiro Luizinho Andrade, que também jogaram junto no ótimo time do Frigus.

No ano de 2014 recebeu justamente o título de Cidadão Benemérito, propositura do então vereador Zelito.

Túlio Calegaro faleceu no dia 9 de novembro de 2015, aos 62 anos, deixando um legado que jamais será esquecido.